

Análise de TCO CI vs VE
-
- Mensagens: 59
- Registado: 19 jun 2018, 17:22
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Nonnus
- Mensagens: 3455
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Análise de TCO CI vs VE
Vamos lá manter a discussão saudável senão o mjr vai acabar por bloquear o tópico. Acho que ninguém quer isso.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
-
- Mensagens: 59
- Registado: 19 jun 2018, 17:22
- Data de fabrico: 01 jan 2011
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
carojfr2006 Escreveu: ↑28 set 2018, 10:20E nesses 5 anos andei 250000kmalarmesdomeco Escreveu: ↑27 set 2018, 23:51
Se gasta 600€ por ano em 5 anos quanto gasta ? dou uma dica 600 x 5 =....... E não são 600€, foram 432€
Os meus são valores reais, de uma utilização real e não valores fictícios baseados em custos de kWh fictícios e em médias irreais dadas pelo CB do carro. Se calhar deveria aprender a fazer as contas da média, porque se acredita no que o CB do seu carro lhe diz, então está tudo explicadoalarmesdomeco Escreveu: ↑27 set 2018, 23:51
Ps: esteja atento no que le e no que escreve
Esse link que colocou esta também desatento, porque se reparar tem muitos carregamentos gratuitos 0,00€ (conte la quantos gratuitos são )
O sr le mal e acusa-me de mentiroso e aldrabão... está certo, está certo, obrigado pelo elogio.![]()
![]()
Mesmo que não tivesse os carregamentos a 0€, esses carregamentos feitos ao mesmo preço de casa, acrescentariam uns 150€~200€ ao gasto total, quanto muito...
A ser assim, também posso dizer que o custo do gasóleo daqui a um mês vai ser 2€, daqui a 2 anos vai ser 3€ e fazer contas com base nesses valores...![]()
esta a misturar alhos com bugalhos entre respostas ao topico....
os 600€ x 5 foi relacionado com os valores em resposta a outro utilizador
os 432€ deve estar a falar do que gastou no sprintmotor....
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1290
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
- Localização: Pelo Concelho Mafra
Re: Análise de TCO CI vs VE
No forum da casa, coloquei esta info, que creio ajudará a termos uma ideia, a partir de quando compensa um VE face a um CI (à semelhança de em tempos indos a comparaçao entre um diesel e um a gasolina):
https://forumdacasa.com/discussion/5244 ... nt_1279153
https://forumdacasa.com/discussion/5244 ... nt_1279153
=> A partir de quantos Kms é que um VE compensa em relação a um CI face à diferença de preço inicial?
Números redondos e admitindo consumos médios.... são necessários cerca de 10.000km por cada 1.000€ a mais na aquisição de um VE.
Ou seja, se um VE custa mais 10.000€ que um CI equivalente, serão necessários 100.000kms para compensar a diferença.
-
- Mensagens: 59
- Registado: 19 jun 2018, 17:22
- Data de fabrico: 01 jan 2011
Re: Análise de TCO CI vs VE
Porque o peugeot 308 ? Em resposta a sua pergunta Porque é o carro do mesmo segmento C e que se pode configurar um nivel de equipamento semelhante ao do Leaf (excepto faróis LED)Nonnus Escreveu: ↑28 set 2018, 05:34Vamos lá tentar apagar o fogo com gasolina![]()
As contas são minhas, porque raio agora estamos a falar de Peugeot não sei das quantas que não tenho nenhum, nem penso vir a ter? É o vale tudo para tentar mostrar não sei o quê!
Por essa ordem de ideias em vez de irmos buscar um carro que consome pouco, (que eu não tenho) para uma comparação com o Leaf (que eu tenho), podia-mos ir buscar outro modelo qualquer com um V12 com 6000cm3 que também não tenho nenhum. Ou este já não serve?
O carro que eu tinha que fazia o "lugar" do Leaf (na realidade não faz, porque o Leaf é muito mais carro) era um Seat Ibiza 1.4TDI comercial de 2005 (e não venham cá com contas de 4L/100km porque o meu nunca o fez na realidade, só no CB, que como todos sabemos a VW aldrabou durante anos), portanto neste caso em concreto é o que temos de usar, afinal estamos a falar do meu caso, das minhas contas. Ou será que já não estamos?![]()
Também tenho aqui em casa uma Nissan Primera 1.9DCI que faz 7L aos 100km querem usar esta para comparações? Ao menos esta tenho cá em casa... já o Peugeot quem o comprou que faça bom uso dele.
Para dar outro exemplo que nada tem a ver com o meu caso. Conheci uma pessoa num PCR com um Tesla que apenas carregava o carro nos PCR´s, porque vive num andar e não tinha condições para carregar o carro em casa. Olha este tipo até hoje se calhar gastou 0€ em carregamentos. Será que serve de exemplo para comparar com o Peugeot?![]()
Para ser mais optimista, vai na volta nem gastei os 500€, porque como já referi pelo menos 28 carregamentos foram feitos em PCR´s, mais uns quantos, embora muito pouco em PCN´s, mas também alguns foram feitos na casa dos meus sogros*, outros no trabalho da minha mulher (principalmente no inicio, agora temos carregado sempre em casa), portanto dentro destes 40000km houve muito carregamento a 0€. Mas como eu me considero um gajo ponderado e como muitos carregamentos tiveram inicio fora do bi-horário tive de achar um meio termo. Não ser demasiado optimista nem pessimista.
@alarmesdomeco,
acabaste por não responder a nenhuma da minhas perguntas. Afinal o que é que te faz confusão?
Já te mostramos por A + B que as tuas contas iniciais não tinham qualquer fundamento, que autonomia nada tem a ver com o consumo (media KW.h/100km), que um carro eléctrico desde que tenha onde carregar pode fazer os KM que quisermos num dia. Continuo sem perceber qual é mesmo a tua dúvida em relação a isto tudo.
Eu estou disponível para me encontrar contigo e mostrar-te o carro, conduzires o carro, e veres por ti que nada do que escrevi é falso.
Repara numa coisa, estamos num fórum onde maior parte dos visitantes tem carros eléctricos, sabem como é que as coisas são. Se um de nós chegar aqui e fizer um post cheio de contas erradas só para dizer - eu sou melhor que vocês, pelo conhecimento que os restantes membros tem, esse utilizador é logo desmascarado, porque aqui, até prova em contrario somos todos pessoas honestas e equilibradas. Percebes o que quero dizer?
Ninguém aqui precisa de forjar o que quer que seja, se o fizer só se esta a enganar a ele mesmo, porque os restantes sabem que não possível.
*esta é uma das vantagens dos VE´s, carregas onde há uma tomada 220v.
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Análise de TCO CI vs VE
Eu não acompanhei todas as respostas, não sei se entretanto alguém reparou que onde no site fala em "capacidade" na realidade é o consumo.alarmesdomeco Escreveu: ↑26 set 2018, 23:57
Talvez este site faça mal as contas
https://guiacondominio.com/pt/Eco-Condo ... elpBattery
Introduzindo um consumo realista, os valores são idênticos aos do nonnus.
O site faz bem as contas desde que se preencham os valores corretamente.
-
- Mensagens: 416
- Registado: 28 ago 2018, 13:30
- Data de fabrico: 15 ago 2018
- Capacidade bateria: 40 Kwh
- Localização: Lisboa
Re: Análise de TCO CI vs VE
Uma informação que pode ajudar. A Caetano power propôs um contrato de manutenção de 5 anos pelo valor de 350€ (não é por ano, são os 5anos)
-
- Mensagens: 59
- Registado: 19 jun 2018, 17:22
- Data de fabrico: 01 jan 2011
Re: Análise de TCO CI vs VE
Acho que não.pemifer Escreveu: ↑28 set 2018, 12:39
Eu não acompanhei todas as respostas, não sei se entretanto alguém reparou que onde no site fala em "capacidade" na realidade é o consumo.
Introduzindo um consumo realista, os valores são idênticos aos do nonnus.
O site faz bem as contas desde que se preencham os valores corretamente.
Se colocar o ponteiro do rato em cima do quadrado para preencher indica-lhe o que se pretende que seja preenchido
veja

e aqui

A discordia de números aqui é que no site alterando a autonomia que a viatura faz dá imensas diferenças de poupança ou gastos ao fim do ano.
No topico do Nommus eu fui colocado a autonomia (240km) até atingir o valor de 500€/anuais para o leaf 30kwh
Por isso questionei no topico os 240km de autonomia do Leaf 30 com a carga a 100% até chegar a 0% e mencionei se para aquele percurso (sem carregar em postos públicos ) não iria chegar á tartaruga.
Tudo o que seja posto publico a pagar futuramente pode ser o dobro ou o triplo, ou quadruplo do que se carrega no vazio.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Análise de TCO CI vs VE
Não pondo em causa o valor da calculadora e o esforço de quem a fez, ler kw/h a falar de energia corta-me o interesse todo 

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Mensagens: 2507
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Re: Análise de TCO CI vs VE
Quando alguém acredita que o facto de a bateria sofrer degradação (que afecta a autonomia total), afecta também a média e que se continua a gastar a mesma energia para carregar a bateria degradada, não há mais nada para discutir
É o mesmo que achar que apesar de o tanque de combustível levar menos litros, continua a meter-se os mesmos litros que antes

É o mesmo que achar que apesar de o tanque de combustível levar menos litros, continua a meter-se os mesmos litros que antes
