Boas,
Eu trabalho numa empresa de construção, o prédio que estamos atualmente a acabar tem garagens fechadas e por isso tem quadro individual com alimentadas com um cabo 3*4mm, o que é suficiente para um carro eletrifico.
A duvida agora é que o prédio que vamos iniciar a construção agora terá apenas lugares de parqueamento, pretendemos também neste prédio deixar preparado para o carregamento de carros elétricos, já falamos por alto com o eletricista que nos faz as instalações, mas nunca preparou nenhum prédio para esta situação.
Estamos na duvida se deixamos uma tomada normal, com um quadro como chave, ou se colocamos uma wallbox, de tenha chave para evitar que o vizinho se "engane" na tomada para carregar o carro dele.
Pela vossa experiência, qual acham ser a solução mais viável/pratica, para o carregamento em garagens comuns?
Obrigado pelas dicas antecipadamente.

Carregamento de Carros electricos em prédio novo
-
- Mensagens: 335
- Registado: 13 fev 2017, 20:37
- Data de fabrico: 01 fev 2016
- Capacidade bateria: 30 KW
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1290
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
- Localização: Pelo Concelho Mafra
Re: Carregamento de Carros electricos em prédio novo
Desde já, parabéns pela preocupação em criar esta facilidade aos futuros proprietários, será de certeza uma mais valia para os futuros proprietários do prédio mesmo que muitos hoje pensem que não seja necessário!
A meu ver, quem constroi deve deixar preparado para que depois o condomínio decida o que fazer.
Numa construção nova e para deixar preparado, tem duas opções:
- deixar uma tomada CEE trifásica de 32A ligada diretamente ao quadro do prédio e onde futuramente o condomínio podia substituir por uma wallbox ou não (posto de carga de acesso único e partilhado por todos e implica a existência de um lugar de parqueamento apenas para carga)
- ou, em cada box/parqueamento/arrecadação individual, ter uma tomada CEE de 32A (cabos de 6mm^2) com ligação direta ao quadro de cada proprietário e depois, cada proprietário podia substituir por uma wallbox ou não (posto de carga de acesso único e exclusivo de cada um)
Prefiro a segunda opção porque assim, cada um faz o que quer e não tem de prestar contas a terceiros.
Em prédios já construídos se a segunda opção não for viável, há sempre a primeira (mesmo não podendo ser trifásica).
A meu ver, quem constroi deve deixar preparado para que depois o condomínio decida o que fazer.
Numa construção nova e para deixar preparado, tem duas opções:
- deixar uma tomada CEE trifásica de 32A ligada diretamente ao quadro do prédio e onde futuramente o condomínio podia substituir por uma wallbox ou não (posto de carga de acesso único e partilhado por todos e implica a existência de um lugar de parqueamento apenas para carga)
- ou, em cada box/parqueamento/arrecadação individual, ter uma tomada CEE de 32A (cabos de 6mm^2) com ligação direta ao quadro de cada proprietário e depois, cada proprietário podia substituir por uma wallbox ou não (posto de carga de acesso único e exclusivo de cada um)
Prefiro a segunda opção porque assim, cada um faz o que quer e não tem de prestar contas a terceiros.
Em prédios já construídos se a segunda opção não for viável, há sempre a primeira (mesmo não podendo ser trifásica).
- t3lmo
- Mensagens: 865
- Registado: 04 ago 2012, 13:29
- Data de fabrico: 31 out 2014
- Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
- Localização: Sintra
Re: Carregamento de Carros electricos em prédio novo
Atenção que já existe legislação em vigor para esse tipo de instalações e será da responsabilidade de quem fez/assinou o projeto elétrico da construção.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3084
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: Carregamento de Carros electricos em prédio novo
Penso que até já há um decreto de obrigatoriedade de instalação de tomadas para carga de EV's nas novas construções em prédios de vários inquilinos.t3lmo Escreveu:Atenção que já existe legislação em vigor para esse tipo de instalações e será da responsabilidade de quem fez/assinou o projeto elétrico da construção.

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
-
- Mensagens: 335
- Registado: 13 fev 2017, 20:37
- Data de fabrico: 01 fev 2016
- Capacidade bateria: 30 KW
Re: Carregamento de Carros electricos em prédio novo
Obrigado pelas respostas.
mafgod iremos sempre optar pela segunda opção, cada um com a sua tomada.
t3lmo, Sim existe legislação já a alguns anos, mas os projetos não refletem essa realidade, a Certiel ao aprovar não liga a essa legislação, e faz(fazia) vistorias onde não ligava a esse pormenor.
Em relação a deixar uma tomada de 32A, é complicado, pois os apartamentos são preparados para 32A, com placa de indução, ar condicionado, e apoio ao sistema solar através de resistência, dia só apostarmos nos 4mm^2, que dá para os 16A, para os 20A penso ser muito no limite.
A outra limitação e termos de arranjar um sistema que evite que um vizinho vá carregar o carro na tomada do outro por "distração".
mafgod iremos sempre optar pela segunda opção, cada um com a sua tomada.
t3lmo, Sim existe legislação já a alguns anos, mas os projetos não refletem essa realidade, a Certiel ao aprovar não liga a essa legislação, e faz(fazia) vistorias onde não ligava a esse pormenor.
Em relação a deixar uma tomada de 32A, é complicado, pois os apartamentos são preparados para 32A, com placa de indução, ar condicionado, e apoio ao sistema solar através de resistência, dia só apostarmos nos 4mm^2, que dá para os 16A, para os 20A penso ser muito no limite.
A outra limitação e termos de arranjar um sistema que evite que um vizinho vá carregar o carro na tomada do outro por "distração".
-
- Mensagens: 1169
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Re: Carregamento de Carros electricos em prédio novo
Uma WallBox com sistema de bloqueio ou com controlo de acesso não é problema nenhum, esse produto já existe.
Podes aplicar uma WB em cada lugar de estacionamento e só o dono do local, ou alguém que este autorize, consegue lá carregar.
Podes aplicar uma WB em cada lugar de estacionamento e só o dono do local, ou alguém que este autorize, consegue lá carregar.