- sou curioso, percebo qualquer coisa de electrónica e electricidade, queria ser eu a fazer o que fosse possível.
- queria poupar dinheiro, os EVSE no mercado são um assalto ridículo.
- tendo a hipótese de vir a interagir com o medidor de energia feito pelo Apr (que já tenho) para poder maximizar a potência de carga com o consumo da casa, era ouro sobre azul.
O "coração" do EVSE é uma das placas feitas pelo Apr que estão aqui à venda.

(aquela fonte azul - 12V e 5V - acabou por ser substituída)
Todo o restante material foi comprado por mim, maioritariamente em https://www.chlengenharia.pt porque os preços são fixes e sobretudo porque é possível comprar cabo ao metro. Penei à séria para conseguir comprar cabo ao metro.
A tomada mennekes foi comprada usada e tinha uns centímetros de cabo. Como não era possível recravar os pinos nem consegui encontrar cabo próprio (3x6mm2 + 2x0,5mm2) a preços decentes, acabei por soldar o cabo existente a um 5G6. 2 ferros e soldar e 4 mãos e ficou impecável. Confirmei inicialmente a impedância e mais tarde a temperatura do cabo à potência máxima do carro e ficou 5*

Enquanto a placa não chegava fui fazendo as ligações que pude, fiz chicotes para poder ligar o EVSE a qualquer tipo de tomada. Alguns têm alguma probabilidade de nunca vir a ser usados, mas estão feitos. Basta que me safem uma vez para já ter valido a pena

Primeiras ligações dentro da caixa

Mesa de trabalho

Antes de ligar ao carro, quis testar o funcionamento cá fora. De acordo com as instruções de teste do OpenEVSE, bastam umas resistências para simular os estados de carregamento. Não tinha as resistências usei potenciómetros, não tinha interruptores e tinha tempo (estava à espera que chegasse o LCD), fiz um "sistema" de testes com arduino e uns relés.

O LCD entretanto chegou e testei o EVSE sem ligar ao carro. E ainda bem, detectei um problema num componente que teve de ser trocado (não estragaria nada no carro, só não ia trabalhar, o contactor não atracava).

Entretanto tinha movido a "mesa de trabalho" para a mesa da sala e cheguei a temer pelo casamento


Finalmente chegou a hora de testar o EVSE no carro. Funcionou impecavelmente

O teste final foi feito a carregar a 26A (para deixar a casa a funcionar) durante 2h e usei uma câmara termográfica para verificar a temperatura dos componentes. Tudo passou com distinção, menos a fonte:

A fonte de 12V aquecia demasiado, praticamente a 50º minutos depois de ser ligada e não depende de estar ou não a carregar. Decidi com o Apr trocar a fonte por uma de maior potẽncia. Como é um bocado maior, já não fica agarrada à placa, mas sim ao lado desta. Soldei uns fios com comprimento suficiente para poder "jogar" com a posição dentro da caixa.

E ficou assim

Neste momento já está funcional

