O custo de utilização de um VE é 55% superior ao de um CI

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O custo de utilização de um VE é 55% superior ao de um CI

Mensagem por OCasal » 19 abr 2012, 11:18

O preço de um carro eléctrico em Portugal, ao fim de oito anos, (incluindo despesas de manutenção, de seguro e incentivos governamentais), é ainda 55% mais caro quando comparado com um carro a gasolina.

Esta conclusão foi o resultado do estudo “O veículo eléctrico e os europeus” elaborado pela Cetelem, do grupo BNP Paribas, em que maioria dos europeus (presentes na amostra de 10 países e 6.000 entrevistas) acredita que só com a gasolina a 3,40 euros seria rentável comprar uma viatura 100% eléctrica.

Estas são más previsões para nós... :(

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mjr
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Re: O custo de utilização de um VE é 55% superior ao de um C

Mensagem por mjr » 19 abr 2012, 12:18

Claro que é... então se um Nissan LEAF custa 37k€ e um Dacia Sandero custa 10k€... e só fazemos 5000km/ano. É óbvio que é.
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Re: O custo de utilização de um VE é 55% superior ao de um C

Mensagem por Malm » 19 abr 2012, 12:58

Mas as coisas podem alterar-se, a gasolina pode mesmo, de um momento para o outro, passar a custar 3,5€ (basta Israel decidir por um ponto final no programa nuclear iraniano) e o preço dos carros elétricos pode baixar, que acredito seja possível através do aumento significativo da produção. Já li nalgum sítio que a Nissan pode vir a baixar o preço do Leaf para o ano, com base nesse argumento. Por outro lado, os carros elétricos que existem à venda são tudo menos carros "low cost", e acredito ser possível comercializar carros elétricos bem mais baratos, embora, claro está, com menos fiabilidade. O Twizy pode vir a marcar a viragem, porque se os Smart Fortwo têm tanto sucesso nas grandes cidades, não vejo nenhuma razão, a não ser subjetiva, para que esse pequeno Renault não venha a ser o elétrico mais vendido dentro de pouco tempo.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

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Re: O custo de utilização de um VE é 55% superior ao de um C

Mensagem por RJSC » 19 abr 2012, 13:53

Malm Escreveu:Mas as coisas podem alterar-se, a gasolina pode mesmo, de um momento para o outro, passar a custar 3,5€ (basta Israel decidir por um ponto final no programa nuclear iraniano) e o preço dos carros elétricos pode baixar, que acredito seja possível através do aumento significativo da produção. Já li nalgum sítio que a Nissan pode vir a baixar o preço do Leaf para o ano, com base nesse argumento. Por outro lado, os carros elétricos que existem à venda são tudo menos carros "low cost", e acredito ser possível comercializar carros elétricos bem mais baratos, embora, claro está, com menos fiabilidade. O Twizy pode vir a marcar a viragem, porque se os Smart Fortwo têm tanto sucesso nas grandes cidades, não vejo nenhuma razão, a não ser subjetiva, para que esse pequeno Renault não venha a ser o elétrico mais vendido dentro de pouco tempo.
Há uma diferença grande, num smart fortwo não entra chuva pela janela... :lol:
Mais uma asneira da Renault, não lhes custava muito ter posto vidros nas portas...

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Re: O custo de utilização de um VE é 55% superior ao de um C

Mensagem por OCasal » 19 abr 2012, 15:03

Outro grande problema do Twizy é o facto de não poder circular em auto-estradas.

Mas na realidade o estudo que referiu essa conclusão, acho que estava a comparar carros da mesma categoria, quanto ao luxo pelo menos!

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Re: O custo de utilização de um VE é 55% superior ao de um C

Mensagem por mjr » 19 abr 2012, 15:16

OCasal Escreveu:Outro grande problema do Twizy é o facto de não poder circular em auto-estradas.

Mas na realidade o estudo que referiu essa conclusão, acho que estava a comparar carros da mesma categoria, quanto ao luxo pelo menos!
Duvido muito..., a não ser que esteja a comparar um iMiEV com um Smart ou coisa parecida.

A única maneira de um estudo ser credível é indicar quais os modelos em que se baseou para a comparação. Esses dados estão disponíveis? Sem esses dados o estudo vale zero.

Além do mais o custo de utilização deve incluir o custo de aquisição diluído ao longo do tempo, pois como todos sabemos o custo de utilização de um VE é MUITO inferior ao de um CI.
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Re: O custo de utilização de um VE é 55% superior ao de um C

Mensagem por RJSC » 19 abr 2012, 17:39

mjr Escreveu: Além do mais o custo de utilização deve incluir o custo de aquisição diluído ao longo do tempo, pois como todos sabemos o custo de utilização de um VE é MUITO inferior ao de um CI.
De um VE que não seja Renault, porque o aluguer de bateria é quase ao quilómetro... :cry:

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Re: O custo de utilização de um VE é 55% superior ao de um C

Mensagem por jfreire » 19 abr 2012, 17:48

Touché! :)

Eu não percebo porque é que fazem estes "estudos" todos. Até parece que andamos a forçar o pessoal a comprar carros eléctricos...
mjr Escreveu:Claro que é... então se um Nissan LEAF custa 37k€ e um Dacia Sandero custa 10k€... e só fazemos 5000km/ano. É óbvio que é.

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Re: O custo de utilização de um VE é 55% superior ao de um C

Mensagem por Malm » 19 abr 2012, 18:39

Um Smart de 4 lugares novo, se isso ainda existe, deve custar uns 20.000€. Um i-MiEV custou-me 30.000€, com o subsídio do estado. A poupar 1000€ ano ao fim de 10 anos está feita a diferença. O equipamento deve ser o mesmo, mas entre conduzir um i-MiEV e um Smart, eu escolho o i-MiEV, que quem conduz um elétrico sabe do que eu estou a falar.
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Re: O custo de utilização de um VE é 55% superior ao de um C

Mensagem por mjr » 19 abr 2012, 19:28

Mas a comparação com o Smart for 4 é justa... Certamente fariam a comparação com o Fortwo apesar de não terem nada a ver, só porque o aspeto (não o tamanho) é semelhante.

E a poupança entre o iMiEV e o Smart de 1000€ é muito conservadora ;) Eu em 9 meses já poupei mais de 1500€ em relação a um Diesel equivalente.
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