Força de creep variavel ao tirar o pé do travão a subir

Discussão sobre o que pensam que a Nissan deve saber ou considerar.
Responder
Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 05 jan 2011, 23:44
Data de Aquisicao: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Força de creep variavel ao tirar o pé do travão a subir

Mensagem por mikexilva »

Tendo em conta que é tudo electrónico, o carro devia ter um sensor de inclinação de forma a compensar a força que faz quando está em drive e tiramos o pé do travão, de forma a não descair numa subida mais inclinada.
Ou podia detectar que estava a andar para trás e automaticamente compensava com mais um pouco de força para não descair.

Isto pode ser útil quando se está a estacionar em lugares muito apertados em ruas muito inclinadas, em que temos que nos aproximar o máximo do carro de trás para ter espaço de manobra, mas depois no arranque existe uma fracção de tempo que o carro pode descair ligeiramente...
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9980
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Força de creep variavel ao tirar o pé do travão a subir

Mensagem por mjr »

Neste momento é possivel não descair ao arrancar numa subida utilizando o travão de mão. Com o creep variável seria mais simples.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 05 jan 2011, 23:44
Data de Aquisicao: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: Força de creep variavel ao tirar o pé do travão a subir

Mensagem por mikexilva »

Pois, o travão de mão do LEAF como também é eléctrico e digital, ou está travado, ou está destravado, e como demora um pouco a mudar de estado, não dá a sensibilidade de um travão de mão de alavanca que permite puxar só com um pouco de força de forma a rapidamente se destravar e rapidamente voltar a travar.

No entanto nunca testei usar o travão de mão do LEAF para estas situações, pois no caso de só temos 1 palmo de espaço para estacionar, temos que andar muitas vezes 1 palmo para a frente e 1 palmo para trás, torna-se mais complicado.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9980
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Força de creep variavel ao tirar o pé do travão a subir

Mensagem por mjr »

O travão de mão do Leaf tem a função de Auto-Hold. Numa subida com ele ativado, ao carregar no acelerador é muito fácil não descair 1mm. Já experimentei na subida da minha garagem e funciona muito bem.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 05 jan 2011, 23:44
Data de Aquisicao: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: Força de creep variavel ao tirar o pé do travão a subir

Mensagem por mikexilva »

mjr Escreveu:O travão de mão do Leaf tem a função de Auto-Hold. Numa subida com ele ativado, ao carregar no acelerador é muito fácil não descair 1mm. Já experimentei na subida da minha garagem e funciona muito bem.
Sim, percebo o que dizes, quando carregas no acelerador com o travão de mão activado ele vai liberta-lo automaticamente, mas eu fico com a sensação que enquanto ele não destrava automaticamente estou a forçar um pouco, apesar de o travão ser nas rodas de traz e a força para andar está a ser feita nas rodas da frente...

Tenho que testar melhor, mas deve ser preciso alguma sensibilidade de quanto tens que carregar no acelerador para que quando o travão de solta o carro não descai, nem sai disparado para a frente não? (tipo ponto de embraiagem) ou será que ele limita a potencia enquanto não liberta por completo o travão de mão?
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9980
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Força de creep variavel ao tirar o pé do travão a subir

Mensagem por mjr »

Não sei se limitará a potência enquanto está o travão de mão ativado. Vou testar da próxima vez. Seja como for é muito fácil de utilizar e parece realmente que ele fornece a energia necessária para o carro não descair.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Responder

Voltar para “Sugestões para a Nissan”