Boas,
Isto é um tema muito complexo, ainda assim vou-te falar da minha experiência em fóruns.
A segurança e partilha de dados na internet é muito relativa, por exemplo, imagina um administrador serio que faz tudo para no seu site haver pouca divulgação dos dados dos seus users, e tu fazes parte desse fórum/site, mas também fazes parte de outra comunidade onde não existe essa preocupação, então deitas tudo a perder. De um lado foste "protegido" (isto é mesmo muito relativo) e noutro tu próprio deste-te a conhecer.
Exemplo prático do que eu acabei de escrever. Este fórum esta num servidor privado, com um domínio próprio e ambos são pagos pelo seu administrador. Um serviço pago tem um "contracto" com algumas regras de segurança e não só, regras essas que são impostas por quem fornece o serviço, como também é "obrigado" a cumprir certas regras. Uma dessas regras é a
não partilha (salvo raras excepções, mas ai já estamos entrar noutra discussão) dos dados armazenados na conta do seu cliente.
Num fórum gratuito, com domínio gratuito uma das regras deste tipo de serviço é usar os dados que estão na conta do "cliente" e vende-los a quem quer der mais.
Deviam era criar mecanismos de educação das pessoas para que não esparralhem a informação pessoal em toda a internet e para que parem de fazer testes de QI no Facebook, isso é que sim...
Nem mais. Portanto isto é tudo muito relativo e passa sempre por nós, nós é que devemos escolher onde vamos e o que devemos dar a conhecer.
Vejo muitas pessoas com este tipo de preocupação da segurança, mas depois chegam ao FB e descarregam informação como senão houvesse amanhã, parece que quando estão no FB aquilo é um mundo aparte é tudo bom e maravilhoso.
Por muito que o mjr queira manter este fórum longe desse tipo partilha de dados, existe sempre bots a recolher a tua informação e a partilha-la. É muito difícil manter a partilha de informação no nível 0. Exemplo pratico, fazes uma busca no google sobre um artigo (perfumes, hardware, livros etc) em todos os sites que entrares a seguir que tenham ads da google vais ser bombardeado com esse artigo. A tua busca devia ter ficado para ti, mas foi recolhida e vai ser partilhada constantemente.
Eu durante 10 anos fui dono e administrador de um fórum que chegou a ter 250000 utilizadores, nunca partilhei nenhuma informação das pessoas que visitavam o fórum, mas cheguei a ter propostas para facultar todos os endereços de email que tinha na base de dados. É tentador? É, se não fores sério é uma maneira muito simples de fazer dinheiro. Acredito que muitos hosts partilhem informação mesmo sabendo que não o deviam fazer.
Quando alguém me pedia para apagar a sua conta, a conta era apagada removendo toda a informação relativa a esse user, ficando os posts com o autor como Convidado. Normalmente em fóruns o user não tem a opção de apagar a sua conta.
Resumindo, a segurança antes de qualquer coisa passa por nós. Eu ao partilhar certas informações aqui neste fórum sei que me estou a por a jeito, para quem quiser saber parte minha vida. Podem saber que tenho filhos, que carros é que tenho, o local onde vivo, locais onde vou etc e tal.
Os disclamairs valem o que valem, diria que 90% das pessoas nunca os lê. É clicar e andar para frente.