Devias querer escrever TMS em vez de BMS, não?mafgod Escreveu: ↑11 set 2018, 15:04A resepito do arrefecimento das baterias, ainda não vi provas reais em como ter um BMS evita a degradação , e a evitar, em quanto evita.
Leio relatos de ZOEs e Teslas e estes também tem degradação..... menos que um Leaf? Degradação real? Não sei se terão assim tão menos. (Bateria lagarto e superior, a dos MK1 esqueçam ...)
Tenho também o Leaf40 e, quando fui ao Algarve, só me apercebi do rapidagate na vinda onde demorei um pouco mais a carga.
Se tivesse um BMS, caregaria mais rápido e mantinha-as mais frescas.
Se eu gostava de ter um BMS? Se fosse pelo preço que paguei pelo atual sim.
Se eu acho imprecindívle? Não.
Se acho que deveria de ter? Sim acho, mas mais para evitar o rapidgate.
A respeito da autonomia, pode ser uma falsa questão.
Tu num ICE quantos Kms fazes de seguida sem parar?
Se for umas 2h, á velocidade máxima legal, são 240kms.... o novo Leaf40 faz isso na "boa".
Se fizeres mais, já estás a por em perigo a tua vida e dos outros através da fadiga....
E uma paragem de 30min é o suficiente para te dar uma boa folga para o proximo trajeto.
Portanto, no nosso "pequeno" país, a autonomia de um VE com 40kWh, é mais que suficiente para 99,9% das vezes, assim haja PCRs a funcionar!
Preferia no meu Leaf40 ter carregamento trifásico de 22kWh (ou mesmo 11kWh) do que um BMS.
Nota, faço poucas grandes viagens por ano....
É que BMS todos têm.