
Mitos / Perguntas / coisas engraçadas que tenham ouvido sobre VE´s
- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Mitos / Perguntas / coisas engraçadas que tenham ouvido sobre VE´s
Boas,
Criei este tópico para partilharmos conversas, mitos, perguntas e/ou afirmações engraçadas que tenham ouvido/presenciado acerca dos veículos eléctricos.
Mito: a bateria de um VE leva muitas horas a carregar. Fazer a viagem Lisboa-Algarve leva mais de 8 horas.
Mito: os VE´s são como os empilhadores e carros de golf, são carros a pilhas, são lentos, não andam nada.
Mito: as baterias duram pouco tempo.
Pergunta engraçada:
- o seu carro (leaf de 30KW) tem autonomia para quantos KM?
- entre os 200km e os 250km.
- ah, mas a noite dá para menos?
- dá para menos?
- sim, por causa das luzes.
Afirmação engraçada:
"5 horas para fazer Lisboa – Algarve era no tempo da outra senhora quando íamos pela nacional. Os carros elétricos são um retrocesso para a mobilidade."
Criei este tópico para partilharmos conversas, mitos, perguntas e/ou afirmações engraçadas que tenham ouvido/presenciado acerca dos veículos eléctricos.
Mito: a bateria de um VE leva muitas horas a carregar. Fazer a viagem Lisboa-Algarve leva mais de 8 horas.
Mito: os VE´s são como os empilhadores e carros de golf, são carros a pilhas, são lentos, não andam nada.
Mito: as baterias duram pouco tempo.
Pergunta engraçada:
- o seu carro (leaf de 30KW) tem autonomia para quantos KM?
- entre os 200km e os 250km.
- ah, mas a noite dá para menos?
- dá para menos?
- sim, por causa das luzes.
Afirmação engraçada:
"5 horas para fazer Lisboa – Algarve era no tempo da outra senhora quando íamos pela nacional. Os carros elétricos são um retrocesso para a mobilidade."
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
-
- Mensagens: 664
- Registado: 19 mar 2017, 21:03
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 80,97 Ah
- Localização: Porto
Re: Mitos / Perguntas / coisas engraçadas que tenham ouvido sobre VE´s
Lisboa - Algarve não posso afirmar, mas Porto - Lisboa leva seguramente 4h30 num Leaf 30kWh, não considero um retrocesso, no entanto só o fiz uma vez e vos garanto que não faço outra. Nesse aspecto ainda há coisas a melhorar no VÊ no que diz respeito a viagens longas, não nos enganemos, todos gostaríamos de viajar à velocidade normal (120km/h) na autoestrada, sem prejudicar fortemente a autonomia...
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Mitos / Perguntas / coisas engraçadas que tenham ouvido sobre VE´s
A minha ultima viagem seja Lisboa - Monte Gordo demorou 7:11 para lá e 7:26 para cá.
Para calcular quanto tempo se demora Lisboa ao Algarve tem de se retirar os 30 minutos de carregamento em Loulé, passaria a 6:41 e 6:56, respetivamente, e o tempo de viagem do PCR de Loulé a Monte Gordo, cerca de 1 hora, pelo que passaria a 5:41 e 5:56 respetivamente.
Para calcular quanto tempo se demora Lisboa ao Algarve tem de se retirar os 30 minutos de carregamento em Loulé, passaria a 6:41 e 6:56, respetivamente, e o tempo de viagem do PCR de Loulé a Monte Gordo, cerca de 1 hora, pelo que passaria a 5:41 e 5:56 respetivamente.
- pedromgs
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 166
- Registado: 11 nov 2016, 00:39
- Data de fabrico: 01 mar 2017
- Capacidade bateria: 30 ah
- Localização: Guimaraes
Re: Mitos / Perguntas / coisas engraçadas que tenham ouvido sobre VE´s
Guimarães caldas da rainha 4.30 graças a Nissan de Leiria num leaf 30, é um desespero, ainda está semana o fiz sair às 6 da manhã e chegar às 17.30 sem paragens para almoço.
Viagens longas infelizmente prefiro diesel
Viagens longas infelizmente prefiro diesel
Nissan Leaf 03/2017
-
- Mensagens: 141
- Registado: 22 jul 2016, 22:16
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Mitos / Perguntas / coisas engraçadas que tenham ouvido sobre VE´s
pergunta castiça que uma vez me fizeram;
e quando a bateria está mais vazia , as ultrapassagens são um perigo não é ??
porque?
então porque o carro fica com muito menos força
outra :
para mim isso nunca servia, só a facto de um dia vir a atropelar alguém.
atropelar???
sim isso nem barulho faz
num pcr á chuva ;
ó amigo isso á chuva é um perigo , um dia ainda fica alguém ai agarrado

e quando a bateria está mais vazia , as ultrapassagens são um perigo não é ??
porque?
então porque o carro fica com muito menos força


outra :
para mim isso nunca servia, só a facto de um dia vir a atropelar alguém.
atropelar???
sim isso nem barulho faz


num pcr á chuva ;
ó amigo isso á chuva é um perigo , um dia ainda fica alguém ai agarrado


-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1634
- Registado: 19 dez 2011, 03:51
- Data de fabrico: 0- 3-2015
- Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
- Localização: Lisboa
Re: Mitos / Perguntas / coisas engraçadas que tenham ouvido sobre VE´s
A que mais me irrita e insistem em perguntar é:
Quanto tempo dura uma carga?
Costumo dar respostas parvas do tipo:
-Tempo?? Depende, se estiver no carro a ouvir musica deve aguentar mais tempo que o teu diesel!
Quanto tempo dura uma carga?
Costumo dar respostas parvas do tipo:
-Tempo?? Depende, se estiver no carro a ouvir musica deve aguentar mais tempo que o teu diesel!
- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Mitos / Perguntas / coisas engraçadas que tenham ouvido sobre VE´s
Porque existe a ideia que os carros eléctricos são como as motas e carros eléctricos dos putos, que a medida que começam a ficar sem carga vão-se arrastando.
Atropelar pessoas não, mas os passarinhos com um veiculo eléctrico tenho a sensação que atropelo mais.outra :
para mim isso nunca servia, só a facto de um dia vir a atropelar alguém.
atropelar???
sim isso nem barulho faz![]()
![]()
Também fiz essa pergunta aqui no fórum, antes de ter o meu. Não por ser um perigo, mas para perceber até que ponto as fichas do carro estavam pensadas para isso.num pcr á chuva ;
ó amigo isso á chuva é um perigo , um dia ainda fica alguém ai agarrado![]()
![]()
Acerca disso, a ultima vez que usei uma chademo estava chover e a "pistola" (azul) estava cheia de agua, tive de sacudir com convicção 3 ou 4 vezes para retirar a agua.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- rnlcarlov
- Mensagens: 2323
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Mitos / Perguntas / coisas engraçadas que tenham ouvido sobre VE´s
Pouco mais de 4h30 levo eu de Lisboa ao Porto num clone de 16kWh. Mais ou menos a mesma coisa para o Algarve. Um leaf de 30kWh fará certamente em menos tempo (a menos que apanhem muita espera nos PCRs de AE)hmendes Escreveu: ↑27 jun 2018, 13:09Lisboa - Algarve não posso afirmar, mas Porto - Lisboa leva seguramente 4h30 num Leaf 30kWh, não considero um retrocesso, no entanto só o fiz uma vez e vos garanto que não faço outra. Nesse aspecto ainda há coisas a melhorar no VÊ no que diz respeito a viagens longas, não nos enganemos, todos gostaríamos de viajar à velocidade normal (120km/h) na autoestrada, sem prejudicar fortemente a autonomia...
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 162
- Registado: 19 mai 2016, 14:35
- Data de fabrico: 30 jun 2016
- Capacidade bateria: 81.92
- Localização: Chaves
Re: Mitos / Perguntas / coisas engraçadas que tenham ouvido sobre VE´s
Quando entrei pela primeira vez na garagem do prédio, a vizinha comentou, que ia ser uma chatice ter que deixar o carro na rua porque não podia estacionar nas garagens, e eu la expliquei que isso era só para os carros a GPL.
2009-Microgeração(fixa) 3,6kw ; A.Q.S -Solar-Termossifão
2010-Microgeração(upgrade) 4.2kw
2014-AQS-Bomba de Calor.
2016- Bicicleta eletrica; VE Nleaf-acenta 30Kw
2010-Microgeração(upgrade) 4.2kw
2014-AQS-Bomba de Calor.
2016- Bicicleta eletrica; VE Nleaf-acenta 30Kw
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Mitos / Perguntas / coisas engraçadas que tenham ouvido sobre VE´s
Também me dá ideia pelos relatos de quem tem um Leaf de 30kWh, que a diferença para a geração anterior vai um bocado para além da capacidade de bateria adicional. Dá-me ideia que um Leaf de 30 aguenta velocidades mais elevadas, carregamentos, etc...
Claro se apanharmos bicha para sair do Porto e bicha para entrar em Lisboa, demora-se isso, mas o eléctrico não tem a culpa e isso até ajuda a baixar o tempo de carregamento.
Ou seja, acho que para distâncias muito curtas, não há diferença. Para distâncias médias, em que o condutor não teria de fazer refeições, e apenas precisaria de parar para um café/cigarro/gasolina, o VE obriga a mais tempo de paragem. Para distâncias grandes, desde que se consiga usar o tempo de carregamento para almoçar/jantar/tomar café/dormir, a diferença volta a não ser tão grande (embora exista).
4h30 dão para fazer Porto-Lisboa a uma média de 100km/h e ainda fazer 3 carregamentos de 30' / 20kWh. Um Leaf de 30kWh consome 25kWh/100km??
Claro se apanharmos bicha para sair do Porto e bicha para entrar em Lisboa, demora-se isso, mas o eléctrico não tem a culpa e isso até ajuda a baixar o tempo de carregamento.
Não nos enganemos: essa coisa de que um CI pode fazer viagens sem parar, é um engano. Vá que se consegue guiar 2h30/300km sem parar... quanto mais aumenta a distância maior é a necessidade de descanso: no limite, há que parar para dormir, para não falar em almoçar e jantar....
Eu acho que houve ali um salto em 2017, com o Zoe de 41, o Leaf de 30, o i3 de 94Ah, o Ioniq... Penso que as tuas 6h no Leaf de 24 menos duas não significam 4h30 num Leaf de 30.
Ou seja, acho que para distâncias muito curtas, não há diferença. Para distâncias médias, em que o condutor não teria de fazer refeições, e apenas precisaria de parar para um café/cigarro/gasolina, o VE obriga a mais tempo de paragem. Para distâncias grandes, desde que se consiga usar o tempo de carregamento para almoçar/jantar/tomar café/dormir, a diferença volta a não ser tão grande (embora exista).