
Tempo viagens ICE vs VE
- Nonnus
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Re: Tempo viagens ICE vs VE
Vamos por as coisas de outra maneira. Numa viagem que exceda a autonomia do VE duas vezes, um ICE é mais rápido.
Exemplo em condições normais:
20 minutos de paragem para carregar, quantos litros pões em 20 minutos num ICE e qual a autonomia com que ficas em media?
Exemplo em condições normais:
20 minutos de paragem para carregar, quantos litros pões em 20 minutos num ICE e qual a autonomia com que ficas em media?
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- BrunoAlves
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Re: Tempo viagens ICE vs VE
Concordo totalmente. Nessa condição, o VE custa-me mais tempo que um ICE, sem dúvida.
No meu caso, e imagino que isso seja verdade para a maioria das pessoas, seria uma dúzia de viagens por ano. Na média do ano todo, poupo muito tempo com o meu VE
No meu caso, e imagino que isso seja verdade para a maioria das pessoas, seria uma dúzia de viagens por ano. Na média do ano todo, poupo muito tempo com o meu VE

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- Nonnus
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Re: Tempo viagens ICE vs VE
Eu percebo o que queres dizer. No meu caso também.
O carro faz cerca 200km diários a minha mulher não tem que se deslocar para abastecer, porque carrega nas horas mortas, logo não há perdas de tempo.
O carro faz cerca 200km diários a minha mulher não tem que se deslocar para abastecer, porque carrega nas horas mortas, logo não há perdas de tempo.
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- BrunoAlves
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Re: Tempo viagens ICE vs VE
Precisamente 
No teu caso então, é brutal. 200km por dia tinhas de abastecer a cada 3/4 dias
Por isso é que me faz alguma espécie a malta focar-se tanto na viagem ao Algarve, que se faz uma, duas vezes por ano e esquecerem a poupança do dia a dia que é abismal...

No teu caso então, é brutal. 200km por dia tinhas de abastecer a cada 3/4 dias

Por isso é que me faz alguma espécie a malta focar-se tanto na viagem ao Algarve, que se faz uma, duas vezes por ano e esquecerem a poupança do dia a dia que é abismal...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

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Re: Tempo viagens ICE vs VE
Provavelmente serei a excepção à regra (confirmarei nas férias deste ano).
Quando ia e vinha do Algarve com ICE (aliás sempre que me desloco em passeio e sem ter de cumprir horários), nunca apanhava a auto-estrada (só mesmo a Ponte 25 Abril/Vasco da Gama), e o trajeto total não demorava menos de umas 5h (para ~300km).
Ia em modo passeio, sem stress, sem filas.... parando num ou outro sítio, almoçar/lanchar....
E... sobretudo, já que ia pagar e bem o combustível, preferia demorar um pouco e mais e o que ia pagar em portagens usufruir em alimentos...
Este ano vou de VE e provavelmente irei demorar menos tempo... ainda não planeei por onde ir, mas como terei de fazer uma paragem e onde vou pernoitar posso carregar, terei de entrar num troço da A2 para ir a um PCR.
E enquanto estiver a carregar no PCR, provavelmente faremos um piquenique..... que de qq maneira iriamos fazer
Resumindo, se não for o mesmo tempo do ICE até poderá ser inferior (se fosse sempre pela AE seria inferior de certeza - assim pudesse carregar no PCR logo que chegasse
)
Nota à parte, acho piada ao pessoal que se vangloria em andar nas AE (ou outras) a bem mais do que a velocidade máxima legal permitida e por longas horas.
Felizmente que ainda não tiveram nenhum acidente grave e espero nunca o terem, contudo, a fadiga é real e por muito bom que o carro seja, nem sempre se consegue parar a tempo.
Os acidentes acontecem e há quase sempre vítimas inocentes destas transgressões.
E estes transgressores são também os que andam acima da velocidade máxima mas depois reduzem nos sítios que sabem onde andam os radares... enfim. Ou seja, sou o bad boy da zona mas quando sei que poderei ser controlado, porto-me como um menino do coro, enfim!
Quando ia e vinha do Algarve com ICE (aliás sempre que me desloco em passeio e sem ter de cumprir horários), nunca apanhava a auto-estrada (só mesmo a Ponte 25 Abril/Vasco da Gama), e o trajeto total não demorava menos de umas 5h (para ~300km).
Ia em modo passeio, sem stress, sem filas.... parando num ou outro sítio, almoçar/lanchar....
E... sobretudo, já que ia pagar e bem o combustível, preferia demorar um pouco e mais e o que ia pagar em portagens usufruir em alimentos...
Este ano vou de VE e provavelmente irei demorar menos tempo... ainda não planeei por onde ir, mas como terei de fazer uma paragem e onde vou pernoitar posso carregar, terei de entrar num troço da A2 para ir a um PCR.
E enquanto estiver a carregar no PCR, provavelmente faremos um piquenique..... que de qq maneira iriamos fazer

Resumindo, se não for o mesmo tempo do ICE até poderá ser inferior (se fosse sempre pela AE seria inferior de certeza - assim pudesse carregar no PCR logo que chegasse

Nota à parte, acho piada ao pessoal que se vangloria em andar nas AE (ou outras) a bem mais do que a velocidade máxima legal permitida e por longas horas.
Felizmente que ainda não tiveram nenhum acidente grave e espero nunca o terem, contudo, a fadiga é real e por muito bom que o carro seja, nem sempre se consegue parar a tempo.
Os acidentes acontecem e há quase sempre vítimas inocentes destas transgressões.
E estes transgressores são também os que andam acima da velocidade máxima mas depois reduzem nos sítios que sabem onde andam os radares... enfim. Ou seja, sou o bad boy da zona mas quando sei que poderei ser controlado, porto-me como um menino do coro, enfim!
Última edição por mafgod em 04 jul 2018, 10:38, editado 1 vez no total.
- migle
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Re: Tempo viagens ICE vs VE
Tudo depende de até onde queremos ir para provarmos que temos razão. Um ICE pode dizer que faz Porto-Algarve sem parar, ou Portugal-Suiça, ou o que seja. Indicar a velocidade de cruzeiro que utiliza como a velocidade média do percurso.
A velocidade média é uma coisa tramada. Se eu andar 30km a 60km/h e outros 30km a 180km/h, a velocidade média é a média harmónica: significa que aqueles 60km/h têm mais peso do que os 180km/h, a média é 90km/h. Todos sabemos que quando fazemos uma viagem sempre a 120km/h certinhos sem trânsito a média resulta por volta dos 105km/h... É tramado conseguir médias altas, só dá se começarmos o cronómetro já a 120km/h.
Esse pessoal sempre que tem de abrandar dos seus 180km/h até aos 120km/h porque apanharam um fumarento à frente que teve o desplante de fazer uma ultrapassagem (estava a ultrapassar um Leaf que ia a 80km/h), desconta isso como uma excepção. Porém, isso tem um enorme efeito na velocidade média.
Daí também, como também já vi o mfr dizer, quando andamos mais devagar, a nossa velocidade média útil é muito mais próxima da velocidade de cruzeiro. Quanto mais depressa, mais energia gastamos e mais a velocidade média útil se afasta da velocidade de cruzeiro. Por isso esse pessoal barafusta, espuma da boca, chega-se ao carro da frente que ousou usar a faixa da esquerda para fazer uma ultrapassagem, faixa que lhe pertencia já nos últimos 40km, e faz sinais com os máximos...
Estragam-lhe não propriamente o tempo de viagem, porque com sair do carro, bagagens, etc, a diferença é pouca. Estragam-lhe a prova de que tem razão e de que lhe serviu de alguma coisa gastar x€ no carro com 240cv.
A velocidade média é uma coisa tramada. Se eu andar 30km a 60km/h e outros 30km a 180km/h, a velocidade média é a média harmónica: significa que aqueles 60km/h têm mais peso do que os 180km/h, a média é 90km/h. Todos sabemos que quando fazemos uma viagem sempre a 120km/h certinhos sem trânsito a média resulta por volta dos 105km/h... É tramado conseguir médias altas, só dá se começarmos o cronómetro já a 120km/h.
Esse pessoal sempre que tem de abrandar dos seus 180km/h até aos 120km/h porque apanharam um fumarento à frente que teve o desplante de fazer uma ultrapassagem (estava a ultrapassar um Leaf que ia a 80km/h), desconta isso como uma excepção. Porém, isso tem um enorme efeito na velocidade média.
Daí também, como também já vi o mfr dizer, quando andamos mais devagar, a nossa velocidade média útil é muito mais próxima da velocidade de cruzeiro. Quanto mais depressa, mais energia gastamos e mais a velocidade média útil se afasta da velocidade de cruzeiro. Por isso esse pessoal barafusta, espuma da boca, chega-se ao carro da frente que ousou usar a faixa da esquerda para fazer uma ultrapassagem, faixa que lhe pertencia já nos últimos 40km, e faz sinais com os máximos...
Estragam-lhe não propriamente o tempo de viagem, porque com sair do carro, bagagens, etc, a diferença é pouca. Estragam-lhe a prova de que tem razão e de que lhe serviu de alguma coisa gastar x€ no carro com 240cv.
- mjr
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Re: Tempo viagens ICE vs VE
Sem dúvida, se há coisa que me irrita é iniciar uma ultrapassagem a 120km/h sobre um veículo que vai a 110km/h e entretanto aparece um apressado que se cola e começa a dar sinais de luzes como se a faixa fosse dele e eu não tivesse o direito de respeitar a velocidade máxima legal.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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- pemifer
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Re: Tempo viagens ICE vs VE
O outro carro pode ir a 50 e tu ultrapassares a 51. Quem vier tem de esperar.
Só veículos devidamente assinalados têm prioridade.
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Re: Tempo viagens ICE vs VE
Sem exageros. A ultrapassagem deve fazer-se depressa. Se vamos apenas a mais 1 km/h é melhor ponderar se não é preferível ajustar a velocidade ao da frente.
Por acaso, em Espanha conduz-se bem melhor que cá (em França pior). São mais calmos e respeitadores. Mas uma coisa que fazem sistematicamente, é essa mania de ultrapassar apenas 0.5km/h acima do da frente, ultrapassagens que demoram horas. Para o bem e para o mal, acho que são influenciados pelas grandes distâncias de viagem (uma cidade de 400 em 400km).
Por acaso, em Espanha conduz-se bem melhor que cá (em França pior). São mais calmos e respeitadores. Mas uma coisa que fazem sistematicamente, é essa mania de ultrapassar apenas 0.5km/h acima do da frente, ultrapassagens que demoram horas. Para o bem e para o mal, acho que são influenciados pelas grandes distâncias de viagem (uma cidade de 400 em 400km).
- pemifer
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Re: Tempo viagens ICE vs VE
Não sou apologista das ultrapassagens lentas, até é uma coisa que me irrita, apenas afirmei que, legalmente, em autoestrada, pode-se ultrapassar a 51km/h alguém que vá a 50.migle Escreveu: ↑05 jul 2018, 00:45Sem exageros. A ultrapassagem deve fazer-se depressa. Se vamos apenas a mais 1 km/h é melhor ponderar se não é preferível ajustar a velocidade ao da frente.
Por acaso, em Espanha conduz-se bem melhor que cá (em França pior). São mais calmos e respeitadores. Mas uma coisa que fazem sistematicamente, é essa mania de ultrapassar apenas 0.5km/h acima do da frente, ultrapassagens que demoram horas. Para o bem e para o mal, acho que são influenciados pelas grandes distâncias de viagem (uma cidade de 400 em 400km).
Apesar de ser uma coisa que me irrita, sabendo que o condutor está no seu direito de ir à velocidade que quer, assim como eu quererei ir com mais velocidade, só tenho é de respeitar. E se estou atrasado? Se tivesse saído mais cedo de casa não estaria atrasado...