Tive uma eólica mas não a montei, entretanto vendi-a.NunoLopes Escreveu:@Filipe, encontrei, foi o @mafgod, mas postou no fórum NovaEnergia, aqui https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11272334.

EVSE inteligente
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1290
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
- Localização: Pelo Concelho Mafra
Re: EVSE inteligente
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: EVSE inteligente
Desta vez vou testar os temporizadores avançados do EVSE, pretendo ter o carro a 80% às 07h da manhã de amanhã.
Preciso de saber o SOC real do carro:

E depois configuro os campos que preciso:

Ainda nunca fiz esta experiencia, por isso não faço ideia se vai correr bem ou se vou andar logo rabugento pela manhã
Preciso de saber o SOC real do carro:
E depois configuro os campos que preciso:
Ainda nunca fiz esta experiencia, por isso não faço ideia se vai correr bem ou se vou andar logo rabugento pela manhã

Última edição por Apr em 28 jun 2018, 18:55, editado 1 vez no total.
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: EVSE inteligente
Resultado:
Começou sozinho a meio da noite e acabou as 07h em ponto!

mas, carregou um pouco mais do que o esperado, porque a minha beteria é mais curta do que eu pensava

Mas já é um começo...
Começou sozinho a meio da noite e acabou as 07h em ponto!
mas, carregou um pouco mais do que o esperado, porque a minha beteria é mais curta do que eu pensava
Mas já é um começo...
Última edição por Apr em 28 jun 2018, 18:55, editado 1 vez no total.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: EVSE inteligente
Vou carregar ao maximo e extrair os kWh reportados pelo leaf spy e tentar de novo. Como tenho ainda algumas variáveis a considerar para fazer os calculos gostava de garantir que o algoritmo é linear para poder ser compensado a qualquer momento pelo utilizador.
Uma coisa que não é compativel com esta função são os modos automáticos do EVSE. Terá que carregar a uma determinada potencia que tem que ser definida em avanço quando se programa este tipo de temporização. Isto é, nunca se poderá por exemplo pedir que carregue só eletroes solares e que a determinada hora o carro tenha 70% de SOC. Bem até dá para configurar isso mas o resultado vai ser incerto.
Uma coisa que não é compativel com esta função são os modos automáticos do EVSE. Terá que carregar a uma determinada potencia que tem que ser definida em avanço quando se programa este tipo de temporização. Isto é, nunca se poderá por exemplo pedir que carregue só eletroes solares e que a determinada hora o carro tenha 70% de SOC. Bem até dá para configurar isso mas o resultado vai ser incerto.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: EVSE inteligente
Desculpem lá nunca ter partilhado isso.
Embora com outra aparência e operacionalidade, já existia essa funcionalidade na 1.ª versão (que eu ainda tenho e continuo a usar) e funciona muito bem.
Uso praticamente todos os dias a funcionalidade de carregar 80% com fim à hora de saír de casa.
Os ligeiríssimos desvios devem-se às falhas de cálculo do SOC por parte do carro, mas isso é completamente irrelevante.
Estive a pensar que a carregar em casa ligado ao wifi, poderia ter o LeafSpy a enviar os dados para um servidor de modo a poderem ser consultados pelo EVSE ou pelo Node-Red e aí era certinho direitinho.
Achas isso possível/viável Apr?
Embora com outra aparência e operacionalidade, já existia essa funcionalidade na 1.ª versão (que eu ainda tenho e continuo a usar) e funciona muito bem.
Uso praticamente todos os dias a funcionalidade de carregar 80% com fim à hora de saír de casa.
Os ligeiríssimos desvios devem-se às falhas de cálculo do SOC por parte do carro, mas isso é completamente irrelevante.
Estive a pensar que a carregar em casa ligado ao wifi, poderia ter o LeafSpy a enviar os dados para um servidor de modo a poderem ser consultados pelo EVSE ou pelo Node-Red e aí era certinho direitinho.
Achas isso possível/viável Apr?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: EVSE inteligente
VETL Escreveu:Desculpem lá nunca ter partilhado isso.
Embora com outra aparência e operacionalidade, já existia essa funcionalidade na 1.ª versão (que eu ainda tenho e continuo a usar) e funciona muito bem.
Uso praticamente todos os dias a funcionalidade de carregar 80% com fim à hora de saír de casa.
Os ligeiríssimos desvios devem-se às falhas de cálculo do SOC por parte do carro, mas isso é completamente irrelevante.
Estive a pensar que a carregar em casa ligado ao wifi, poderia ter o LeafSpy a enviar os dados para um servidor de modo a poderem ser consultados pelo EVSE ou pelo Node-Red e aí era certinho direitinho.
Achas isso possível/viável Apr?
Sim o que estou a fazer é tentar substituir a tua folha de calculo em excel e meter tudo dentro do EVSE. Para já estás mais à frente do que eu, ainda agora tentei carregar 20% da bateria, já com algumas correções e ajustes do tamanho da bateria e segundo o leaf spy carregou 25%. Tenho que fazer ainda mais algumas iterações até ter isto afinado.
Isso do leaf spy também já está alinhavado, no entanto com o carro desligado o SOC também é mal estimado pela APP e desenvolve um erro significativo. O carro teria que estar ligado em ACC e isso é impossivel, pelo menos para mim.
Como derivas os tempos de carga com o de 30kWh, continuas a fazer contas com GIDs?
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: EVSE inteligente
Sim, sempre trabalhei com GID's. Não sendo perfeito, é a medida mais fiável a que temos acesso via LeafSpy.Apr Escreveu:...
Isso do leaf spy também já está alinhavado, no entanto com o carro desligado o SOC também é mal estimado pela APP e desenvolve um erro significativo. O carro teria que estar ligado em ACC e isso é impossivel, pelo menos para mim.
Como derivas os tempos de carga com o de 30kWh, continuas a fazer contas com GIDs?
Também já comprovei que a informação dos GID's é atualizada no registo de dados com o carro desligado em carregamento ao contrário do SOC.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: EVSE inteligente
Os GIDS são reportados pelo LSpro por isso dá perfeitamente para controlar uma carga com base nisso. Continuo com duvidas se não será demasiado complexo só para ter um pouco mais de precisão
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: EVSE inteligente
E, sobretudo, só dá para um carro.
Na minha opinião devia basear-se na % do painel, não em qualquer programa. Só assim poderá ser "universal", claro sabendo que vai ser aproximado.
Na minha opinião devia basear-se na % do painel, não em qualquer programa. Só assim poderá ser "universal", claro sabendo que vai ser aproximado.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
