Neste momento o meu cenário consiste apenas nos seguintes componentes:
- 1 EVSE OpenEVSE - O OpenEVSE está disponivel para comprar na Europa ou quem quiser umas copias baratas que fiz e que estou a usar atualmente para desenvolver, estão nos classificados.
- 1 eNode (C/ direção de corrente se houver paineis solares) com firmware especial - este medidor é praticamente de graça para quem quiser fazer (https://github.com/apreb/eNode). A versão de firmware especial do eNode é gratuita para todos os users registados do fórum e que participem na divulgação destes medidores com questões, criticas, dúvidas, problemas e sugestões.
- 1 adaptador WiFi para o OpenEVSE - Este adaptador é basicamente um ESP8266 que dá acesso remoto ao EVSE e permite comunicar com as medições de energia do eNode. Opcionalmente permite ligar um botão e um LED RGB para construir um EVSE portátil e permite ligar um medidor de energia dedicado (um PZEM) para recolher estatisticas e permtir temporizar cargas com base em varias grandezas.
Este último item está dependente de mim, mas vai estar disponivel para os DYI'ers muito brevemente!
Agora queria mostrar-vos a capacidade de ajuste em tempo real da energia de carga que fiz numa instalação fotovoltaica a que tenho acesso: Para quem não conhece os gráficos seguintes são retirados do Emoncms onde se pode ver a amarelo a produção solar do local e a azul o consumo da instalação. Os consumos da casa podem ser vistos parcialmente quando o veiculo não está à carga e assim que o VE começa a carregar, o EVSE tenta ajustar a potenca de forma a que apenas use energia solar.
O pico marcado como slow start deriva do atraso que o carro provoca desde que se inicia a carga. No meu Leaf observo um atraso de até 40 segundos. Ou seja, dou a ordem de carga e o EVSE é programado automaticamente para os 6A, ao receber as medições do consumo verifico que tenho que compensar X amperes para nao injetar e o EVSE reporta 6+X ao carro. Como o carro não esta a carregar ainda, ao receber mais uma medição de energia, as contas revelam que é preciso compensar com mais Y amperes, logo o EVSE vai reportar 6+X+Y e assim sucessivamente. Em muito menos de 40 segundos tenho o EVSE no maximo e o carro a arrancar a carga a toda a velocidade. Este comportamento está corrigido, pelo menos para o Leaf.
Se se alterarem os amperes manualmente o algoritmo reconverge em duas iterações como se pode observar no pico do lado direito.
Outro problema foi a necessidade de fazer um ajuste fino quando a diferença de energia é muito baixa para o EVSE não estar constantemente a saltar entre consumo e injeção. Acho o resultado bastante satisfatório, e não compromete em dias com produções menos estáveis, como se pode ver na imagem seguinte:
Em termos de desperdicio, no pior cenário apresentado, 97% de toda a energia solar produzida vai efetivamente para o carro e casa! Se fizer zoom ao periodo de carga neste último exemplo (tirando a parte final da carga) observa-se um desperdicio de 3% de energia injetada para a rede.
Em termos de consumos adicionais, a energia consumida da rede também é residual e varia entre 1% e 3% nos exemplos dados. Quanto maior o parque fotovoltaico instalado mais facil é para o algoritmo ajustar-se à prdução a importar o minimo de energia da rede!
À medida que for testando os variados componentes de ajuste automatico vou reportando aqui. A seguir reportarei o comportamento no limite das potencias contratadas, onde o EVSE se ajusta automaticamente para carregar o mais rapidamente possivel sem disparar a proteção de limite de potência do operador de energia.