
EVSE inteligente
- migle
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Re: EVSE inteligente
Lá está, acho que o bi-horário devia ser uma restrição. Idealmente, acho que se o EVSE pensar que o carro está carregado e isso não é verdade, que ele deve carregar. Tipo, o utilizador carregou a 80% a meio da noite. Voltou a meter o carro à carga na noite seguinte e o EVSE não obteve o SoC, deve carregar sem limite, até 100%. É melhor do que não carregar.
- mjr
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Re: EVSE inteligente
Parece-me um bom compromisso. Se o utilizador quiser carregar até um limite tem de definir o SOC inicial, caso contrário carrega sempre até ao fim.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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- Apr
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Re: EVSE inteligente
Que cenários acham interessantes para facilitar a gestão de carregamento de varios VE no dia a dia?
Imaginem um cenário com 2 VE em casa, qual a melhor abordagem para ter os dois de manhã prontos a rolar?
- ambos os carros carregam em vazio (ou num periodo definido) , um a seguir ao outro à potencia máxima possivel. Inicia carga o que for ligado ao EVSE primeiro ou um dos EVSE tem prioridade sobre o outro e carrega sempre que está ligado.
- ambos os carros carregam em partilha de carga, p/ex 15A para cada um. Em caso de excesso de energia um deles ou os dois ajustam-se automaticamente.
Alguns comentários sobre os prós e contras de cada abordagem? Algum cenário não faz sentido? Mais cenários?

Imaginem um cenário com 2 VE em casa, qual a melhor abordagem para ter os dois de manhã prontos a rolar?
- ambos os carros carregam em vazio (ou num periodo definido) , um a seguir ao outro à potencia máxima possivel. Inicia carga o que for ligado ao EVSE primeiro ou um dos EVSE tem prioridade sobre o outro e carrega sempre que está ligado.
- ambos os carros carregam em partilha de carga, p/ex 15A para cada um. Em caso de excesso de energia um deles ou os dois ajustam-se automaticamente.
Alguns comentários sobre os prós e contras de cada abordagem? Algum cenário não faz sentido? Mais cenários?
Estou a ser demasiado ambicioso, queria carregar até uma %de SOC e que essa carga terminasse a uma determinada hora, sem precisar de fazer mais do que ligar a ficha. Já consigo fazer isso, mas preciso de programar a carga todos os dias. No fundo é o que a Nissan já oferece em alguns Leafs mas a minha implementação permite definir o SOC final e o carro termina mesmo mesmo à hora marcada

- Nonnus
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Re: EVSE inteligente
Assim de repente sem pensar muito no assunto vejo este problema.
- 2 carros diferentes em termos de autonomia e a fazer nº de KM diferentes.
- 2 carros iguais a fazer nº de KM diferentes.
- 2 carros iguais a fazer o mesmo nº de KM.
Três hipóteses que pedem soluções diferentes. Acho que terá sempre de passar pelos proprietários, definir o que querem carregar em cada caso.
Criar um standard acho que pode não se aplicar na maioria dos casos.
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Três hipóteses que pedem soluções diferentes. Acho que terá sempre de passar pelos proprietários, definir o que querem carregar em cada caso.
Criar um standard acho que pode não se aplicar na maioria dos casos.
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Re: EVSE inteligente
Há que deixar o modo de carregar um de cada vez com a potência máxima se forem ZOE's, porque a eficiência de carregamento é muito baixa até aos 7kW.
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Re: EVSE inteligente
concordo plenamente, eu também priveligaria um cenário de carga consecutiva, 1 de cada vez à potencia máxima.
Mas então o cenario de balancear energia entre 2 evse seria interesante? Se um tiver a bombar ao maximo e houver 15amperes para dar ao segundo, dá-se os 15 amperes ou espera-se que o primeiro acabe para dar tipo 28A ao outro?
Mas então o cenario de balancear energia entre 2 evse seria interesante? Se um tiver a bombar ao maximo e houver 15amperes para dar ao segundo, dá-se os 15 amperes ou espera-se que o primeiro acabe para dar tipo 28A ao outro?
- Apr
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Re: EVSE inteligente
Estou a terminar mais 2 conjuntos de EVSE+medidor para quem quiser participar neste projeto. Os EVSE's são semelhantes aos anteriores, um type2 e outro type1 em formato portatil de 32A.
em relação ao balanceamento de carga acho que já tenho a parte mais complicada feita, antes ainda é preciso fazer um update ao firmware do EVSE + eNode. Neste update já é possivel ter algum nivel de automatização como carregar apenas em bi-horario. ainda ha pouco liguei o carro e ele vai sozinho começar a carregar quando passar a vazio, que não sei muito bem a que horas é ( bihorario semanal). Mas o EVSE sabe
em relação ao balanceamento de carga acho que já tenho a parte mais complicada feita, antes ainda é preciso fazer um update ao firmware do EVSE + eNode. Neste update já é possivel ter algum nivel de automatização como carregar apenas em bi-horario. ainda ha pouco liguei o carro e ele vai sozinho começar a carregar quando passar a vazio, que não sei muito bem a que horas é ( bihorario semanal). Mas o EVSE sabe

- BrunoAlves
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Re: EVSE inteligente
Nice 
Porreiro (muito!) para quem não tem programador no carro (clones?), sem precisar de temporizadores externos. E para mim, vou desabilitar o programador do carro, assim em casa carrego controlado pelo EVSE, na rua directo.

Porreiro (muito!) para quem não tem programador no carro (clones?), sem precisar de temporizadores externos. E para mim, vou desabilitar o programador do carro, assim em casa carrego controlado pelo EVSE, na rua directo.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- Apr
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Re: EVSE inteligente
Em comparação direta com o temporizador do Leaf só falta conseguir programar a % de SOC final. Dá para fazer mas falta conseguir obter o SOC inicial automaticamente como se discutiu mais acima.
- migle
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Re: EVSE inteligente
Exacto. Era o que eu pretendia.BrunoAlves Escreveu: ↑03 nov 2018, 16:45E para mim, vou desabilitar o programador do carro, assim em casa carrego controlado pelo EVSE, na rua directo.
Apr, dá-me a sensação de que quando o EVSE está desactivado, e se altera os amperes, que ele se activa. Assim uma pessoa tem medo de mexer.
Isso e o facto de ele estar activo quando o ligamos a uma tomada é que me levou a umas situações de carregar a 30A sem intenção no princípio.
Quanto à leitura do %, tenho tido um telemóvel velho na garagem. Ao chegar a minha filha mete o cabo e vamos todos para cima sem mexer em nada. Mais tarde, com calma, vejo no nextcloud qual foi o soc que o Torque leu no telemóvel e faço a programação.
Tem sido já muito confortável. Melhor só o telemóvel contactar o evse por http.