
EVSE inteligente
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Re: EVSE inteligente
É verdade, no entanto os MK1 nao tem % no quadrante. Eu também preferia recolher algum indicador do carro para indicar o SOC inicial de foma a programar o EVSE para fazer a sua temporização. Por agora uso o SOC "real" que julgo que seja o mais direto e compativel com todos os carros. Se encontrarem algum mapeamento entre o SOC do quadrante e o SOC real divulguem que eu posso passar esse mapeamento para o EVSE.
- BrunoAlves
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Re: EVSE inteligente
Sim mas é um modelo. Certo que para já tem muita representatividade, mas tende a ir definhando...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

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Re: EVSE inteligente
Ajustei a capacidade da bateria para o valor que o Leaf Spy reporta e carreguei 20%:

O resultado é de 80.3% - 58,7% = 21.6%, um erro de 1.6% já á muito aceitável.
O resultado é de 80.3% - 58,7% = 21.6%, um erro de 1.6% já á muito aceitável.
Última edição por Apr em 28 jun 2018, 18:55, editado 1 vez no total.
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Re: EVSE inteligente
Das poucas amostras que recolhi dá para calcular a equação da reta de SOC real, pelo menos uma aproximação:
Se for só assim é facil de integrar, pelo menos para o leaf mk2 ficaria resolvido. Para outros EV's é uma questão de saber qual é a regra.
Código: Selecionar todos
SOCreal = 0,855 x SOC_quadrante + 12
Se for só assim é facil de integrar, pelo menos para o leaf mk2 ficaria resolvido. Para outros EV's é uma questão de saber qual é a regra.
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Re: EVSE inteligente
Gravando o quadrante e o Leaf Spy e simultaneo durante uma carga parcial do Leaf obtemos isto:
https://youtu.be/GE1HF_Eu3Ks
Registando todas as transições de % de SOC e extrapolando os dados que faltam obtem-se isto:

A reta é linear e tem a seguinte equação:
configura-se a equação da reta no EVSE, nova tentativa de carregar até 80% a partir do SOC atual do quadrante que estava em 60% e este foi o resultado:

No EVSE vou expor as variaveis da equação da reta para servir outros VE's.
Os outros EVSE tambem mudam amperes mas este é o unico no mundo onde se pode configurar a equação da reta!
https://youtu.be/GE1HF_Eu3Ks
Registando todas as transições de % de SOC e extrapolando os dados que faltam obtem-se isto:
A reta é linear e tem a seguinte equação:
Código: Selecionar todos
SOC_real = 0.834 x SOC_quadrante + 12,4
configura-se a equação da reta no EVSE, nova tentativa de carregar até 80% a partir do SOC atual do quadrante que estava em 60% e este foi o resultado:
No EVSE vou expor as variaveis da equação da reta para servir outros VE's.
Os outros EVSE tambem mudam amperes mas este é o unico no mundo onde se pode configurar a equação da reta!

Última edição por Apr em 28 jun 2018, 18:55, editado 1 vez no total.
- Filipe
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Re: EVSE inteligente
Fiche 

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- migle
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Re: EVSE inteligente
Aqui de outro VE, não entendo porque é preciso configurar. No meu, o SoC interno do BMS e o SoC do mostrador estão ambos disponíveis. Nós sabemos a equação entre os dois (partindo do princípio de que é fixa ao longo da vida do carro, isso ainda ninguém sabe).
Eu tenho pena de não estar a seguir este tópico desde início. Já não apanhei nenhum OpenEVSE já montado. É mesmo isto que eu quero.
Eu tenho pena de não estar a seguir este tópico desde início. Já não apanhei nenhum OpenEVSE já montado. É mesmo isto que eu quero.
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Re: EVSE inteligente
Houve um outro forista que também pediu 1 e já não foi a tempo, contigo são 2, se aparecerem mais 2 ou 3 posso fazer mais uma fornada deles.
Em relação ao SOC e a relação entre os valores suspeito que varia consoante a degradação reportada, mas como só agora fiz pela primeira vez teria que esperar algum tempo e repetir. Também não deve ser dificil alguma alma caridosa fazer um video de uma carga rapida completa tal como fiz o meu timelapse (filmar o quadrante do carro e o leaf spy em simultaneo) para tentar confirmar os meus dados.
Em relação a outros VE's há de certeza uma relação de adaptação linear que ajusta os limites de carga/descarga da bateria a uma escala linear dos 0% - 100% que é a que aparece no quadrante. O que duvido é que seja igual à do leaf ou entre leafs com capacidades diferentes.
Em relação ao SOC e a relação entre os valores suspeito que varia consoante a degradação reportada, mas como só agora fiz pela primeira vez teria que esperar algum tempo e repetir. Também não deve ser dificil alguma alma caridosa fazer um video de uma carga rapida completa tal como fiz o meu timelapse (filmar o quadrante do carro e o leaf spy em simultaneo) para tentar confirmar os meus dados.
Em relação a outros VE's há de certeza uma relação de adaptação linear que ajusta os limites de carga/descarga da bateria a uma escala linear dos 0% - 100% que é a que aparece no quadrante. O que duvido é que seja igual à do leaf ou entre leafs com capacidades diferentes.
- migle
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Re: EVSE inteligente
Pois... talvez... aquele integrado com 32 patas e aquelas resistências micras parece que ultrapassam um bocado a minha perícia soldativa... Ah! Mas também conheço quem o possa fazer por mim. O tipo das reparações de TVs/stereos aqui no Montijo, já uma vez lhe pedi para trocar os condensadores duma placa. Seja como for, podes contar-me entre os interessados numa nova fornada até notícia em contrário.
Quanto às rectas, ainda não sei se é fixa. Há utilizadores que pensam que eu tenho já degradação porque uso dos 1.5% aos 95% do SoC interno em vez dos esperados 5% aos 95%. (A recta está definida) Mas eu encontro posts antigos dos utilizadores mais experientes a falarem em cruzamento das rectas pelos 25-28%, como tenho agora, enquanto se fosse como pensam teriam de cruzar nos 50%. Ainda temos muito pouca informação sobre a degradação no Ioniq, mesmo com os coreanos que têm o carro já faz 2 anos.
É preciso um vídeo? Então o LS não regista um CSV? Ou ele não lê o SoC do mostrador?
Quanto às rectas, ainda não sei se é fixa. Há utilizadores que pensam que eu tenho já degradação porque uso dos 1.5% aos 95% do SoC interno em vez dos esperados 5% aos 95%. (A recta está definida) Mas eu encontro posts antigos dos utilizadores mais experientes a falarem em cruzamento das rectas pelos 25-28%, como tenho agora, enquanto se fosse como pensam teriam de cruzar nos 50%. Ainda temos muito pouca informação sobre a degradação no Ioniq, mesmo com os coreanos que têm o carro já faz 2 anos.
É preciso um vídeo? Então o LS não regista um CSV? Ou ele não lê o SoC do mostrador?
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Re: EVSE inteligente
No final do ano passado pedi ao criador do LeafSpy para adicionar o SOC do quadrante na aplicação precisamente para este efeito, no entanto ele andava demasiado ocupado com o 2.0 e não fez. Assim é preciso cruzar os 2 com um video para poder extrair as transições de SOC. Se no Ioniq os dois valores existem lado a lado então é muito mais fácil de saber qual a relação dos 2 SOC's.
Se conseguires partilha!
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