Diário de Bordo - Fil
Re: Diário de Bordo - Fil
Bom, aproveitando o tempo mais quente, decidimos dar umas voltas pelo Alentejo e Algarve. Já conhecíamos bem algumas das zonas, apesar de ter passado anos desde as últimas visitas, o que nos levou a ter surpresas bem agradáveis. Não há muito a descrever, foram 1100 klms de puro prazer (como sempre). Os únicos postos públicos usados foram os das AE, onde fizemos 3 CR's, 1 para sul em Alcácer, e Aljustrel e Alcácer para norte. Consumo médio da viagem 0.12kWh/100. De notar que o meu carro só tem 10 barras e 16.5kWh a 100%, segundo o Leafspy.
Decidimos fazer pelo percurso que mais gostamos, a costa vicentina, fomos até ao pcr de Alcácer e seguimos directos para Vila Nova de Milfontes, fizemos alguns desvios, mas percorremos 130 klms sem carga intermédia. Chegada a Vila Nova de Milfontes, sem grande ciência, condução entre os 70/80 klm/h em nacionais e abaixo disso quando o limite não o permitia. Pernoitámos por lá e carregámos no alojamento, com marcação efectuada no próprio dia.
O que encontrámos por lá não foi muito bom em termos de postos, já evoluiu é certo, mas ainda nada funciona ;
No dia seguinte seguimos para Lagos, fomos ao intermarché, carregámos por lá e fizemos bastantes compras, aproveitámos ainda para almoçar. Foram cerca de 90 klms até lá, quase sempre pela costa vicentina, bom demais! Estes percursos são quase planos, não metem medo a ninguém, especialmente com temperatura amena. Só no primeiro troço é que vimos bateria fraca, e chegámos com 2kWh. Só parámos porque queríamos almoçar e fazer algumas compras, porque tínhamos energia para fazer seguido para o destino final.
https://www.electromaps.com/puntos-de-r ... rche-lagos
Seguimos para o Carvoeiro, onde ficámos durante uns dias, mais uma vez marcámos no próprio dia, perguntando sempre pela tomada doméstica. Tudo pacífico e sempre bem recebidos em todo o lado. Antes e depois vimos a natureza no seu expoente máximo, fizemos dezenas de klms a pé. nos vários passadiços ou em trilhos bem definidos. Simplesmente fantástico! Ficam algumas fotos para os apreciadores:
Não tínhamos nada planeado inicialmente, portanto fomos lendo e pesquisando à medida que íamos avançando, por isso decidimos ir a Alvor onde pernoitámos uns dias e sempre com tomada à espera:
Decidimos entretanto ir a Alte, à cascata queda do Vigário, nesse dia percorremos cerca de 110 klms em passeio, mas como a tomada estava sempre assegurada nos hotéis, nada havia a temer.
Fomos a Estômbar, onde temos o sítio das fontes:
Entretanto decidimos ir a Monchique, ao parque da mina, local muito giro para se visitar em família http://www.parquedamina.pt/ :
Fomos de Alvor ao parque da mina, visitámos Monchique de ponta a ponta. Tivemos a sorte de ter sido antes dos incêndios, provavelmente algumas das coisas que aqui estou a colocar já não estão em condições, infelizmente.
Termas de Monchique:
Decidimos ficar numa antiga pousada, agora nomeada country club junto à barragem de Santa Clara. Aqui sim, tivemos de subir até aos 500 metros, mas nada de assustador, eram apenas 100 klms e teriam de ser feitos a velocidades baixas, até porque boa parte do percurso é curva atrás de curva no meio da montanha. Mais uma vez, simpatia máxima da parte do pessoal e tomada schuko à espera:
No dia seguinte fizemos o caminho de regresso, indo directo ao pcr de Aljustrel e de seguida ao de Alcácer, carregando apenas até aos 80% em ambos.
E assim perfizemos os 1100 klms. De notar também que o meu carro conta com 82 mil klms neste momento, é de 2012 e como já referido tem 10 barras e cerca de 50Ahr (chegou-nos às mãos com cerca de 4 mil klms em 2014). Nunca andei tanto de carro na vida
Muitos e bons klms a todos. Usufruam do nosso fantástico país a bordo dos VE's.
Qualquer dúvida disponham.
PS: Tenho centenas de fotos, vou deixar mais algumas na dropbox para quem estiver interessado. https://www.dropbox.com/sh/ypx0id4ijh9n ... qJpda?dl=0
Decidimos fazer pelo percurso que mais gostamos, a costa vicentina, fomos até ao pcr de Alcácer e seguimos directos para Vila Nova de Milfontes, fizemos alguns desvios, mas percorremos 130 klms sem carga intermédia. Chegada a Vila Nova de Milfontes, sem grande ciência, condução entre os 70/80 klm/h em nacionais e abaixo disso quando o limite não o permitia. Pernoitámos por lá e carregámos no alojamento, com marcação efectuada no próprio dia.
O que encontrámos por lá não foi muito bom em termos de postos, já evoluiu é certo, mas ainda nada funciona ;
No dia seguinte seguimos para Lagos, fomos ao intermarché, carregámos por lá e fizemos bastantes compras, aproveitámos ainda para almoçar. Foram cerca de 90 klms até lá, quase sempre pela costa vicentina, bom demais! Estes percursos são quase planos, não metem medo a ninguém, especialmente com temperatura amena. Só no primeiro troço é que vimos bateria fraca, e chegámos com 2kWh. Só parámos porque queríamos almoçar e fazer algumas compras, porque tínhamos energia para fazer seguido para o destino final.
https://www.electromaps.com/puntos-de-r ... rche-lagos
Seguimos para o Carvoeiro, onde ficámos durante uns dias, mais uma vez marcámos no próprio dia, perguntando sempre pela tomada doméstica. Tudo pacífico e sempre bem recebidos em todo o lado. Antes e depois vimos a natureza no seu expoente máximo, fizemos dezenas de klms a pé. nos vários passadiços ou em trilhos bem definidos. Simplesmente fantástico! Ficam algumas fotos para os apreciadores:
Não tínhamos nada planeado inicialmente, portanto fomos lendo e pesquisando à medida que íamos avançando, por isso decidimos ir a Alvor onde pernoitámos uns dias e sempre com tomada à espera:
Decidimos entretanto ir a Alte, à cascata queda do Vigário, nesse dia percorremos cerca de 110 klms em passeio, mas como a tomada estava sempre assegurada nos hotéis, nada havia a temer.
Fomos a Estômbar, onde temos o sítio das fontes:
Entretanto decidimos ir a Monchique, ao parque da mina, local muito giro para se visitar em família http://www.parquedamina.pt/ :
Fomos de Alvor ao parque da mina, visitámos Monchique de ponta a ponta. Tivemos a sorte de ter sido antes dos incêndios, provavelmente algumas das coisas que aqui estou a colocar já não estão em condições, infelizmente.
Termas de Monchique:
Decidimos ficar numa antiga pousada, agora nomeada country club junto à barragem de Santa Clara. Aqui sim, tivemos de subir até aos 500 metros, mas nada de assustador, eram apenas 100 klms e teriam de ser feitos a velocidades baixas, até porque boa parte do percurso é curva atrás de curva no meio da montanha. Mais uma vez, simpatia máxima da parte do pessoal e tomada schuko à espera:
No dia seguinte fizemos o caminho de regresso, indo directo ao pcr de Aljustrel e de seguida ao de Alcácer, carregando apenas até aos 80% em ambos.
E assim perfizemos os 1100 klms. De notar também que o meu carro conta com 82 mil klms neste momento, é de 2012 e como já referido tem 10 barras e cerca de 50Ahr (chegou-nos às mãos com cerca de 4 mil klms em 2014). Nunca andei tanto de carro na vida
Muitos e bons klms a todos. Usufruam do nosso fantástico país a bordo dos VE's.
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PS: Tenho centenas de fotos, vou deixar mais algumas na dropbox para quem estiver interessado. https://www.dropbox.com/sh/ypx0id4ijh9n ... qJpda?dl=0
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Re: Diário de Bordo - Fil
Espetáculo, excelente viagem!
- BrunoAlves
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Re: Diário de Bordo - Fil
Awesum
Excelente relato e passeata Fil
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
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Re: Diário de Bordo - Fil
Fil sempre em grande é a fazer ver aos mais céticos. Vão dizer que tens paciência e tempo para isso, ainda bem que a tens.
Forte abraço.
Forte abraço.
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Re: Diário de Bordo - Fil
É Pah Muito Bom
Parabéns, mais uma excelente prova dos VE's fora "das Cidades"
Parabéns, mais uma excelente prova dos VE's fora "das Cidades"
Ex-Proprietário de Nissan Leaf 24KWh desde: 04 de Maio de 2018 até Julho/21
1º Ano Eléctrico - 21.000kms
2º Ano Eléctrico - 22.500kms
3º Ano Eléctrico - 16.000kms
Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022
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Re: Diário de Bordo - Fil
E quando pensamos que já conhecemos o Algarve (ou Portugal) aparecem esses recantos que nos surpreendem.
Bela reportagem e bons conselhos sobre como fazer turismo de VE.
Ao reservar o alojamento há que escolher o regime de PC (Pensão completa, com Kws noturnos para o carro).
Bela reportagem e bons conselhos sobre como fazer turismo de VE.
Ao reservar o alojamento há que escolher o regime de PC (Pensão completa, com Kws noturnos para o carro).
- brunoa
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- Registado: 28 fev 2018, 15:21
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Re: Diário de Bordo - Fil
Boa tarde,
Antes de mais felicitar-te mais uma vez pelos excelentes relatos e reportagens fotográficas, assim como pela ousadia de aventurar por um pais ainda não preparado convenientemente para os BEV's.
Agora a pergunta fulcral para o teu post:
O que me falta aprender para lá chegar (130km)!
Antes de mais felicitar-te mais uma vez pelos excelentes relatos e reportagens fotográficas, assim como pela ousadia de aventurar por um pais ainda não preparado convenientemente para os BEV's.
Agora a pergunta fulcral para o teu post:
Como?Fil Escreveu: ↑29 ago 2018, 18:29De notar que o meu carro só tem 10 barras e 16.5kWh a 100%, segundo o Leafspy.
Decidimos fazer pelo percurso que mais gostamos, a costa vicentina, fomos até ao pcr de Alcácer e seguimos directos para Vila Nova de Milfontes, fizemos alguns desvios, mas percorremos 130 klms sem carga intermédia.
O que me falta aprender para lá chegar (130km)!
Bruno R. Almeida
Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km
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Re: Diário de Bordo - Fil
Obrigado a todos pelo apoio, vocês são impecáveis
Ogadiv, de facto tive tempo, nas férias costuma acontecer , o curioso, e tu sabes isso tão bem ou melhor que eu, é que tirando nos pcrs não esperei pelo carro nem 1 segundo. Há pessoal que será sempre céptico, nem que seja apenas por teimosia. Graças a Deus que nós já percebemos como as coisas funcionam
Brunoa não fiz nada de especial, não fiz acelerações bruscas, andei sempre com 2 ou 3 bolas de potência no máximo e entre os 70/80 klm/h a maioria do tempo. Como o percurso é quase todo plano é fácil, tanto que nem cheguei a bateria muito fraca. Penso que é apenas uma questão de experiência e de conhecimento dos limites do leaf. Desde que a tomada esteja garantida no destino, não há localização que meta medo. Para não esperarmos por ele é garantirmos que carrega sempre que pára. Não noto diferença para o tempo de viagem que fazia com ci's, mas isso somos nós que raramente fazemos 300 klms sem parar, não nos agrada, é uma seca e gostamos de ver coisas diferentes pelo caminho. Só por necessidade. Para nós, as férias nunca são de ir do ponto A ao B e ficar lá 15 dias, mas para a maioria das pessoas é essa a realidade.
Resumindo, o truque é perceber bem o leafspy, o que o carro oferece e a altimetria (uso uma app chamada elevation profile), dessa forma sabemos logo a velocidade que podemos manter e se chegamos com margem suficiente. São as viagens que mais gosto, se pudesse andava nisto o tempo todo, especialmente porque me custam zero ou perto disso.
Ogadiv, de facto tive tempo, nas férias costuma acontecer , o curioso, e tu sabes isso tão bem ou melhor que eu, é que tirando nos pcrs não esperei pelo carro nem 1 segundo. Há pessoal que será sempre céptico, nem que seja apenas por teimosia. Graças a Deus que nós já percebemos como as coisas funcionam
Curiosamente nem 1 cêntimo me pediram, nem quiseram ver o contador. Em alguns locais até me pediram informações sobre como colocar pontos de carga. A dica da pc para o carro é no entanto boaZEdaCaparica55 Escreveu: ↑30 ago 2018, 10:56E quando pensamos que já conhecemos o Algarve (ou Portugal) aparecem esses recantos que nos surpreendem.
Bela reportagem e bons conselhos sobre como fazer turismo de VE.
Ao reservar o alojamento há que escolher o regime de PC (Pensão completa, com Kws noturnos para o carro).
Brunoa não fiz nada de especial, não fiz acelerações bruscas, andei sempre com 2 ou 3 bolas de potência no máximo e entre os 70/80 klm/h a maioria do tempo. Como o percurso é quase todo plano é fácil, tanto que nem cheguei a bateria muito fraca. Penso que é apenas uma questão de experiência e de conhecimento dos limites do leaf. Desde que a tomada esteja garantida no destino, não há localização que meta medo. Para não esperarmos por ele é garantirmos que carrega sempre que pára. Não noto diferença para o tempo de viagem que fazia com ci's, mas isso somos nós que raramente fazemos 300 klms sem parar, não nos agrada, é uma seca e gostamos de ver coisas diferentes pelo caminho. Só por necessidade. Para nós, as férias nunca são de ir do ponto A ao B e ficar lá 15 dias, mas para a maioria das pessoas é essa a realidade.
Resumindo, o truque é perceber bem o leafspy, o que o carro oferece e a altimetria (uso uma app chamada elevation profile), dessa forma sabemos logo a velocidade que podemos manter e se chegamos com margem suficiente. São as viagens que mais gosto, se pudesse andava nisto o tempo todo, especialmente porque me custam zero ou perto disso.
- brunoa
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Re: Diário de Bordo - Fil
Acredito que sim, mas a minha viagem para V. N. Milfontes, como menos km foi de colocar o suor em bica.Fil Escreveu: ↑30 ago 2018, 15:54Brunoa não fiz nada de especial, não fiz acelerações bruscas, andei sempre com 2 ou 3 bolas de potência no máximo e entre os 70/80 klm/h a maioria do tempo. Como o percurso é quase todo plano é fácil, tanto que nem cheguei a bateria muito fraca. Penso que é apenas uma questão de experiência e de conhecimento dos limites do leaf.
viewtopic.php?f=56&t=7121&start=90
Agora 130km os 109,7km feitos já me iam deixando a beira de um esgotamento.
Questiono isso porque as características dos nossos Leaf não são muito diferentes 16.5kWh vs 15,17kWh.
Bruno R. Almeida
Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km
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Re: Diário de Bordo - Fil
Já havia lido o teu db. Admito que não percebo nem percebi a tua dificuldade, aliás, como várias que aqui vejo no fórum, relativas aos novos utilizadores. Quase 1.5 kWh de diferença de capacidade também é bastante, especialmente em baterias pequenas, no entanto, acho que a grande diferença aqui é a experiência, não vejo outra razão. Repara que os utilizadores mais experientes fazem viagens pelo país todo e não vão a 20klm/h como alguns acham, usam é a bateria quase toda e isso faz toda a diferença. Atenção que a temperatura exterior, pressão certa nos pneus e peso no carro, contam e muito.