
Carregamento caseiro em tomada CEE 32A
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Carregamento caseiro em tomada CEE 32A
Desse ponto de vista fazes bem. Eu fiz exactamente o mesmo, agora já posso carregar o ioniq a 30A
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- NunoLopes
- Mensagens: 206
- Registado: 20 mar 2018, 23:07
- Data de fabrico: 16 jan 2015
- Capacidade bateria: 56,90Ah 12 barras
- Localização: São Domingos de Rana, Cascais
Re: Carregamento caseiro em tomada CEE 32A
@BrunoAlves, é exatamente isso que eu estava a pensar, visto ter de gastar €€€, gasto logo de uma vez, e assim fico logo prevenido para o futuro.BrunoAlves Escreveu:Desse ponto de vista fazes bem. Eu fiz exactamente o mesmo, agora já posso carregar o ioniq a 30A
Se só fizer a instalação dimensionada para 16A, para o Leaf de 24kWh agora, quando tiver um Leaf que carregue a 28A, vou ter de mudar disjuntor e diferencial, e a diferença de preço entre estas duas peças não deve ser muita que faça mossa.
Sexta já cá vem o meu amigo eletricista, para marcar o sitio e irmos buscar o material, não vai ser nada de mais, bastante simples, Disjuntor, Diferencial, Contador de potencia kWh, um cabo com ficha J numa ponta, um cabo ficha Mennekes numa ponta, assim fico preparado para os dois tipos de carregamentos, e não precisa de ser regulável porque o carro só vai "puxar" o que necessita, se for 16A/28A.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Carregamento caseiro em tomada CEE 32A
Não, isso não. Não podes ligar a ficha type1 ou type2 ao disjuntor ou medidor. Precisas de um EVSE lá dentro, um controlador que combine com o carro os detalhes de carregamento. O mesmo que faz o “sabonete” no cabo da Nissan.
Quando vires o preço das fichas com cabo incluído vais ver que pra já só te interessa fazer um
Quando vires o preço das fichas com cabo incluído vais ver que pra já só te interessa fazer um

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- NunoLopes
- Mensagens: 206
- Registado: 20 mar 2018, 23:07
- Data de fabrico: 16 jan 2015
- Capacidade bateria: 56,90Ah 12 barras
- Localização: São Domingos de Rana, Cascais
Re: Carregamento caseiro em tomada CEE 32A
Então que EVSE escolher???? Eis a Questão, Open, Simple ou outro.......BrunoAlves Escreveu:Não, isso não. Não podes ligar a ficha type1 ou type2 ao disjuntor ou medidor. Precisas de um EVSE lá dentro, um controlador que combine com o carro os detalhes de carregamento. O mesmo que faz o “sabonete” no cabo da Nissan.
Quando vires o preço das fichas com cabo incluído vais ver que pra já só te interessa fazer um
Hoje foi a primeira vez que meti o carro a carregar em casa, com o EVSE da Nissan, liguei numa tomada normal visto que é 10A, e o EVSE fez o check das luzes todas, e ficou com a luz verde Ready a piscar, pouco depois acendeu a luz amarela Charge, e também a luz azul no carro, deixei tudo assim e vim para casa, passado umas horas foi ver como estava a carga, e só estava a luz verde a piscar, e o carro só tinha carregado 2% e eu apertado de tempo para ir a Lisboa lá foi ao PCR do Lidl, agora quando cheguei a casa tornei a ligar o EVSE e só a luz verde a piscar, faz o check das luzes e mais nada, nada de carregar, não tenho cargas programadas, nem nada. poderá ser algum pino da tomada J?
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Carregamento caseiro em tomada CEE 32A
Isso já não me lembro, já vai quase um ano sem o Leaf, já não sei como é o piscar das coisas do Leaf...
Tens de esperar que apareça mais alguém
Em relação ao EVSE, se for para fazeres tu e ficar dentro da caixa fechadinho sim, o ideal é um openevse ou semelhante. Se morderes um bocadinho de electrónica:
viewtopic.php?f=52&t=7109
Tens de esperar que apareça mais alguém

Em relação ao EVSE, se for para fazeres tu e ficar dentro da caixa fechadinho sim, o ideal é um openevse ou semelhante. Se morderes um bocadinho de electrónica:
viewtopic.php?f=52&t=7109
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1634
- Registado: 19 dez 2011, 03:51
- Data de fabrico: 0- 3-2015
- Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
- Localização: Lisboa
Re: Carregamento caseiro em tomada CEE 32A
Salvo erro a luz verde a piscar é porque a tomada não tem ligação à terra!
Experimenta noutra tomada mesmo que o carro não chegue lá só para confirmar se os leds piscam da mesma forma, numa tomada da cozinha por exemplo.
O leaf não costuma ser muito esquisito com as tomadas mas se não tiver terra não funciona mesmo.
Experimenta noutra tomada mesmo que o carro não chegue lá só para confirmar se os leds piscam da mesma forma, numa tomada da cozinha por exemplo.
O leaf não costuma ser muito esquisito com as tomadas mas se não tiver terra não funciona mesmo.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1634
- Registado: 19 dez 2011, 03:51
- Data de fabrico: 0- 3-2015
- Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
- Localização: Lisboa
Re: Carregamento caseiro em tomada CEE 32A
Fui ver no meu diario de bordo e era exactamente a luz verde que piscou no meu primeiro carregamento doméstico porque a extensão não tinha terra.
- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Carregamento caseiro em tomada CEE 32A
Boas,
por este dias irei começar a montar o meu sistema de 32A para carregar o meu Leaf. Já tenho os preços do material que vou comprar no local onde vivo (temos de ajudar o comercio tradicional
) excepto o contador de consumo que a loja não tem, mas consegue arranjar por encomenda
.
Tomada CEE 32A de 5 pinos 11€
Disjuntor de 32A 2.20€
Cabo de 3 condutores 6mm 2.20€/metro x 5 metros = 11€
O contador de consumo vem da China: https://www.ebay.com/itm/311888262591 parece um bocado fraco a nível de display, mas pelo preço não se pode pedir muito, é cerca de 50% mais barato dos que vi por cá.
por este dias irei começar a montar o meu sistema de 32A para carregar o meu Leaf. Já tenho os preços do material que vou comprar no local onde vivo (temos de ajudar o comercio tradicional


Tomada CEE 32A de 5 pinos 11€
Disjuntor de 32A 2.20€
Cabo de 3 condutores 6mm 2.20€/metro x 5 metros = 11€
O contador de consumo vem da China: https://www.ebay.com/itm/311888262591 parece um bocado fraco a nível de display, mas pelo preço não se pode pedir muito, é cerca de 50% mais barato dos que vi por cá.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- NunoLopes
- Mensagens: 206
- Registado: 20 mar 2018, 23:07
- Data de fabrico: 16 jan 2015
- Capacidade bateria: 56,90Ah 12 barras
- Localização: São Domingos de Rana, Cascais
Re: Carregamento caseiro em tomada CEE 32A
@satanamos, vou ver isso por acaso esta tomada è do quintal, era para ligar coisas do quintal, nem me lembro se tem terra, tenho de ligar noutra aqui de casa.santanamos Escreveu:Fui ver no meu diario de bordo e era exactamente a luz verde que piscou no meu primeiro carregamento doméstico porque a extensão não tinha terra.
- NunoLopes
- Mensagens: 206
- Registado: 20 mar 2018, 23:07
- Data de fabrico: 16 jan 2015
- Capacidade bateria: 56,90Ah 12 barras
- Localização: São Domingos de Rana, Cascais
Re: Carregamento caseiro em tomada CEE 32A
@Nonnus, vê o que o @BrunoAlves escreveu, tem de se ter um EVSE fora, ou dentro da caixa da puxada.