Conseguiste avaliar quantos minutos necessita estar desligado?mjr Escreveu:Estou no concessionário a fazer o reset à TCU, que não é mais que desligar a bateria de 12V durante uns minutos...

Leaf 2 Tekna - MJR
-
- Mensagens: 1169
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Re: Leaf 2 Tekna
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Leaf 2 Tekna
Ele deixou desligado uns 5 minutos. Eu acho que nem 10s seria necessário... Mas só testando.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Leaf 2 Tekna
Ontem fiz uma primeira aproximação à tartaruga, mais para perceber se o indicado pelo Leaf Spy é correto:

O carro deixa de apresentar o SOC no quadrante (1% passa a --%) com o SOC real pelos 8% e uns 3kW.h disponíveis. Como foi a primeira vez que me aventurei a SOCs tão baixos, estava com algum receio que o Leaf Spy pudesse ter algum erro e a tartaruga aparecer de repente, mas as tensões das células teimavam em não baixar. Mesmo com um SOC tão baixo as células estavam equilibradíssimas, indicador de que ainda estava acima do joelho:

Há imensa energia enterrada abaixo do aviso de bateria muito fraca, bem mais do que a energia nos Leafs anteriores no aviso de bateria fraca.
Pelos meus registos o aviso de bateria fraca aparece aos 86 gids (6,88kW.h) e o aviso de bateria muito fraca aos 59 gids (4,72kW.h). Como referência, nos Leafs anteriores era aos 48 gids e aos 24 gids...

O carro deixa de apresentar o SOC no quadrante (1% passa a --%) com o SOC real pelos 8% e uns 3kW.h disponíveis. Como foi a primeira vez que me aventurei a SOCs tão baixos, estava com algum receio que o Leaf Spy pudesse ter algum erro e a tartaruga aparecer de repente, mas as tensões das células teimavam em não baixar. Mesmo com um SOC tão baixo as células estavam equilibradíssimas, indicador de que ainda estava acima do joelho:

Há imensa energia enterrada abaixo do aviso de bateria muito fraca, bem mais do que a energia nos Leafs anteriores no aviso de bateria fraca.
Pelos meus registos o aviso de bateria fraca aparece aos 86 gids (6,88kW.h) e o aviso de bateria muito fraca aos 59 gids (4,72kW.h). Como referência, nos Leafs anteriores era aos 48 gids e aos 24 gids...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Leaf 2 Tekna
Eu limpei os DTCs na esperança que isso libertasse a TCU (tinha um DTC da TCU) mas o que era preciso era mesmo um reset. Talvez até fosse possível fazer esse reset com um comando CAN específico, mas usaram o velho método de desligar e voltar a ligar.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Leaf 2 Tekna
Primeiros 1000km:


Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Leaf 2 Tekna - MJR
Primeiros 300km com uma carga:

Condução normal, com uns 80km em AE e CC a 100km/h. O resto circuito urbano e sub-urbano, dái a velocidade média baixa (semáforos, manobras em garagens, etc). Os 300km foram feitos em 5 dias de uso normal do carro.
Fiz mais de 20km com --% no SOC do quadrante e ainda tinha muita energia na bateria segundo o LS:

As células ainda estavam muito equilibradas, pelo que ainda não teria chegado ao joelho:

Como nota adicional, quando fiz reset ao CB a bateria não estava a 100%, ainda estava a carregar com o cabo de 10A e sem ter atingido o ponto em que a corrente começa a descer. Tinha 497gids, sendo o máximo que já vi 502 gids (ainda a carregar mas a diminuir a corrente neste caso).
Portanto nestas condições facilmente teria chegado aos 320km. Para isto é fundamental ter o LS, senão perdemos 10% da autonomia para o medo de ficar sem carga a qualquer momento.

Condução normal, com uns 80km em AE e CC a 100km/h. O resto circuito urbano e sub-urbano, dái a velocidade média baixa (semáforos, manobras em garagens, etc). Os 300km foram feitos em 5 dias de uso normal do carro.
Fiz mais de 20km com --% no SOC do quadrante e ainda tinha muita energia na bateria segundo o LS:

As células ainda estavam muito equilibradas, pelo que ainda não teria chegado ao joelho:

Como nota adicional, quando fiz reset ao CB a bateria não estava a 100%, ainda estava a carregar com o cabo de 10A e sem ter atingido o ponto em que a corrente começa a descer. Tinha 497gids, sendo o máximo que já vi 502 gids (ainda a carregar mas a diminuir a corrente neste caso).
Portanto nestas condições facilmente teria chegado aos 320km. Para isto é fundamental ter o LS, senão perdemos 10% da autonomia para o medo de ficar sem carga a qualquer momento.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3084
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: Leaf 2 Tekna - MJR
Belo trabalho, Manuel 

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
- Localização: Coimbra
Re: Leaf 2 Tekna - MJR
Excelente.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Leaf 2 Tekna - MJR
Hoje comecei uma CR com a temperatura do sensor mais elevado em 33C e não tive qualquer limitação de corrente (começou em 122A). Tinha ideia que a limitação começava mais cedo, pelo menos no Leaf que testei em Fevereiro. Será que alteraram o firmware do LBC para um rapidgae menos agressivo?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Leaf 2 Tekna - MJR
Não, só acho que ainda ninguém lhes apanhou a curva
Só para dizer que o meu, sem nenhuma espécie de carga mas estacionado ao sol durante o dia, deita-se e acorda com a temperatura nos ~30ºC
Este verão do Brasil dá cabo das contas da malta dos VE

Só para dizer que o meu, sem nenhuma espécie de carga mas estacionado ao sol durante o dia, deita-se e acorda com a temperatura nos ~30ºC
Este verão do Brasil dá cabo das contas da malta dos VE

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
