O custo de utilização de um VE é 55% superior ao de um CI

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: O custo de utilização de um VE é 55% superior ao de um C

Mensagem por Malm » 19 abr 2012, 22:11

Mas eu faço, em média, apenas 50 km por dia. Se fizesse 240 km por dia (120 para chegar ao emprego, deixar o carro a carregar no trabalho, fazer novamente 120 km para voltar a casa) então poupava 5.000 euros por ano, ou seja, em 6 anos o carro estava pago. Conheço vários colegas professores que fazem esta distância 4 vezes por semana (os 240 km), de casa para a escola. O meu trabalho fica a 1 km de casa, e se não fosse ter de ir buscar o meu filho à escola, eu ia era a pé, que só me fazia bem. Mas também é preciso dizer que ao fim de seis anos, um elétrico que ande 240km por dia deve ter as baterias a precisar de substituição urgente. A compra de um elétrico não pode ser vista pela média, mas sim por cada situação em particular.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: O custo de utilização de um VE é 55% superior ao de um C

Mensagem por mjr » 19 abr 2012, 22:20

Malm Escreveu: A compra de um elétrico não pode ser vista pela média, mas sim por cada situação em particular.
Bingo! Infelizmente há muita preguiça para fazer contas e por isso esses "estudos" são usados como "opinion makers". E mesmo quando economicamente seja inviável a opção por um VE, há obviamente o fator prazer de condução que um VE permite que para os apreciadores vale muito.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: O custo de utilização de um VE é 55% superior ao de um C

Mensagem por OCasal » 20 abr 2012, 00:25

E o custo de manutenção das baterias depois de acabar a garantia?! Têm de ser incluidos nos custo totais dos quilometros percorridos!

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: O custo de utilização de um VE é 55% superior ao de um C

Mensagem por mikexilva » 20 abr 2012, 01:40

Falta os custos indirectos a longo prazo, como por exemplo o tratamento do cancro do pulmão... e respectivo desaparecimento precoce da face do planeta que também pode prejudicar gravemente as gerações vindouras :P

É por causa de só projectarem as coisas a curto prazo que estamos como estamos...

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: O custo de utilização de um VE é 55% superior ao de um C

Mensagem por mjr » 20 abr 2012, 08:49

OCasal Escreveu:E o custo de manutenção das baterias depois de acabar a garantia?! Têm de ser incluidos nos custo totais dos quilometros percorridos!
As baterias do LEAF são projetadas para durar o tempo de vida do carro. Uma falha fora da garantia teria de ser paga pelo proprietário, mas penso que a probabilidade estará abaixo das falhas de um CI (turbo, junta da colaça, correia de distribuição, etc...). No caso dos Renault há fortes indícios que as baterias são mais puxadas (4,15-4,20 V / célula contra 4,10 V / célula no LEAF) que no LEAF mas nesse caso o aluguer cobre perfeitamente essa maior degradação ao fim de alguns anos. Os proprietários de LEAFs com mais de 50000km dos EUA com SOC-meters reportam 0% de perda de capacidade.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: O custo de utilização de um VE é 55% superior ao de um C

Mensagem por Malm » 20 abr 2012, 21:16

"Os proprietários de LEAFs com mais de 50000km dos EUA com SOC-meters reportam 0% de perda de capacidade." Isto sim,
é que é uma excelente notícia :D . No meu i-MiEV, assim a olho, acho que as baterias estão como novas (ao fim de 19.000 km).
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”