Uma pergunta para os proprietários de Leafs, com pneus 215/55 R17... que pressão estão a meter nos vossos pneus, sem comprometer o conforto?
Estou a pensar em 40 psi nas 4 rodas. A Nissan recomenda 36... o que acham?

Apresentação NOWAY
Re: Apresentação NOWAY
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018
- migle
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
A brincar: eu prefiro meter bar do que psi. É outra coisa...
Menos a brincar: o aumento que referes, de 2.50 bar para 2.75, ou seja 0.25 bar, é pequenino. Todos nós já lemos nos manuais dos carros (às vezes na porta) que se deve pôr mais ar nos pneus: a) quando se transporta mais peso que o normal, b) quando se vai usar de maior velocidade, c) quando se vai fazer viagens longas. Alguns manuais referem apenas um destes casos e agora até se vê não referirem nenhum. O aumento indicado é habitualmente de 0.2 ou 0.3 bar. Isso significa que para condições dessas, seguindo à risca o manual, é 2.7 ou 2.8 bar.
Quando alguém pergunta isto, eu remeto para um documento de recomendações que a autoridade que regula pneus e jantes na Europa, a ETRTO, disponibiliza para o utilizador final (este documento é acessível livremente, essa página não é um paywall). As recomendações quanto à pressão de enchimento (inflação?) estão nas página 22 e 24 da edição de Setembro (mas eu acho mais clara a leitura da versão anterior).
Em síntese:
O meu não é o Leaf, mas os pesos são semelhantes. Eu ando nos 2.85 bar para ter a certeza de que não vou para a AE com menos de 2.8.
Todos os considerandos foram porque há muito a mania em Portugal de andar com pneus mal cheios, e há pessoal que trabalha em oficinas de pneus que não conhece as recomendações da ETRTO.
Menos a brincar: o aumento que referes, de 2.50 bar para 2.75, ou seja 0.25 bar, é pequenino. Todos nós já lemos nos manuais dos carros (às vezes na porta) que se deve pôr mais ar nos pneus: a) quando se transporta mais peso que o normal, b) quando se vai usar de maior velocidade, c) quando se vai fazer viagens longas. Alguns manuais referem apenas um destes casos e agora até se vê não referirem nenhum. O aumento indicado é habitualmente de 0.2 ou 0.3 bar. Isso significa que para condições dessas, seguindo à risca o manual, é 2.7 ou 2.8 bar.
Quando alguém pergunta isto, eu remeto para um documento de recomendações que a autoridade que regula pneus e jantes na Europa, a ETRTO, disponibiliza para o utilizador final (este documento é acessível livremente, essa página não é um paywall). As recomendações quanto à pressão de enchimento (inflação?) estão nas página 22 e 24 da edição de Setembro (mas eu acho mais clara a leitura da versão anterior).
Em síntese:
- A pressão indicada no manual/porta do carro é para ser lida como um mínimo (este ponto é normativo, não neste documento, claro, mas é).
- A pressão indicada no pneu é o máximo recomendado para a pressão a frio (não é necessário estar escrito no pneu, a letra do pneu indica o máximo também, é 3.5 bar para pneus com letra H ou V).
- Entre o mínimo e o máximo, estamos dentro dos valores recomendados.
- Em condições de utilização exigentes (peso, velocidade sustentada, reboque), o mínimo recomendável sobre 0.2 a 0.5 bar (ou seja, se eu vou fazer uma viagem de auto-estrada 2.7 bar é o mínimo).
O meu não é o Leaf, mas os pesos são semelhantes. Eu ando nos 2.85 bar para ter a certeza de que não vou para a AE com menos de 2.8.
Todos os considerandos foram porque há muito a mania em Portugal de andar com pneus mal cheios, e há pessoal que trabalha em oficinas de pneus que não conhece as recomendações da ETRTO.
Obrigado migle pela informação.
), que é mais ou menos o que também estás a usar. Obrigado pela dica.
Ah ah... Unidades imperiais sempre no caminho... Ok, tens razão... my bad! Eu costumo usar PSI porque essa escala é mais fácil de ler no mostrador que tenho na bomba.
Ok... não era bem isto que tinha em mente... era mais ter alguém com um leaf 40kWh já com uns quilómetros valentes. Como sabes é um carro pesado e gostava de não ver as laterais do piso do pneu mais gastas que o centro e só a partir daí ajustar para pressões mais elevadas. Quero fazer isso já. Vou desde já meter mais pressão que o indicado e ver como corre (270 ou 280 kPa...

Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018
- migle
Quanto a isso, o que costumo ler é que os pneus de carros de passageiros não são como os de pista. O piso tem uma estrutura que faz com que assentem planos no solo numa faixa muito larga de pressões.
Embora o desalinhamento da direcção provoque gasto desigual...
Mas estarei entre os teus leitores quando postares os teus resultados.
Embora o desalinhamento da direcção provoque gasto desigual...
Mas estarei entre os teus leitores quando postares os teus resultados.
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
O meu Leaf veio do stand com 2.9 bar a frio e eu quando acerto a pressão coloco 3.0bar a frio. Não acho que afete muito o conforto.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- migle
Para o condutor, o conforto até é maior, porque o carro manobra com mais facilidade.
Mas a pressão com que veio do stand, é a pressão usada para o transporte do carro. Também me aconteceu com o meu. Parece que começa a ser comum, e é desleixo, não é uma sugestão. EDIT: mas eu estou nessa! Pelo exposto acima, parece-me que pressão do manual + 0.5bar está perfeitamente dentro do recomendado.
Mas a pressão com que veio do stand, é a pressão usada para o transporte do carro. Também me aconteceu com o meu. Parece que começa a ser comum, e é desleixo, não é uma sugestão. EDIT: mas eu estou nessa! Pelo exposto acima, parece-me que pressão do manual + 0.5bar está perfeitamente dentro do recomendado.