 
Análise de TCO CI vs VE
- BrunoFonseca
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Só uma nota adicional:
No pior caso possível terás que ter um contrato de um prestador de energia exclusivo para o teu posto de carregamento doméstico (é o meu caso pois não deu para fazer uma puxada de um 8º para um -2º)
Mesmo assim e com as médias que referem, o preço do kWh, acrescido de todas as taxas que são cobradas e uma potência de 6,9kVa, ficaria por 0,14€.
Alguém não está convencido que VE é mais económico do que ICE?
			
									
									
						No pior caso possível terás que ter um contrato de um prestador de energia exclusivo para o teu posto de carregamento doméstico (é o meu caso pois não deu para fazer uma puxada de um 8º para um -2º)
Mesmo assim e com as médias que referem, o preço do kWh, acrescido de todas as taxas que são cobradas e uma potência de 6,9kVa, ficaria por 0,14€.
Alguém não está convencido que VE é mais económico do que ICE?
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				alarmesdomeco
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
O carro que referi em questão é o novo Peugeot 308 Allure de 2018, caixa automática de 8 velocidades e 130CV, este ainda esta a fazer a rodagem, e já se nota que consome muito pouco, a media está nos 4,45L/100Km, o que dá 6€ a cada 100km que se traduz em 2400€ para 40.000kmmigle Escreveu: ↑27 set 2018, 18:07
Óptimo. Números reais. Agora as contas são simples:Poupança, cerca de 2300€ por ano. É simples. É uma conta de vezes.
- O Peugeot 308 pelo spritmonitor.de consome 5,59 litros a cada 100km. Ora, 1 litro de gasóleo deve andar aí à roda de 1,30€. Isso significa 7,26€ a cada 100km. Ao fim de 40 mil, isso seriam 2906,80€.
- O Nissan Leaf consome 15,42kWh a cada 100km. Ora, 1 kWh, carregando em casa, à noite, custa 0,10€. Isso significa 1,54€ a cada 100km. Ao fim de 40 mil km, isso são 616,80€ (os números do Nonnus são ligeiramente inferiores à média do spritmonitor).
Mesmo quando os postos públicos forem pagos, o Nonnus vai poder continuar a carregar em casa na mesma.
https://www.spritmonitor.de/en/detail/9 ... ?cdetail=1
Diferenças de 1800€/anuais em favor do VE
Agora experimentem diluir a diferença de preço de 7500€ entre um Nissan VE novo e este Peugeot 3008 para 5 anos .
exercicio para 40.000km anuais
Nissan 200.00KM em 5 anos
Preço 35.500€
Energia 3000€
Selo 0€
Pack revisão Manutenção+ Estendida Uso Intensivo 1900€
total 40.400€
Peugeot 200.00km em 5 anos
Preço 27.500€
Diesel 12.000€
Selo 750€
Pack revisoes 200.00km (5 anos)- 3000€
total 43.250€
Exercicio para 20.000km anuais
Nissan 100.00KM em 5 anos
Preço 35.500€
Energia 1500€
Selo 0€
Manutenção+ Estendida 5 anos: 1.200€
total 38.200€
Peugeot 100.00km em 5 anos
Preço 27.500€
Diesel 6.000€
Selo 750€
Pack revisoes 100.000km (5 anos) - 1500€
total 35.750€
Aonde é que está a poupança ao fim de 5 anos ?
- 
				jfr2006
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Quando se aldrabam as contas, é óbvio que os números contam o que quisermosalarmesdomeco Escreveu: ↑27 set 2018, 23:16
exercicio para 40.000km anuais
Nissan 200.00KM em 5 anos
Preço 35.500€
Energia 3000€
Selo 0€
Pack revisão Manutenção+ Estendida Uso Intensivo 1900€
total 40.400€
Aonde é que está a poupança ao fim de 5 anos ?
 
   
 Gostava de saber de onde vem esses 3000€ de energia do Leaf ao fim de 40000km?
É que aqui já lá vão 46600km e apenas 434€ : https://www.spritmonitor.de/en/detail/807008.html
Lamento informar-te, mas vieste bater à porta errada para tentar espalhar falsidades..podes experimentar o fórum dos fumarentos: aquele de uma revista que desapareceu do mercado e está a tentar voltar com outro nome, mas como os vícios são os mesmos, não vai ter muito futuro.. Tenho a certeza que lá vão acreditar em tudo o que dizes

- 
				alarmesdomeco
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Se gasta 600€ por ano em 5 anos quanto gasta ? dou uma dica 600 x 5 =.....jfr2006 Escreveu: ↑27 set 2018, 23:26
Quando se aldrabam as contas, é óbvio que os números contam o que quisermos

Gostava de saber de onde vem esses 3000€ de energia do Leaf ao fim de 40000km?
É que aqui já lá vão 46600km e apenas 434€ : https://www.spritmonitor.de/en/detail/807008.html
Lamento informar-te, mas vieste bater à porta errada para tentar espalhar falsidades..podes experimentar o fórum dos fumarentos: aquele de uma revista que desapareceu do mercado e está a tentar voltar com outro nome, mas como os vícios são os mesmos, não vai ter muito futuro.. Tenho a certeza que lá vão acreditar em tudo o que dizes
Ps: esteja atento no que le e no que escreve
Esse link que colocou esta também desatento, porque se reparar tem muitos carregamentos gratuitos 0,00€ (conte la quantos gratuitos são )
O sr le mal e acusa-me de mentiroso e aldrabão... está certo, está certo, obrigado pelo elogio.
- Apr
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
alarmesdomeco, o Nonnus escreveu com as contas dele que num ano, no caso dele, poupou cerca de 3000€ em comparação direta com um CI.
Na tua opinião o que é que está mal nas contas do Nonnus?
			
									
									
						Na tua opinião o que é que está mal nas contas do Nonnus?
- Apr
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
alarmesdomeco Escreveu: ↑27 set 2018, 23:16O carro que referi em questão é o novo Peugeot 308 Allure de 2018, caixa automática de 8 velocidades e 130CV, este ainda esta a fazer a rodagem, e já se nota que consome muito pouco, a media está nos 4,45L/100Km, o que dá 6€ a cada 100km que se traduz em 2400€ para 40.000kmmigle Escreveu: ↑27 set 2018, 18:07
Óptimo. Números reais. Agora as contas são simples:Poupança, cerca de 2300€ por ano. É simples. É uma conta de vezes.
- O Peugeot 308 pelo spritmonitor.de consome 5,59 litros a cada 100km. Ora, 1 litro de gasóleo deve andar aí à roda de 1,30€. Isso significa 7,26€ a cada 100km. Ao fim de 40 mil, isso seriam 2906,80€.
- O Nissan Leaf consome 15,42kWh a cada 100km. Ora, 1 kWh, carregando em casa, à noite, custa 0,10€. Isso significa 1,54€ a cada 100km. Ao fim de 40 mil km, isso são 616,80€ (os números do Nonnus são ligeiramente inferiores à média do spritmonitor).
Mesmo quando os postos públicos forem pagos, o Nonnus vai poder continuar a carregar em casa na mesma.
https://www.spritmonitor.de/en/detail/9 ... ?cdetail=1
Diferenças de 1800€/anuais em favor do VE
Agora experimentem diluir a diferença de preço de 7500€ entre um Nissan VE novo e este Peugeot 3008 para 5 anos .
exercicio para 40.000km anuais
Nissan 200.00KM em 5 anos
Preço 35.500€
Energia 3000€
Selo 0€
Pack revisão Manutenção+ Estendida Uso Intensivo 1900€
total 40.400€
Peugeot 200.00km em 5 anos
Preço 27.500€
Diesel 12.000€
Selo 750€
Pack revisoes 200.00km (5 anos)- 3000€
total 43.250€
Exercicio para 20.000km anuais
Nissan 100.00KM em 5 anos
Preço 35.500€
Energia 1500€
Selo 0€
Manutenção+ Estendida 5 anos: 1.200€
total 38.200€
Peugeot 100.00km em 5 anos
Preço 27.500€
Diesel 6.000€
Selo 750€
Pack revisoes 100.000km (5 anos) - 1500€
total 35.750€
Aonde é que está a poupança ao fim de 5 anos ?
Assim de relançe erros BASICOS para 40kKM:
Energia 3000€
Pack revisão Manutenção+ Estendida Uso Intensivo 1900€
podes justificar estes valores?
- BrunoAlves
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
A discussão assim já me chama novamente e o Nonnus disse que não se importava.   
 
@mjr, isto se calhar já merecia um splitzinho?
Mesmo nos 20k km/ano as contas são quase equilibradas, por exemplo essa manutenção de 1900€ não tem nexo, são menos de 100€/ano (ou 30k km), o gasóleo pode ser bastante mais caro, etc etc etc. Não considero a diferença assustadora, para o que o carro oferece (assumindo que as contas estão OK, não devem estar demasiado exageradas)
O que não concordo é essa visão redutora que o VE só se vale pela poupança (e mesmo essa é óbvia, seguramente maior com mais kms feitos). A comodidade do dia a dia para mim é impagável. O silêncio da viagem (conduzo um diesel todos os dias, do trabalho, e o "rããããã" contínuo em auto estrada cada vez mais me incomoda, já no VE é muito mais agradável) é impagável. Muitas outras pequenas coisas que são tão ou mais importantes que apenas o preço. Claro que é importante, mas não é de longe o único factor de peso...
PS: as respostas com alguma animosidade vêm do teu histórico de participação aqui. Praticamente todos os posts são de um bota abaixo a toda a prova, com uma suposta superioridade porque alegadamente não és "biased" (és, mas contra os VE), numa comunidade afecta aos VE e cheia de malta com carradas de experiência neles, como se lhes quisesses (ou pudesses) ensinar alguma coisa... Neste tópico então, a primeira coisa mais ou menos verdadeira que disseste foi essa comparação a 20/40k km por ano com o fumarolas. De resto, foram só tiros nos pés Então negares as contas de um membro, essa então...
 Então negares as contas de um membro, essa então...  
			
									
									 
 @mjr, isto se calhar já merecia um splitzinho?
Mesmo nos 20k km/ano as contas são quase equilibradas, por exemplo essa manutenção de 1900€ não tem nexo, são menos de 100€/ano (ou 30k km), o gasóleo pode ser bastante mais caro, etc etc etc. Não considero a diferença assustadora, para o que o carro oferece (assumindo que as contas estão OK, não devem estar demasiado exageradas)
O que não concordo é essa visão redutora que o VE só se vale pela poupança (e mesmo essa é óbvia, seguramente maior com mais kms feitos). A comodidade do dia a dia para mim é impagável. O silêncio da viagem (conduzo um diesel todos os dias, do trabalho, e o "rããããã" contínuo em auto estrada cada vez mais me incomoda, já no VE é muito mais agradável) é impagável. Muitas outras pequenas coisas que são tão ou mais importantes que apenas o preço. Claro que é importante, mas não é de longe o único factor de peso...
PS: as respostas com alguma animosidade vêm do teu histórico de participação aqui. Praticamente todos os posts são de um bota abaixo a toda a prova, com uma suposta superioridade porque alegadamente não és "biased" (és, mas contra os VE), numa comunidade afecta aos VE e cheia de malta com carradas de experiência neles, como se lhes quisesses (ou pudesses) ensinar alguma coisa... Neste tópico então, a primeira coisa mais ou menos verdadeira que disseste foi essa comparação a 20/40k km por ano com o fumarolas. De resto, foram só tiros nos pés
 Então negares as contas de um membro, essa então...
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Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
						
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				alarmesdomeco
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
As contas do Nonnus são para o seat vs leaf, se eles as fez daquela forma devem estar certas..ele é que sabe o que gastou.
Na pagina 9 deste topico coloquei uma calculadora de um site, que ao colocarmos autonomia da viatura o custo energético sobe ou desce e eu questionei se o carro fazia uma autonomia de 240km (fazendo e usando os cálculos no site).
Num panorama mais geral e sem ser sobre as contas do Nonnus os valores gastos com um VE são superiores do que as vezes se le neste e noutros forums..
-nem todos os VE vão carregar a 0,10€
-nem todos os VE vão usar Postos lentos
-nem todos os VE vão usar PCR
-nem todos os VE vão ter incentivos do Governo
-nem todos os VE vão ser a escolha da maior poupança relativamente a CI
-nem todos os CI gastam acima de 5,0l/100km (dou exemplo do meu Peugeot 207 99g que gasta em media 4,5l e a minha maria não anda devagar)
Tal como o Peugeot não é a ultima coca-cola no deserto , o Nissan Leaf ou o tesla também não o seram...
Ps: no link anterior do jfr2006 (nissan leaf 44.737 km e 434 EUR) o site dos 510 registos que foram inseridos, tem 232 registo tem consumo de 0,00€, é preciso ter mais cuidado com a informação que se coloca e por isso mesmo já tinha dito na pagina 10 o seguinte:
Tenho vindo a este forum todos os dias porque tenho gostado de acompanhar os relatos ( tal como vou a outros fóruns) mas não é meu costume usar "óculos de Verdes, vermelhos ou azuis como se diz na gíria do futebol"Por vezes vejo números demasiados optimistas de condutores de VE, e por vezes são desfasados da realidade.
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				alarmesdomeco
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Esta escrito la em cimaAssim de relançe erros BASICOS para 40kKM:
Energia 3000€
Pack revisão Manutenção+ Estendida Uso Intensivo 1900€
podes justificar estes valores?
se faz 40.000km anuais faz 200.00km em 5 anosNissan 200.00KM em 5 anos
Esta informação veio do @mafgod na pagina 91 do forumdacasa sobre VE
LEAF ELÉTRICO
Manutenção participado
3 anos: 187€
4 anos: 246€
5 anos: 313€
Manutenção+ Estendida
3 anos: 358€
4 anos: 437€
5 anos: 1.197€
Manutenção+ Estendida Uso Intensivo
3 anos: 510€
4 anos 1.663€
5 anos: 1.908€
- BrunoAlves
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
E há pessoas que carregam quase sempre gratuitamente. Uns casos irão compensar os outros e tender para uma média que, dada a experiência geral de quem tem VE e faz contas, é brutalmente positiva.alarmesdomeco Escreveu: ↑28 set 2018, 00:56Num panorama mais geral e sem ser sobre as contas do Nonnus os valores gastos com um VE são superiores do que as vezes se le neste e noutros forums..
-nem todos os VE vão carregar a 0,10€
-nem todos os VE vão usar Postos lentos
-nem todos os VE vão usar PCR
-nem todos os VE vão ter incentivos do Governo
-nem todos os VE vão ser a escolha da maior poupança relativamente a CI
-nem todos os CI gastam acima de 5,0l/100km (dou exemplo do meu Peugeot 207 99g que gasta em media 4,5l e a minha maria não anda devagar)
Cada um fará as suas contas... No meu caso por exemplo, trago uma média global a rondar os 11kWh/100km logo poupo imenso dinheiro em relação ao fumarolas anterior que fazia 5,5-6l a andar com juízo (e era uma arrastadeira).
Mas 15kWh/100km em média já é muito significativo para um carro como o Leaf. Diria que a fazer contas com esse valor ninguém ficará prejudicado. Claro, se comprar um I-Pace faz alguns 20, mas aí não deve estar muito preocupado com a poupança no "combustível"

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
						


