O meu openevse
- NunoLopes
- Registado: 20 mar 2018, 23:07
- Data de fabrico: 16 jan 2015
- Capacidade bateria: 56,90Ah 12 barras
Re: O meu openevse
Sim, esqueci-me de dizer isso, os pinos de 3.3VDC são In e Out.
- Apr
- Proprietário Leaf
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Está a ficar muito porreiro Bruno, as fotos não mostram o trabalho que estas coisas dão. Em relação as fontes ê uma chatice, 12v para o piloto e relé, 5v para o atmega e 3v3 para o esp8266. O desafio é ter tudo, estável e a dissipar o.minimo de calor. Numa wallbox grande não há tema mas fechar tudo numa caixa o calor acaba por acumular.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Muito bom!
Parabéns.
Parabéns.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
=> Aquecimento central a Pelets
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
E eis que chega ao fim (será que chega mesmo?
) a odisseia de construir o meu openevse.
Tivemos várias peripécias pelo caminho (inclusivamente queimar um esp porque - nabo - troquei a polaridade da alimentação), mas aprendi bastantes coisas a fazer isto. Boa parte delas vão continuar a ter aplicação noutras ideias que tenho cá para casa.
Também fiz muitas asneiras
Mas valeu a pena.
Muito importante, libertei finalmente a mesa da sala e recuperámos a esperança no futuro do casamento
Com a necessidade de alimentar o ESP, um LED e um botão (que depois se decidiu não instalar), as ligações dos 5V começaram a ficar demasiado confusas e decidi fazer um "barramento" para ligar os 5V com ligadores rápidos em vez de soldar tudo ao molho. Ajudou bastante nas várias iterações que se seguiram

Parece um aranhiço

Parece que o regulador 3V3 do Wemos não gosta de 5V ao contrário na alimentação

Conforme os testes avançavam começava a ser quase penoso soldar e dessoldar fio após fio, por isso dessoldei a maioria dos fios para colocar ligadores rápidos e, depois de tudo testado (a maioria das vezes
) coloquei manga termo-retráctil para manter agrupados os fios que podiam ser agrupados. Isto reduziu muito a confusão dentro da caixa e agora gostaria de o ter feito desde o início...

Cá está o EVSE a funcionar já na minha rede, a comunicar com o meu medidor e (se necessário) a ajustar a potência de carga com a "folga" da casa.

E termina assim. Por dentro (a caixa não sendo pequena ficou com espaço, nada atravancado) e por fora:

Por estes dias, também, o meu colega conseguiu finalmente terminar o suporte numa impressora 3D. Já está tudo ao serviço.

A cor é um bocado berrante, mas é o que ele lá tinha. Só por curiosidade, a impressora demorou 20 horas a imprimir este suporte
O próximo projecto também já está definido. A ver...

Tivemos várias peripécias pelo caminho (inclusivamente queimar um esp porque - nabo - troquei a polaridade da alimentação), mas aprendi bastantes coisas a fazer isto. Boa parte delas vão continuar a ter aplicação noutras ideias que tenho cá para casa.
Também fiz muitas asneiras

Muito importante, libertei finalmente a mesa da sala e recuperámos a esperança no futuro do casamento

Com a necessidade de alimentar o ESP, um LED e um botão (que depois se decidiu não instalar), as ligações dos 5V começaram a ficar demasiado confusas e decidi fazer um "barramento" para ligar os 5V com ligadores rápidos em vez de soldar tudo ao molho. Ajudou bastante nas várias iterações que se seguiram

Parece um aranhiço

Parece que o regulador 3V3 do Wemos não gosta de 5V ao contrário na alimentação

Conforme os testes avançavam começava a ser quase penoso soldar e dessoldar fio após fio, por isso dessoldei a maioria dos fios para colocar ligadores rápidos e, depois de tudo testado (a maioria das vezes

Cá está o EVSE a funcionar já na minha rede, a comunicar com o meu medidor e (se necessário) a ajustar a potência de carga com a "folga" da casa.

E termina assim. Por dentro (a caixa não sendo pequena ficou com espaço, nada atravancado) e por fora:

Por estes dias, também, o meu colega conseguiu finalmente terminar o suporte numa impressora 3D. Já está tudo ao serviço.

A cor é um bocado berrante, mas é o que ele lá tinha. Só por curiosidade, a impressora demorou 20 horas a imprimir este suporte
O próximo projecto também já está definido. A ver...

Última edição por BrunoAlves em 11 jun 2018, 09:27, editado 2 vezes no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- Apr
- Proprietário Leaf
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
*LIKE*
Ia sugerir fixar melhor os barramentos e conetores antes de fechar definitivamente a caixa, mas tenho duvidas que a vás fechar definitivamente
Ia sugerir fixar melhor os barramentos e conetores antes de fechar definitivamente a caixa, mas tenho duvidas que a vás fechar definitivamente

Muito bom Bruno! Parabéns pelo projecto 

- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
Ora lá estáApr Escreveu: mas tenho duvidas que a vás fechar definitivamente

ObrigadoFil Escreveu:Muito bom Bruno! Parabéns pelo projecto

- migle
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
Bravo! Fantástico! Como é que eu perdi este tópico até agora?!
Vocês dão-me coragem! Sinto-me muito mais seguro, uma vez que vocês já fizeram de cobaias. 12V, 5V, 3.3V? Parece uma fonte de PC? (obviamente deve ser overkill)
Vocês dão-me coragem! Sinto-me muito mais seguro, uma vez que vocês já fizeram de cobaias. 12V, 5V, 3.3V? Parece uma fonte de PC? (obviamente deve ser overkill)
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
É overkill. Só precisas mesmo daquela fonte 12/5V. Dá para tudo e é estável 

- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
Muitos desenvolvimentos aqui, mas tem escapado.
O Raspberry pi já está a funcionar em definitivo. Optei por não instalar a imagem EmonPI (cheguei a experimentá-la e funciona perfeitamente), mas achei um desperdício ter um rpi3 B a correr só o emoncms (porque tenho poucos nós que o usem), por isso optei por uma solução 2 em 1: o rpi faz de webserver e media center (com o Kodi). Instalei à mão o LAMP, depois o emoncms (incluindo a configuração para o low write mode para poupar o SD) e finalmente VPN para lhe aceder fora de casa. O Kodi já vinha pronto a funcionar.
Resulta bem, acabei de ver um filme em HD e o emoncms não se queixou, não detectei qualquer falha.
Outra novidade é que, depois de ter o EVSE a funcionar quase 2 semanas sem qualquer problema, estava a comichar-me o corpo e tive de o voltar a desmontar
agora para lhe instalar o medidor de energia pzem. Não é que me faça falta, mas tinha-o cá e também serve para ajudar o Apr a afinar o seu excelente software

E aqui está ele a trabalhar

A temperatura negativa é porque (ainda, diz o Apr
) não tenho sensor de temperatura.
O Raspberry pi já está a funcionar em definitivo. Optei por não instalar a imagem EmonPI (cheguei a experimentá-la e funciona perfeitamente), mas achei um desperdício ter um rpi3 B a correr só o emoncms (porque tenho poucos nós que o usem), por isso optei por uma solução 2 em 1: o rpi faz de webserver e media center (com o Kodi). Instalei à mão o LAMP, depois o emoncms (incluindo a configuração para o low write mode para poupar o SD) e finalmente VPN para lhe aceder fora de casa. O Kodi já vinha pronto a funcionar.
Resulta bem, acabei de ver um filme em HD e o emoncms não se queixou, não detectei qualquer falha.
Outra novidade é que, depois de ter o EVSE a funcionar quase 2 semanas sem qualquer problema, estava a comichar-me o corpo e tive de o voltar a desmontar

E aqui está ele a trabalhar

A temperatura negativa é porque (ainda, diz o Apr

Última edição por BrunoAlves em 11 jun 2018, 09:27, editado 1 vez no total.