
Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Para mim, pelo menos nesta fase, PCR só faz sentido sem mennekes.
A mennekes na fase piloto, está no topo das coisas que mais contribuiram para as más experiências ocorridas, com muita gente a utilizar o PCR para fazer cargas lentas, desvirtuando completamente o "carregamento rápido" e o investimento disponibilizado.
A mennekes na fase piloto, está no topo das coisas que mais contribuiram para as más experiências ocorridas, com muita gente a utilizar o PCR para fazer cargas lentas, desvirtuando completamente o "carregamento rápido" e o investimento disponibilizado.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
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- BrunoFonseca
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Para mim a solução é fácil. Por cada PCR (entre 50 kW e 350) que instalas pões lá ao lado um PCN de 22 kW.
A ideia de se ter apenas 2 ou 4 tomadas é ridícula.
As infraestruturas devem ser do tipo dos Supercarregadores da Tesla. 10 ou mais tomadas, e de preferência em zonas onde tenhas algo para fazer, como comer ou fazer compras... Já nas AE, independentemente se põem Mennekes nos PCR ou num PCN, estas têm obrigatoriamente que existir.
Empiricamente, eu diria que o custo para colocar um PCN de 22 junto de um PCR de 50 não será muito elevado, pois a maior fatia da empreitada será mesmo em trabalhos (vala, cablagem, infraestrutura eléctrica (de preferência painéis solares) e o dito PCR)
A ideia de se ter apenas 2 ou 4 tomadas é ridícula.
As infraestruturas devem ser do tipo dos Supercarregadores da Tesla. 10 ou mais tomadas, e de preferência em zonas onde tenhas algo para fazer, como comer ou fazer compras... Já nas AE, independentemente se põem Mennekes nos PCR ou num PCN, estas têm obrigatoriamente que existir.
Empiricamente, eu diria que o custo para colocar um PCN de 22 junto de um PCR de 50 não será muito elevado, pois a maior fatia da empreitada será mesmo em trabalhos (vala, cablagem, infraestrutura eléctrica (de preferência painéis solares) e o dito PCR)
- migle
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Quando a Mennekes não ocupa a tomada DC não tem problema nenhum.
Mas BrunoFonseca, baixa a potência contratada. Se tens uma puxada nova, o contador é electrónico, ninguém te chateia. É só um telefonema. Se daqui a uma semana os PCNs começarem a ser pagos, telefonas outra vez.
Mas BrunoFonseca, baixa a potência contratada. Se tens uma puxada nova, o contador é electrónico, ninguém te chateia. É só um telefonema. Se daqui a uma semana os PCNs começarem a ser pagos, telefonas outra vez.
- VETL
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Prejudica os zoe's, principalmente os de carga rápida.

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- migle
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Bem, qualquer tomada Mennekes está sujeita a ser ocupada por um carro a carregar a 3 ou 4kW...
- BrunoFonseca
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Estamos a falar de uma diferença de 5,87€ por mês, entre poder carregar a 3,4 ou a 6,8.migle Escreveu: ↑12 set 2018, 21:32Quando a Mennekes não ocupa a tomada DC não tem problema nenhum.
Mas BrunoFonseca, baixa a potência contratada. Se tens uma puxada nova, o contador é electrónico, ninguém te chateia. É só um telefonema. Se daqui a uma semana os PCNs começarem a ser pagos, telefonas outra vez.
Hum... 2 receios: o primeiro é necessitar carregar rápido numa emergência, o 2º está relacionado com o facto de demorar mais tempo a carregar e ter que ser obrigado a chegar até ao carro antes das 8h00 da manha para terminar a carga, por forma a não carregar em Fora de Vazio. O agendamento do carregamento apenas dá para configurar a hora de inicio.
- migle
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Hum... Isso naqueles dias em que gastas mais de 34kWh....
Mas claro, para uma eventualidade, faz sentido. E comparando com a gasolina, tudo faz sentido.
Mas claro, para uma eventualidade, faz sentido. E comparando com a gasolina, tudo faz sentido.
- BrunoFonseca
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Ontem (31/10/2018) tive a visão daquilo que será o futuro dos PCNs até se iniciar a cobrança
Por volta das 21h30 dirigi-me ao Sintra Fórum para comer qualquer coisa e aproveitar para carregar o carro. Quando lá cheguei estavam a carregar (nas 4 tomadas 22kW):
1 Zoe Delta
1 Tesla MS
2 Zoe (Uber)
Em espera:
1 Nissan EV 200
3 Zoe (Uber)
É claro que não fiquei à espera e como apenas tinha menos de 40Km de autonomia fui por o meu Zoe à carga na minha garagem onde tem um quadro dedicado e WB de 7,4kW. Como ainda não dei muito uso aquilo fiz alguma confusão e deixei a WB na potência mínima, isto é, carregou como se estivesse ligado a um shuko.
Agora vamos a contas (note-se que tenho um contrato de energia com 6,9kVA dedicado apenas para carregar o carro), e aplicar um algoritmo que contemple o tanto os kWh carregados como o tempo utilizado.
Para o cálculo do €/kWh, conto com o preço do kWh+IVA e o IEC+IVA, ficando (0,087*1.23+0.001*1.23)*NºkWh consumidos
Para o cálculo do tempo conto com o preço da potência contratada+IVA (0,380*1.23) + DGEG+IVA (0.350*1.23) + CAV+IVA (2.850*1.06) a este subtotal divido por 30, pois é um valor mensal, e divido novamente por 24 (numero de horas de um dia), e assim fico com o €/hora de utilização da WB.
Em termos concretos, tive o carro à carga das 22h00 até às 8h00, logo 10 Horas e consumiu 26 kWh
Em carga gastei 2,821€
Em tempo gastei 0,243€
Total 3,06€
€/ kWh 0,1178€
Este cálculo tem um erro grosseiro (propositado) pois a Potencia, o DGEG e a CAV tenho que pagar sempre a totalidade e não só o tempo de utilização, mas foi apenas para efectuar uma comparação com os modelos dos PCR.
Se este mês não necessitar de utilizar mais a WB, o €/kWh para este carregamento ficará pelos 0,80€/kWh
Por volta das 21h30 dirigi-me ao Sintra Fórum para comer qualquer coisa e aproveitar para carregar o carro. Quando lá cheguei estavam a carregar (nas 4 tomadas 22kW):
1 Zoe Delta
1 Tesla MS
2 Zoe (Uber)
Em espera:
1 Nissan EV 200
3 Zoe (Uber)
É claro que não fiquei à espera e como apenas tinha menos de 40Km de autonomia fui por o meu Zoe à carga na minha garagem onde tem um quadro dedicado e WB de 7,4kW. Como ainda não dei muito uso aquilo fiz alguma confusão e deixei a WB na potência mínima, isto é, carregou como se estivesse ligado a um shuko.

Agora vamos a contas (note-se que tenho um contrato de energia com 6,9kVA dedicado apenas para carregar o carro), e aplicar um algoritmo que contemple o tanto os kWh carregados como o tempo utilizado.
Para o cálculo do €/kWh, conto com o preço do kWh+IVA e o IEC+IVA, ficando (0,087*1.23+0.001*1.23)*NºkWh consumidos
Para o cálculo do tempo conto com o preço da potência contratada+IVA (0,380*1.23) + DGEG+IVA (0.350*1.23) + CAV+IVA (2.850*1.06) a este subtotal divido por 30, pois é um valor mensal, e divido novamente por 24 (numero de horas de um dia), e assim fico com o €/hora de utilização da WB.
Em termos concretos, tive o carro à carga das 22h00 até às 8h00, logo 10 Horas e consumiu 26 kWh
Em carga gastei 2,821€
Em tempo gastei 0,243€
Total 3,06€
€/ kWh 0,1178€
Este cálculo tem um erro grosseiro (propositado) pois a Potencia, o DGEG e a CAV tenho que pagar sempre a totalidade e não só o tempo de utilização, mas foi apenas para efectuar uma comparação com os modelos dos PCR.
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
E quando começares a fazer essas contas mais a sério, vais começar a tentar comparar a energia que consumiste/pagaste, com a energia que entrou na bateria.
Enquanto é de borla, é sem stress. Quando for a pagar, cheira-me que há certos modelos de elétricos que vão começar a ser muito mais acessíveis no mercado...
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Os Uber Green já a fazer a transição de Leaf para Zoe para aproveitar os 22kW de borla...BrunoFonseca Escreveu: ↑01 nov 2018, 10:13Ontem (31/10/2018) tive a visão daquilo que será o futuro dos PCNs até se iniciar a cobrança
Por volta das 21h30 dirigi-me ao Sintra Fórum para comer qualquer coisa e aproveitar para carregar o carro. Quando lá cheguei estavam a carregar (nas 4 tomadas 22kW):
1 Zoe Delta
1 Tesla MS
2 Zoe (Uber)
Em espera:
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