Novo separador
- NunoLopes
- Registado: 20 mar 2018, 23:07
- Data de fabrico: 16 jan 2015
- Capacidade bateria: 56,90Ah 12 barras
Novo separador
Gostava de propor a criação de um novo separador para Itinerários, separado por região Norte, Centro, Sul, onde se pode-se perguntar qual o melhor trajeto de A -> B, e postos de carregamento nesse caminho, velocidade adequada, etc..., eg. eu quero ir ao Badoca Park, estive a fazer contas, e vejo que é á conta, talvez alguém já lá tenha ido, e pode partilhar o caminho, onde carregou, a % de carga que chegou lá, a velocidade, etc...
O mesmo para viagens ao Algarve, ou ao Gerês, ou a Foz Côa.
O mesmo para viagens ao Algarve, ou ao Gerês, ou a Foz Côa.
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Re: Novo separador
Parece-me uma maneira interessante de agrupar os itenerários. A proposta de agrupar por região seria como? Por destino ou por origem? Por exemplo para ir ao Algarve é completamene diferente partir de Setúbal ou de Viana do Castelo. Gostava de ver mais opiniões sobre o assunto.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- NunoLopes
@mjr, eu acho que o destino deve ser o mais consensual, eg. Viana do Castelo -> Albufeira, aqui este itinerário dá mesmo para quem vá de Lisboa, Leiria, Porto Setubal, para Albufeira, outro eg. Lisboa -> Vila do Bispo, o destino fica na mesma região, mas o caminho e postos são bastantes diferentes, e até Alcácer ou Aljustrel, existe os PCR, agora o resto do caminho é o mais difícil.
Lisboa -> Foz Côa, destino Norte, qual o melhor caminho, onde carregar.
Até quam faz viagens pode ajudar e meter os itinerário que fez e onde carregou, as %'s de bateria que gastou, velocidade, tipo de veiculo e capacidade.
E é um bom sitio para se perguntar coisas para essas viagens, como onde comer, dormir, etc....
Lisboa -> Foz Côa, destino Norte, qual o melhor caminho, onde carregar.
Até quam faz viagens pode ajudar e meter os itinerário que fez e onde carregou, as %'s de bateria que gastou, velocidade, tipo de veiculo e capacidade.
E é um bom sitio para se perguntar coisas para essas viagens, como onde comer, dormir, etc....
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Eu gosta da ideia, mas sugeria para já não sub-dividir. O fórum já tem muitos sub-quadros e, numa altura em que os tópicos serão ainda poucos, não fará grande sentido andar a navegar por "n" sub-quadros.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- NunoLopes
@BrunoAlves, eu só sugeri a subdivisão em 3 partes, para melhor se encontrar o itenerário, se eu quiser algo para o Sul, vou ao "quadro" do Sul, se tiver tudo misturado, é mais dificil, mas agora de principio, talvez não faça muito sentido, mas de futuro pode poupar tempo em estar a passar os tópicos para as categorias certas.BrunoAlves Escreveu:Eu gosta da ideia, mas sugeria para já não sub-dividir. O fórum já tem muitos sub-quadros e, numa altura em que os tópicos serão ainda poucos, não fará grande sentido andar a navegar por "n" sub-quadros.
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
Tambem me parece boa ideia não dividir.
A dividir parece-me fazer mais sentido dividir por local de partida, e não de destino.
A dividir parece-me fazer mais sentido dividir por local de partida, e não de destino.
Também acho boa ideia não dividir.
Mas se for para dividir deverá ser por local de destino. É importante saber se há pontos de carregamento funcionais na zona de chegada. Na zona de onde partimos já sabemos...
Mas se for para dividir deverá ser por local de destino. É importante saber se há pontos de carregamento funcionais na zona de chegada. Na zona de onde partimos já sabemos...
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
O raciocínio que utilizei foi o seguinte: sou de Lisboa, vou ao separador de Lisboa e vejo os destinos que outras pessoas já fizeram. Posso estar à procura de um destino, não encontrar e acabar por optar por outro que alguém já tenha feito.
O raciocínio contrário também é válido: vou ao separador do Badoca ver se já alguém lá foi a partir de Lisboa. Mas para encontrar outro destino tenho de entrar em todos a ver se alguém já lá foi a partir de Lisboa.
O raciocínio contrário também é válido: vou ao separador do Badoca ver se já alguém lá foi a partir de Lisboa. Mas para encontrar outro destino tenho de entrar em todos a ver se alguém já lá foi a partir de Lisboa.
- NunoLopes
@pemifer, os separadores se vierem a existir deviam ser Norte, Centro e Sul, se eu quisesse ir ao Badoca, iria ao separador Destinos Sul, e veria o mais perto ou criava um com o titulo, Lisboa -> Badoca Park, se for criado no titulo o local de partida e de chegada será mais fácil de identificar.
Neste mesmo exemplo quem vier de Viana do Castelo e queira ir ao Badoca, só tem de ir ao titulo Lisboa-> Badoca Park e ver o itinerário, velocidade, e onde carreguei, isto porque até Lisboa existe maneira de chegar.
No caso de ir a Fôz Côa eu ia ver um caminho e fazia no separador Norte, Lisboa-> Fôz Côa, e ai exponha o meu itinerário, postos de carregamento e velocidade, e ia perguntar opiniões a alguém que mora-se no trajeto ou a alguém que já tivesse ido para esses lados.
Pode ser usado o separador Norte para uma viagem Porto->Fôz Côa, etc..
Neste mesmo exemplo quem vier de Viana do Castelo e queira ir ao Badoca, só tem de ir ao titulo Lisboa-> Badoca Park e ver o itinerário, velocidade, e onde carreguei, isto porque até Lisboa existe maneira de chegar.
No caso de ir a Fôz Côa eu ia ver um caminho e fazia no separador Norte, Lisboa-> Fôz Côa, e ai exponha o meu itinerário, postos de carregamento e velocidade, e ia perguntar opiniões a alguém que mora-se no trajeto ou a alguém que já tivesse ido para esses lados.
Pode ser usado o separador Norte para uma viagem Porto->Fôz Côa, etc..
- Apr
- Proprietário Leaf
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Acho que o assunto é muito interessante mas converter a ideia em topicos de um forum e manter a coisa organizada vai ser tarefa muito dificil.
Eu tinha já pensado neste assunto há uns tempos consegui montar o sistema de captura de dados mas não sou capaz de construir o agregador.
O que tenho é isto:
Uma viagem Coimbra Lousã com dados a cada 5 segundos:

O que faltava era uma cena tipo "strava" onde desse para pesquisar num mapa viagens já efetuadas e quem sabe analisar "troços" comuns a viagens que queremos fazer. Eu sei que é muito ambicioso mas era muito porreiro poder analisar dados de viagens reais diretamente num mapa que desse todos os dados relevantes. E ainda imaginei poder fazer uma viagem e correr em simultâneo no telemovel uma viagem ja efetuada para podermos medir o desvio de consumo entre as 2.
Se alguém quiser tentar contruir algo deste género alinho, apesar de não fazer ideia sequer de como começar.
Eu tinha já pensado neste assunto há uns tempos consegui montar o sistema de captura de dados mas não sou capaz de construir o agregador.
O que tenho é isto:
Uma viagem Coimbra Lousã com dados a cada 5 segundos:
O que faltava era uma cena tipo "strava" onde desse para pesquisar num mapa viagens já efetuadas e quem sabe analisar "troços" comuns a viagens que queremos fazer. Eu sei que é muito ambicioso mas era muito porreiro poder analisar dados de viagens reais diretamente num mapa que desse todos os dados relevantes. E ainda imaginei poder fazer uma viagem e correr em simultâneo no telemovel uma viagem ja efetuada para podermos medir o desvio de consumo entre as 2.
Se alguém quiser tentar contruir algo deste género alinho, apesar de não fazer ideia sequer de como começar.