

Postos de Carregamento impossíveis para Zoe
- BrunoAlves
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Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe
Precisamente. Um VE que carrega em DC tem toda a interferência da electrónica de potência do PCR. O Zoe usa um contactor e um medidor de energia 

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe
Existem mais carros sem DC que usam a tomada de Palmela sem problema; mercedes B, smart, i3 sem carga rápida, tesla roadster, tesla s e x sem adaptador, todos usam a mennekes sem problema menos o zoe. Basta ler os comentários no electromaps. O problema maior diria que nem é o posto de Palmela, porque esse já quase todos sabem que não funciona no zoe, o problema é fazer viagens grandes com a incerteza se a vulgar tomada schuko vai funcionar no destino, ou mesmo o pcn.migle Escreveu: ↑17 ago 2018, 11:18Bem, se não serve a Zoes, serve a quem? Outros carros só se quiserem matar muito tempo, ou então se trabalharem na Via Verde. O operador fica contente de ter uma tomada que ninguém pode aproveitar? Porque está cheia de ruído mas ainda dentro das normas (ou seja, não é culpa sua)?
Como já referido, em cerca de metade da Noruega o carro não carrega, conseguem sequer pensar em culpar a rede ou o fabricante? Se todos lá carregam menos os zoe parece-me não ter discussão.
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Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe
Hoje a tarde soube que estava um zoe na A5 e também não carregava. Eu continuo a achar que não é da rede.
Há requisitos mínimos que devem ser cumpridos tanto em variações de tensão, distorção harmónica, etc etc etc e era muita coincidência o problema ser comum a meio mundo
Há requisitos mínimos que devem ser cumpridos tanto em variações de tensão, distorção harmónica, etc etc etc e era muita coincidência o problema ser comum a meio mundo
- migle
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Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe
Ou têm muito tempo livre, ou é por o PCR ser suficientemente próximo de Palmela. Mas o desejável é que aquela tomada seja usada para carregamento rápido.
Não, o Zoe usa corrente AC. Põem ali um contactor e medidor de energia, mas talvez isso não seja naquele sitio suficiente para satisfazer o IEC 61851, que é o padrão que rege o carregamento de um VE.
Se na Noruega pusessem apenas um contactor, o Zoe não poderia carregar em lado nenhum.
- mjr
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Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe
O que o Bruno Alves disse é que ao nível da potência apenas é necessário um contactor para ligar o AC da rede pública para o carro.
Se para o Zoe carregar for preciso mais, por exemplo com um conversor caríssimo AC/AC, para eliminar problemas da rede pública, é algo que o operador poderá decidir mais tarde quando for a pagar. Fazer esse investimento neste momento claramente não se justifica.
Se para o Zoe carregar for preciso mais, por exemplo com um conversor caríssimo AC/AC, para eliminar problemas da rede pública, é algo que o operador poderá decidir mais tarde quando for a pagar. Fazer esse investimento neste momento claramente não se justifica.
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- migle
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Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe
E o que é que eles fazem na Noruega com a terra, alguma ideia? Certamente não é algo tão caro como filtrar ruído. Talvez ajudasse nos outros postos que só funcionam quando chove...
Dizer que não se justifica... Por essa perspectiva, podíamos dizer que os carregadores DC (caríssimos) também não se justificam... O Zoe é só um modelo, no meio de meia-duzia.
Mas desculpem, eu não quero teimar. Só me pareceu que não dá para responsabilizar o Zoe só porque o carregador Efacec está a funcionar tal como foi desenhado e porque há outros carros que carregam em lento nessas tomadas.
Dizer que não se justifica... Por essa perspectiva, podíamos dizer que os carregadores DC (caríssimos) também não se justificam... O Zoe é só um modelo, no meio de meia-duzia.
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- mjr
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Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe
Na Noruega provavelmente unem o neutro à terra no posto. No ENVE do Porto foi suficiente, mas claro que assim fica o utilizador à mercê do RCD.
Eu entendo o que dizes, mas basta perceber como os postos foram concessionados para ver que enquanto não for a pagar os operadoras não vão gastar um cêntimo para resolver o problema do Zoe.
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Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe
Quais normas?BrunoFonseca Escreveu: ↑17 ago 2018, 12:45Mas será q o carregador da efacec cumpre mesmo todas as normas?Gameiro101 Escreveu: ↑17 ago 2018, 12:20
Se o Zoe tem problemas noutros países, onde todos os outros carregam, como o PCR de Palmela, se calhar o problema esta mesmo no Zoe, por ser menos "permissivo", se o PCR/instalação cumprir as normas aplicáveis, o problema tem sim de ser resolvido por parte da Renault.
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Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe
Duvido que a norma na parte que concerne a carregamento AC obrigue o posto a corrigir “problemas” na rede.
Aliás, se para que o ZOE carregue em AC for necessário equipamento dispendioso (conversores AC/AC), isso elimina toda a lógica por trás do carregador camaleão, que é não ser necessário dispendiosos conversores AC/DC de potência. Se assim fosse mais valia vir equipado com DC e ser potencialmente bem mais barato e seguro.
Aliás, se para que o ZOE carregue em AC for necessário equipamento dispendioso (conversores AC/AC), isso elimina toda a lógica por trás do carregador camaleão, que é não ser necessário dispendiosos conversores AC/DC de potência. Se assim fosse mais valia vir equipado com DC e ser potencialmente bem mais barato e seguro.
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