
Perda de capacidade do i3
Re: Perda de capacidade do i3
O meu i3 vai fazer 5 anos este ano (dezembro) foi dos primeiros.
Comprei em segunda mão, importado da Alemanha com 35 mil km.
Aquele menu XPTO batt kappmax , quando o carro me foi entregue acusava, 18.6kWh.
Hoje com mais 20 mil km em cima está a acusar 16.6kWh ...
A degradação foi brutal a meu ver, e eu noto isso e bastante, a autonomia baixou bastante pois 2kW ainda é alguma coisa.
Já andei a ver vários foruns, e acho que a bateria dos i3 perde mais autonomia com a idade de com os ciclos de carregamento.
De referir que BMW i3 deixar carregar até 100% nunca carrega a bateria por completo, foi uma salvaguarda que todos os EV tem, acho eu.
Bem como fazer uma descarga até 0% a bateria nunca ficar efectivamente a 0%, é aí que entra em acção os tais 4kWh que estão escondidos nomalmente as marcas mete ultimos 5% como 0% e os 95% como os 100%. Por isso a degradação por ciclos nunca é tão grande pensamos, e penso que seja mais pela idade da química das baterias do que pelos ciclos.
Isto baseado na minha experiência, pois tenho um i3 com quase 5 anos e só tem 55mil km.
Comprei em segunda mão, importado da Alemanha com 35 mil km.
Aquele menu XPTO batt kappmax , quando o carro me foi entregue acusava, 18.6kWh.
Hoje com mais 20 mil km em cima está a acusar 16.6kWh ...
A degradação foi brutal a meu ver, e eu noto isso e bastante, a autonomia baixou bastante pois 2kW ainda é alguma coisa.
Já andei a ver vários foruns, e acho que a bateria dos i3 perde mais autonomia com a idade de com os ciclos de carregamento.
De referir que BMW i3 deixar carregar até 100% nunca carrega a bateria por completo, foi uma salvaguarda que todos os EV tem, acho eu.
Bem como fazer uma descarga até 0% a bateria nunca ficar efectivamente a 0%, é aí que entra em acção os tais 4kWh que estão escondidos nomalmente as marcas mete ultimos 5% como 0% e os 95% como os 100%. Por isso a degradação por ciclos nunca é tão grande pensamos, e penso que seja mais pela idade da química das baterias do que pelos ciclos.
Isto baseado na minha experiência, pois tenho um i3 com quase 5 anos e só tem 55mil km.
Última edição por nbairro em 18 mai 2018, 09:27, editado 1 vez no total.
Re: Perda de capacidade do i3
Onde está kW, será kWh, certo?
Re: Perda de capacidade do i3
Corrigido, obrigado.RaaR Escreveu:Onde está kW, será kWh, certo?
- mjr
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Re: Perda de capacidade do i3
Penso que novo ele mostra uns 19kW.h, certo? Para 5 anos não está mal são menos de 15% de degradação.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Perda de capacidade do i3
Visto dessa maneira até é bastante bom...mas se nesses 5 anos só fizeres 60mil km já não é assim tão animador.mjr Escreveu:Penso que novo ele mostra uns 19kW.h, certo? Para 5 anos não está mal são menos de 15% de degradação.
De qualquer maneira continuo satisfeito com ele, ando todos os dias e com as noticias semanais do gasoleo a aumentar fico ainda mais feliz de o ter comprado.
Rezo que para daqui a 2 anos se consiga encontrar baterias a preços ditos razoáveis para efectuar a troca.
Entretanto é ir juntando dinheiro para comprar um Eléctrico que meta a carrinha fumarola lá de casa na reforma.
Re: Perda de capacidade do i3
Tenho ideia de já ter visto 19,8kWh. Basicamente a degradação de um i3 é idêntica a um leaf mk2, com a vantagem de ter arrefecimento o que permite fazer mais cr's.mjr Escreveu:Penso que novo ele mostra uns 19kW.h, certo? Para 5 anos não está mal são menos de 15% de degradação.
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Re: Perda de capacidade do i3
Sim, parece ser esse o caso.
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Re: Perda de capacidade do i3
Bem... Bateria do meu i3 deu o berro ontem...
Estou com o carro morto na garagem.
Deu erro de propulsor e dps deu erro da bateria de 12v e dps disso morreu... Não responde...
Fora da garantia... Estou lixado
Estou com o carro morto na garagem.
Deu erro de propulsor e dps deu erro da bateria de 12v e dps disso morreu... Não responde...
Fora da garantia... Estou lixado
Re: Perda de capacidade do i3
90% dos problemas dos ve são derivados da bateria de 12v, tente carregá-la com cabos com outro carro ou compre um booster, geralmente resolve. Quando a bateria de 12v não está boa, os ve dão erro de tudo e mais alguma coisa. Em alguns casos (quando a bateria de 12v não está muito em baixo), ligando o carro à corrente faz carregar a bateria de 12v e resolve todos os problemas.
Re: Perda de capacidade do i3
Fóruns online todos desaconselham carregar a bateria de 12v.
Trocar tb pode dar problemas, qnd ligo à corrente o evse fica verde mas o carro nem responde.
Com medidor de consumo vejo que está a consumir 30watts não sei se está a carregar a bateria de 12v mas já está assim a 4horas.
Trocar tb pode dar problemas, qnd ligo à corrente o evse fica verde mas o carro nem responde.
Com medidor de consumo vejo que está a consumir 30watts não sei se está a carregar a bateria de 12v mas já está assim a 4horas.