Não tenho por hábito fazer DBs, apesar de há muitos anos andar por fóruns ligados a automóveis, mas por serem especiais e porque ao ler os vossos me dissiparam muitas dúvidas decido partilhar também a minha experiência.

No dia 15 de abril tive a minha primeira viagem de VE, (a única vez que tinha conduzido um VE foi um Tesla S 85D) e foram logo 165 kms.
Recebidas as dicas/ indicações do Orlando sobre o Leaf e sobre onde comer leitão fiz-me ao caminho.
Primeiro "range anxiety", "e se o PCR de Leiria, não funciona, e se o de Santarém também não, e o de Aveiras..." Coisas de novato

Escusado será dizer que parei nos 3 PCRs mesmo sem precisar no primeiro mas o que me permitiu ganhar alguma confiança e afinal de contas perceber como se carrega um carro.

A viagem foi feita a 90-100 e cheguei a Odivelas (onde moro) com esta média.

No domingo não tive muito mais disponibilidade para andar com ele, a não ser pô-lo à carga e perceber se conseguia na minha garagem carregar sem stress... tudo tranquilo!
Apesar de ser para a minha namorada andar com as miúdas, andei esta semana que passou com ele para ir conhecendo melhor o carro e para dele tirar melhor partido.
Diariamente levo a minha filha mais velha ao colégio de manhã, numa viagem de sensivelmente 5 kms sempre a subir (numa altimetria que se inicia salvo erro a 120m e termina a 340m), depois de testar em D e B (sempre em ECO) isto foi o melhor que consegui.

As conclusões a que cheguei até agora é que para o meu estilo de condução não gosto de usar o B, o carro fica demasiado "preso" e parece-me que em alguns percursos que faço (estradas sem trânsito) o carro não gasta tanto em D. Só utilizo o B em situações em que os declives são muito acentuados, como a volta do colégio da minha filha, no trânsito onde as velocidades são baixas. Tenho já algum hábito em ir alternando entre D e B para não usar o travão de pé (uma espécie de e-pedal dos pobres

Em jeito de balanço, a qualidade de construção é QB, há muitos plásticos à mostra, os acabamentos não são aquilo a que estou habituado mas de qualquer modo estou satisfeito porque pelo menos para já não tem ruídos parasita (algo de que tenho tanto receio como de ficar sem bateria

Quanto a termos de tecnologia é super avançado, o GPS apesar de não ser muito bom é bastante mais rápido no processamento do que na carrinha C300h. Pena o bluetooth quando está ativado deixar o iPhone sem som, e ter que escolher sempre uma opção no telemóvel que me permite mantê-lo com os sons.
Agora 3 pequenas dúvidas que gostaria que vocês me esclarecessem:
- Defini o carregamento em casa das x horas - x horas, não dá para definir carregar até 100%?
- Na app posso ativar a climatização, mas não me permite definir os valores, isto é mesmo assim?
- É possível ver a capacidade restante da bateria em kWh? Não estou a falar de SOH mas sim da capacidade em determinada situação como temos percentagem.
Não queria tornar isto enfadonho, mas já ficou longo, espero continuar a reportar com alguma regularidade.
Obrigado.