Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas
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Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas
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Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas
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Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas
Não, claro que não. Uma vez que as baterias são semelhantes, as suas limitações são conhecidas, e é natural que haja convergência nas soluções empregues. Os carros eléctricos não têm nada de amador.
O que provocou estranheza no Leaf foi o facto da limitação surgir antes da bateria estar quente demais. Claramente, ele estima o calor que vai ser gerado durante o carregamento completo e corta por antecipação, certamente para optimizar o tempo de carregamento.
O que provocou estranheza no Leaf foi o facto da limitação surgir antes da bateria estar quente demais. Claramente, ele estima o calor que vai ser gerado durante o carregamento completo e corta por antecipação, certamente para optimizar o tempo de carregamento.
Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas
Sinceramente pensei que o arrefecimento dos Teslas fosse mais eficaz, sei que tiveram muita preocupação com isso no model3 e ganharam mais eficiência aumentando a área de contacto, mas nunca pensei que fosse assim.
No Ioniq também se nota nos carregamentos rápidos?
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Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas
Atenção que carregar a 125 ou a 200+ A é completamente diferente... Em Chademo 125A nunca veremos um Tesla a limitar, a não ser como no ENVE após uma série de arranques num P100D...
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Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas
Conforme o ponto de vista, 94kw estão para um Tesla de 80 kWh como os 47kW estão para um LEAF de 40kWh, ou seja, não falo do que temos, falo é da capacidade de arrefecimento, isto não me tiraria o sono se estivesse comprador, tal como a questão do LEAF também não me tirou o sono, simplesmente pensei que era mais eficaz em termos de arrefecimento, gostava de ver este mesmo teste no 3, para ver se será muito diferente.
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Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas
Sim, mas o IONIQ corta a potência de carregamento só depois da bateria ter aquecido, como acontece com o Leaf 30. Ou seja, tem uma estratégia gananciosa, como o Leaf 30 e ao contrário do Leaf 40.
No IONIQ, já levei a temperatura da bateria aos 47 graus umas duas ou três vezes e observei a potência (temos um PID, Maximum Charge Power) limitada a 50kW ou algo assim, mas que num carregador de 50kW, não se nota diferença, mas se estivesse a carregar num de 100kW teria notado. Para cortar abaixo de 50kW a temperatura da bateria tem de chegar aos 50 graus.
A estratégia do Leaf 40, explica-se assim: deve haver qualquer coisa supra-linear com o aquecimento, então é como a questão da velocidade. Faltam 200km para Lisboa, e vou a andar a 120km/h, às tantas descubro que não tenho bateria para chegar lá, e sou obrigado a reduzir para 50km/h. Facilmente conclúo que se tivesse ido a 90km/h desde o início teria conseguido chegar a Lisboa em menos tempo. É o que faz o Leaf 40.
E o único contra da estratégia do Leaf 40 é este: ele vai a 90km/h porque fez a conta e sabe que a 120km/h não consigo chegar a Lisboa, o problema é que eu não tenho maneira de dizer ao carro que vou sair antes, não vou para Lisboa, apenas para Setúbal, pode ir a 120km/h à vontade. Aí, eles escolheram manter o carro simples. Num Tesla ou no Kauai/Niro há a possibilidade de indicar até onde pretendemos carregar, e isso permite o carro fazer uma decisão melhor.
PS: A estratégia mais elaborada do Leaf 40 também se justifica com a capacidade da bateria. Se vai carregar mais energia, vai também gerar mais calor, e isto no mesmo espaço sensivelmente que as versões anteriores.
Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas
Pois, são pontos de vista, eu prefiro o método mais conservador.
Alem disso, antes de comprar já se sabe o funcionamento da coisa, ou devia, é pena os vendedores não contarem tudo aquando da venda, ou por falta de informação ou por ganancia mesmo.
Sinceramente não sabia que o Ioniq deixava as baterias irem a valores tão altos de temperatura, ainda gostava de ver numa situação dessas qual a real temperatura no núcleo das baterias mais quentes.
Alem disso, antes de comprar já se sabe o funcionamento da coisa, ou devia, é pena os vendedores não contarem tudo aquando da venda, ou por falta de informação ou por ganancia mesmo.
Sinceramente não sabia que o Ioniq deixava as baterias irem a valores tão altos de temperatura, ainda gostava de ver numa situação dessas qual a real temperatura no núcleo das baterias mais quentes.
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Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas
Eu estava a evitar entrar numa de competição... Mas é muito raro no IONIQ, com carregamento em 50kW, que a temperatura vá além dos 42°C. Estava a falar de situações de múltiplos CRs no mesmo dia, nos dias quentes, situações como há no meu DB... Julgo que já vi ocorrer 50°C em screenshots do LS.
Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas
Não sei porque a discussão de um tema destes possa ser considerado de competição.
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