Postos de carga rápida
-
- Mensagens: 230
- Registado: 31 out 2017, 16:38
- Data de fabrico: 01 out 2016
- Capacidade bateria: 12 barras
Re: Postos de carga rápida
Das vezes que apanhei uber, nunca vi nada desse género. A ideia com que fiquei foi de que eles proprios impoem regras uns aos outros por causa do tempo (o max 30 mins é quase religioso ) e cada um que chegou esperou mais ou menos tranquilamente por vez.
Eu diria que (com exceção de utilizar um recurso publico que tinha outro objetivo) o único comportamento “abusivo” que eu vi é mesmo a utilizacao do grupo para gerirem quantos esperam em cada carregador e assim se distribuirem para esperar menos tempo. Mas não é mais ou menos isso uma das utilidades do eletromaps e afins, com os check-ins? No fundo a única atitude que me parece censurável é fazerem isso num grupo privado e não numa ferramenta disponivel para todos, onde todos poderíamos ver o mesmo.
Eu diria que (com exceção de utilizar um recurso publico que tinha outro objetivo) o único comportamento “abusivo” que eu vi é mesmo a utilizacao do grupo para gerirem quantos esperam em cada carregador e assim se distribuirem para esperar menos tempo. Mas não é mais ou menos isso uma das utilidades do eletromaps e afins, com os check-ins? No fundo a única atitude que me parece censurável é fazerem isso num grupo privado e não numa ferramenta disponivel para todos, onde todos poderíamos ver o mesmo.
DB do UFA - viewtopic.php?f=56&t=7372
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Postos de carga rápida
É que se é só isso, a utilização que fazem é legítima, os postos são públicos... Eles não têm a culpa que os PCRs não sejam pagos....
Lá se são muitos... Enfim, é ridículo, Lisboa com os VEs que tem, tem 2 PCRs ou lá o que é...
Lá se são muitos... Enfim, é ridículo, Lisboa com os VEs que tem, tem 2 PCRs ou lá o que é...
É legítimo argumentar que estão mais à frente. O electromaps não diz quantas pessoas estão à espera... E eles se calhar já vêm usando este sistema há mais tempo. Quanto à regra que impõem de 30' ou 90%, está mais que certo, claro.
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Postos de carga rápida
O panorama dos PCR em Lisboa apresenta-se assim no mapa da Mobi.e
Reparem que para o mapa da Mobi.e existe neste momento 27 PCRs
No Electromaps o panoroma é ligeiramente diferente.
A respeito do nº de PCRs no mapa da Mobi.e, ainda ontem eram 29. Aparentemente estão a desaparecer do mapa.
Reparem que para o mapa da Mobi.e nem sequer há PCRs no Porto.
Reparem que para o mapa da Mobi.e existe neste momento 27 PCRs
No Electromaps o panoroma é ligeiramente diferente.
A respeito do nº de PCRs no mapa da Mobi.e, ainda ontem eram 29. Aparentemente estão a desaparecer do mapa.
Reparem que para o mapa da Mobi.e nem sequer há PCRs no Porto.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 143
- Registado: 09 set 2016, 14:20
- Data de fabrico: 01 jul 2013
- Capacidade bateria: 60 Ah
Re: Postos de carga rápida
Por essas e por outras é que só existe uma marca de carros elétricos no mundo e pensa em todo o ecossistema.
Como é possível haver locais com vários carregadores rápidos que não estão ligados a mobie com downtime aproximado de 0? e os carregadores rápidos ligados á mobie sempre em baixo.
Como é possível haver locais com vários carregadores rápidos que não estão ligados a mobie com downtime aproximado de 0? e os carregadores rápidos ligados á mobie sempre em baixo.
-
- Mensagens: 2505
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Re: Postos de carga rápida
Há uns tempos atrás andava aí uma pessoa muito "electrizada" com os meus posts e que prometia que em breve haveria novidades, mas eram segredo dos deuses, etc, etc...
Pelos vistos ia mesmo haver novidades:
- PCR a desaparecer do mapa da mobie
- PCR a serem desligados
- Pagamentos sucessivamente adiados
E mais não digo, senão lá volta ele a acusar-me de difamação
Pelos vistos ia mesmo haver novidades:
- PCR a desaparecer do mapa da mobie
- PCR a serem desligados
- Pagamentos sucessivamente adiados
E mais não digo, senão lá volta ele a acusar-me de difamação
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Postos de carga rápida
O mapa da Mobi.E hoje já apresenta 28 PCRs... (mais 1 que ontem)
Esperemos que agora seja sempre a aumentar até aparecerem todos...
https://www.mobie.pt/map
Esperemos que agora seja sempre a aumentar até aparecerem todos...
https://www.mobie.pt/map
-
- Mensagens: 2505
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Re: Postos de carga rápida
Escolhe a opção apenas disponíveis, que logo vês como o cenário fica
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6364
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Postos de carga rápida
Calha bem que o PCR que apareceu parece-me ser o de Vilar de Andorinho, que está fora de serviço apenas há alguns 2 anos
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
Re: Postos de carga rápida
Viva,
Tenho lido que os postos de carga rápida serão no futuro todos DC (CCS Combo) e que os tipo 2 (Mennekes) só irão até 22kW.
Uma vez que um carro que aceite 22 pode-se ligar a um de 43 (embora só vá aproveitar 22) porque é que não serão todos 43kW em vez de 22 (ficam a dar para 2 casos em vez de um)?
É porque há poucos carros a aceitar estes 43kW AC? Só os Zoe Q210 e Q90 têm suporte para isto?
Agradecido.
Tenho lido que os postos de carga rápida serão no futuro todos DC (CCS Combo) e que os tipo 2 (Mennekes) só irão até 22kW.
Uma vez que um carro que aceite 22 pode-se ligar a um de 43 (embora só vá aproveitar 22) porque é que não serão todos 43kW em vez de 22 (ficam a dar para 2 casos em vez de um)?
É porque há poucos carros a aceitar estes 43kW AC? Só os Zoe Q210 e Q90 têm suporte para isto?
Agradecido.
- Nonnus
- Mensagens: 3001
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Postos de carga rápida
Usar grandes potencias em AC (corrente alterna) são poucas as marcas que usam, porque além de aumentar a complexidade do carregamento, as perdas são maiores.
Os VE´s funcionam em DC (corrente continua), se o carro carregar em AC vai necessitar de fazer a conversão de AC para DC. Se um carro como a maioria carregar em DC a corrente "entra directamente" na bateria sem necessidade de uma conversão.
Os carregamentos AC são utilizados pelas outras marcas para carregamentos de baixa potencia (por exemplo até 7.4kWh) que por norma utilizamos nas nossas casas, mas por algum motivo, que eu não sei qual é, a Renault usa AC para carregamentos normais e rápidos.
Como são poucas as marcas de automóveis que adoptaram este tipo de carregamento, algumas marcas de PCR´s não incluem carregamento AC43.
Em relação a tua questão de não serem todos de 43, respondo-te com outra pergunta. Porque é que os carregamentos em DC em vez de serem a 50kW não são todos a 100kW? Porque é que em vez de termos apenas um PCR numa determinada zona não temos 4 ou 5?
Montar um PCR com potencias altas não é só puxar uma extensão e ligar, há todo um processo moroso e caro para permitir esse tipo de potencias.
Os VE´s funcionam em DC (corrente continua), se o carro carregar em AC vai necessitar de fazer a conversão de AC para DC. Se um carro como a maioria carregar em DC a corrente "entra directamente" na bateria sem necessidade de uma conversão.
Os carregamentos AC são utilizados pelas outras marcas para carregamentos de baixa potencia (por exemplo até 7.4kWh) que por norma utilizamos nas nossas casas, mas por algum motivo, que eu não sei qual é, a Renault usa AC para carregamentos normais e rápidos.
Como são poucas as marcas de automóveis que adoptaram este tipo de carregamento, algumas marcas de PCR´s não incluem carregamento AC43.
Em relação a tua questão de não serem todos de 43, respondo-te com outra pergunta. Porque é que os carregamentos em DC em vez de serem a 50kW não são todos a 100kW? Porque é que em vez de termos apenas um PCR numa determinada zona não temos 4 ou 5?
Montar um PCR com potencias altas não é só puxar uma extensão e ligar, há todo um processo moroso e caro para permitir esse tipo de potencias.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km