
Será que chegou a altura (fiat 500e)???
-
- Mensagens: 12
- Registado: 12 jul 2018, 11:40
- Localização: Lisboa
Será que chegou a altura (fiat 500e)???
Olá a todos.
Já sigo o forum há muito tempo mas só agora me inscrevi pois só agora começo a ter capacidade económica para comprar um EV.
Para fazer o meu dia-a-dia qualquer EV é suficiente (+-60KM diários).
O maior problema são os fins-de-semana. Embora trabalhe em Lisboa, sou de Leiria, logo tanto à sexta como ao domingo tenho de fazer a viagem entre cidades. Mas o orçamento é um problema. Tenho como teto máximo 8mil€ (carro, importação, transporte, etc).
Apercebi-me que o fiat 500e é dos EV com aspecto de carro (como devem imaginar a namorada adorou) que se consegue arranjar a um preço mais acessível. Inevitavelmente, só poderá ser considerado como hipótese importando o carro.
Tenho estado atento ao fórum mas também já procurei e não encontrei feedback do carro. Alguém tem alguma experiência do carro?
Outra situação que ainda não consegui esclarecer completamente é o processo de importação. Dado que já existem cá carros destes suponho que seja mais simples. Mas ao certo, como funciona todo o processo e quais os custos? (eu sei que existem empresas cuja actividade é a importação de veículos, mas necessariamente tem custos)
Dados os constrangimentos orçamentais e os veículos que existem no mercado, o que aconselham? Será preferível aguardar mais tempo?
Obrigado a todos.
Abraço
Já sigo o forum há muito tempo mas só agora me inscrevi pois só agora começo a ter capacidade económica para comprar um EV.
Para fazer o meu dia-a-dia qualquer EV é suficiente (+-60KM diários).
O maior problema são os fins-de-semana. Embora trabalhe em Lisboa, sou de Leiria, logo tanto à sexta como ao domingo tenho de fazer a viagem entre cidades. Mas o orçamento é um problema. Tenho como teto máximo 8mil€ (carro, importação, transporte, etc).
Apercebi-me que o fiat 500e é dos EV com aspecto de carro (como devem imaginar a namorada adorou) que se consegue arranjar a um preço mais acessível. Inevitavelmente, só poderá ser considerado como hipótese importando o carro.
Tenho estado atento ao fórum mas também já procurei e não encontrei feedback do carro. Alguém tem alguma experiência do carro?
Outra situação que ainda não consegui esclarecer completamente é o processo de importação. Dado que já existem cá carros destes suponho que seja mais simples. Mas ao certo, como funciona todo o processo e quais os custos? (eu sei que existem empresas cuja actividade é a importação de veículos, mas necessariamente tem custos)
Dados os constrangimentos orçamentais e os veículos que existem no mercado, o que aconselham? Será preferível aguardar mais tempo?
Obrigado a todos.
Abraço
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Será que chegou a altura (fiat 500e)???
A ZEEV, em Lisboa, tem 500e para venda mas pedem 19000€.
Nos EUA os 500e ficam por 7000$ mas com a importação, impostos e legalização a brincadeira vai para 11500€.
Na Europa há 500e baratos que não são americanos e que têm prestações péssimas, não aconselho.
De qualquer maneira o 500e não dá para fazer a viagem Leiria - Lisboa pois não tem carregamento rápido.
A disponibilidade que falas é um bocado curta mesmo para um clone que são os elétricos mais baratos.
Mas com um clone fazes Leiria - Lisboa na boa, e nem precisas de ir muito devagar...
Em Leiria tens o Orlando que importa elétricos da Europa, para alem de excelente negociante, é um profundo conhecedor de carros elétricos.
Igualmente o Jasmim, excelente negociante e conhecedor mas mais a norte (se não me engano perto de Aveiro).
A fiabilidade do 500e é inferior à dos clones e dos Leaf mas superior à dos Renault.
Os Renault são tentadores mas não compensam as dores de cabeça que dão. Foge de Renault!
Os clones e os Leaf são carros extremamente fiáveis como nunca houve até hoje.
Nos EUA os 500e ficam por 7000$ mas com a importação, impostos e legalização a brincadeira vai para 11500€.
Na Europa há 500e baratos que não são americanos e que têm prestações péssimas, não aconselho.
De qualquer maneira o 500e não dá para fazer a viagem Leiria - Lisboa pois não tem carregamento rápido.
A disponibilidade que falas é um bocado curta mesmo para um clone que são os elétricos mais baratos.
Mas com um clone fazes Leiria - Lisboa na boa, e nem precisas de ir muito devagar...
Em Leiria tens o Orlando que importa elétricos da Europa, para alem de excelente negociante, é um profundo conhecedor de carros elétricos.
Igualmente o Jasmim, excelente negociante e conhecedor mas mais a norte (se não me engano perto de Aveiro).
A fiabilidade do 500e é inferior à dos clones e dos Leaf mas superior à dos Renault.
Os Renault são tentadores mas não compensam as dores de cabeça que dão. Foge de Renault!
Os clones e os Leaf são carros extremamente fiáveis como nunca houve até hoje.
- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Será que chegou a altura (fiat 500e)???
Boas,
Em tempos também andei a ver desse carro para mim (as mulheres adoram) o problema é que esse carro é apenas comercializado nos States, a Fiat não vende o carro em mais nenhum mercado, embora no ENVE a ZEEV me tenha dito que eles importam directamente da Europa
caso queiramos algum, o primeiro veio dos States. O preço que eles pedem pelo carro é cerca de 20000€ e tens de ter em atenção que autonomia do carro é pouco mais de 120km, para fazer cidade é bom, para fazer viagens um pouco maiores já tens de pensar bem. Com 20000€ já compras outro tipo de carro que pode não ser tão bonito, mas da-te outra liberdade.
Em tempos também andei a ver desse carro para mim (as mulheres adoram) o problema é que esse carro é apenas comercializado nos States, a Fiat não vende o carro em mais nenhum mercado, embora no ENVE a ZEEV me tenha dito que eles importam directamente da Europa

Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Será que chegou a altura (fiat 500e)???
Assim de repente, sem avaliar o carro, parece bom negócio... (é o clone mais barato; há mais 2 a 8000 e tal)
https://www.olx.pt/anuncio/citroen-c-ze ... c41751ef9b
https://www.olx.pt/anuncio/citroen-c-ze ... c41751ef9b
- rnlcarlov
- Mensagens: 2323
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Será que chegou a altura (fiat 500e)???
Com 108000 km eu tinha algum cuidado. O estado da bateria pode não ser o indicado. Se é para fazer viagens intercidades convém não ter uma bateria com bastante degradação não só para reduzir o número de paragens necessárias para carregar, como também para os carregamentos não demorarem tanto tempo (quanto mais degradação mais lento é a carga no PCR, entre outros factores)pemifer Escreveu: ↑17 jul 2018, 11:03Assim de repente, sem avaliar o carro, parece bom negócio... (é o clone mais barato; há mais 2 a 8000 e tal)
https://www.olx.pt/anuncio/citroen-c-ze ... c41751ef9b
O melhor é falar com o Orlando e o Jasmim e ver o que se arranja de terras gaulesas com menos km.
-
- Mensagens: 12
- Registado: 12 jul 2018, 11:40
- Localização: Lisboa
Re: Será que chegou a altura (fiat 500e)???
Olá pemifer, antes demais obrigado pela ajuda.pemifer Escreveu: ↑17 jul 2018, 11:03Assim de repente, sem avaliar o carro, parece bom negócio... (é o clone mais barato; há mais 2 a 8000 e tal)
https://www.olx.pt/anuncio/citroen-c-ze ... c41751ef9b
A verdade é que, como o rnlcarlov disse (a quem também agradeço a ajuda), a kilometragem do carro conta bastante. O próprio anunciante do carro que deste o link diz que o carro carrega acima dos 100km, não especificando o valor (pelo que sei de origem fazem 150km).
O percurso que normalmente faço à sexta é ir pela A1 de Lisboa até Aveiras e o restante vou de nacional. Dado que tenho o carregador na estação de serviço de Aveiras, acham que é uma possibilidade viável, ou terei de esperar demasiado tempo para ganhar od 30km de autonomia que me faltam?
Obrigado
- rnlcarlov
- Mensagens: 2323
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Será que chegou a altura (fiat 500e)???
Não tenhamos ilusões. 150km só a velocidades Malmonásticas (que significa muito lento) e sem grandes relevos.
Eu já fiz esse percurso uma vez, carregando até 80% no PCR de Aveiras. Só que nessa altura ainda havia muito menos VEs. Hoje Aveiras é um dos PCRs de autoestrada com mais utilização, logo pode haver algum tempo de espera. Quando vou para o norte vou carregar sempre a Santarém. Para ir até Leiria basta carregar lá ums 15-20 minutos e já dá para chegar. É de longe o método mais rápido para fazer Lisboa-Leiria.
No meu diário de bordo tenho relatdas várias viagens nesse sentido e até à área de serviço de Leiria demoro cerca de 1h40, carregamento incluído.
Indo pela nacional só mesmo parando em Aveiras. E nesse caso pode ir a abir a 120 até Aveiras que o tempo de carga não altera muito. Quanto mais baixo está o nível de carga, mais rápida é a carga. Logo um clone pode demorar 25 minutos dos 0-80%, mas dos 60-80% demora uns 15.
Eu já fiz esse percurso uma vez, carregando até 80% no PCR de Aveiras. Só que nessa altura ainda havia muito menos VEs. Hoje Aveiras é um dos PCRs de autoestrada com mais utilização, logo pode haver algum tempo de espera. Quando vou para o norte vou carregar sempre a Santarém. Para ir até Leiria basta carregar lá ums 15-20 minutos e já dá para chegar. É de longe o método mais rápido para fazer Lisboa-Leiria.
No meu diário de bordo tenho relatdas várias viagens nesse sentido e até à área de serviço de Leiria demoro cerca de 1h40, carregamento incluído.
Indo pela nacional só mesmo parando em Aveiras. E nesse caso pode ir a abir a 120 até Aveiras que o tempo de carga não altera muito. Quanto mais baixo está o nível de carga, mais rápida é a carga. Logo um clone pode demorar 25 minutos dos 0-80%, mas dos 60-80% demora uns 15.
-
- Mensagens: 12
- Registado: 12 jul 2018, 11:40
- Localização: Lisboa
Re: Será que chegou a altura (fiat 500e)???
Como faço o caminho todas as semanas olho sempre para os dois lados para ver que carros estão a carregar. São poucas as vezes que encontro lá carros, mas agora no verão também devem começar a haver maisrnlcarlov Escreveu: ↑17 jul 2018, 17:07Não tenhamos ilusões. 150km só a velocidades Malmonásticas (que significa muito lento) e sem grandes relevos.
Eu já fiz esse percurso uma vez, carregando até 80% no PCR de Aveiras. Só que nessa altura ainda havia muito menos VEs. Hoje Aveiras é um dos PCRs de autoestrada com mais utilização, logo pode haver algum tempo de espera. Quando vou para o norte vou carregar sempre a Santarém. Para ir até Leiria basta carregar lá ums 15-20 minutos e já dá para chegar. É de longe o método mais rápido para fazer Lisboa-Leiria.
No meu diário de bordo tenho relatdas várias viagens nesse sentido e até à área de serviço de Leiria demoro cerca de 1h40, carregamento incluído.
Indo pela nacional só mesmo parando em Aveiras. E nesse caso pode ir a abir a 120 até Aveiras que o tempo de carga não altera muito. Quanto mais baixo está o nível de carga, mais rápida é a carga. Logo um clone pode demorar 25 minutos dos 0-80%, mas dos 60-80% demora uns 15.
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Será que chegou a altura (fiat 500e)???
Se o preço é importante, então não faz sentido limitar-se a um modelo específico. É como com a comida, quem mais escolhe, mais paga.
E depois, o Fiat 500e não é um carro particularmente aerodinâmico, talhado para a estrada. Além dos inconvenientes já apontados.
E depois, o Fiat 500e não é um carro particularmente aerodinâmico, talhado para a estrada. Além dos inconvenientes já apontados.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Será que chegou a altura (fiat 500e)???
Não tem CR. Um VE sem CR (sobretudo um que pretende sair da cidade) é um não assunto 

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
