Conheces bem o caminho por Almodôvar? É que se não conheces, não vás. Eu bem sei que apetece, porque não há maneira de sair do PCR de Aljustrel sem fazer kms a mais.
Sair do PCR de Aljustrel e voltar para o IC1 para Alvalade é andar para trás. Sair do PCR e voltar para o IC1 pela Messejana é uma granda volta. Sair do PCR e seguir para Aljustrel e depois Castro Verde e aí voltar ao IC1 por Ourique, parece menos mal, mas a estrada (IP2 Ourique-Beja) tem piorado. De Castro Verde a Almodôvar é o único pedaço que se aproveita, mas depois em Almodôvar não há alternativa senão continuar pela serra.
Ir pela serra é muito demorado. Pela velhinha N2 em direcção a Faro são apenas 74km mas demora-se à vontade 1h30. A estrada foi pensada para que os animais a conseguissem fazer. Além disso, sobe ao ponto mais alto da serra, a estrada passa no miradouro do Caldeirão, 588m (dá 638m em altura de GPS, são mais 50m), e só desce significativamente depois de São Brás. Portanto, esta opção é para esquecer.
A outra estrada, pelo Malhão, Salir, Tôr, Loulé, vai mesmo a caminho do PCR no sentido O/E, mas passa pelo segundo e terceiro pontos mais altos da serra, Mú no Alentejo, e Malhão, ambos bem acima dos 500m. Só depois de Malhão, já perto de Salir, é que se perde altitude e se pode esperar que o consumo desça. Entre Malhão e Pé do Coelho, em 3km, a diferença de elevação são 250m. Mas esta estrada faz-se
comparativamente melhor que a N2, tem partes com o piso todo arranjadinho, mas estamos a falar de estradas muito demoradas.
Por comparação, a A2 não atinge os 350m e o IC1 não atinge os 300m. Mas de qualquer modo, eu não estou a falar do ponto de vista da autonomia, nem fiz contas. Estou a chamar a atenção que são caminhos bastante penosos. Para mim, com carro a gasolina, eram 3h15 pela nacional ou 4h a 4h15 pela serra. É bonito, daí despertar tanta conversa (particularmente pela N2), mas...
O problema da altitude é só a pessoa, até ao momento em que desce, ficar a pensar que não tem gasolina que chegue no depósito. Depois desce e afinal deu, mas até lá é um stress. Eu fui uma vez de Alcácer para Faro pela N2. Em São Brás, a 21km de Faro, tinha 8km de autonomia, e cheguei a Faro mais ou menos com os mesmo 8km.
Ou seja, a altitude é o menos, o pior é as curvas. Eu ia dizer que do lado positivo, Salir, que fica bem antes do destino, é uma vila grande, teria bombeiros, mas parece que já não tem: o antigo quartel foi convertido em posto da GNR.... portanto bombeiros só em Loulé um quartel grande, logo à entrada para quem vem da serra. (EDIT: custa a acreditar que Loulé, o maior concelho do Algarve, a maior parte da serra do Caldeirão, floresta autóctone, o último refúgio conhecido do lince em Portugal, a melhor cortiça do mundo,
só tenha um quartel de bombeiros em Loulé e uma delegação em Quarteira, pode-me estar a escapar algum).
O caminho rápido é sair da A2 apenas em Messines e depois N124 até Silves. Messines tem bombeiros voluntários, Silves também. Alternativamente, para poupar na portagem, sair em Ourique.