Num carro com caixa automática não é aconselhável deixar o carro em P sem estar travado pois o conversor de binário fica em esforço.
Está-se a provocar desgaste desnecessário no conversor de binário.
Num elétrico não sei qual será a peça que fica em esforço mas parece-me boa ideia usar o travão de estacionamento que é para isso que serve em vez de ter uma peça qualquer em esforço cuja a substituição pode ser cara.
Penso que o travão de estacionamento do Leaf trava as rodas de trás. 
Como tal será possível fazer piões com o Leaf é preciso é ter habilidade suficiente para travar e destravar com o pé. 
E desligar o ESP!
			
									
									
						
Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)
Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)
A minha dúvida é: porque não continuar a usar o travão de mão, mesmo nos eléctricos? Há alguma vantagem em ter travão de pé? E já agora travão eléctrico?
Pelo o que estive a ver parece-me que o eléctrico é mais provável de falhar e o de pé nem sei se tem alguma diferença, excepto o sítio.
			
									
									Pelo o que estive a ver parece-me que o eléctrico é mais provável de falhar e o de pé nem sei se tem alguma diferença, excepto o sítio.
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				Jfsmoreira
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Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)
o mais estúpido é que pelo me apercebi, no mk1 o travão de mão era eletrico... e a partir do mk2 passou a travão mecanico de pé.
É muito estranho, um carro tão ZEN com um som tão levezinho parar num sítio, travarmos e ouvirmos um CARRRR...CRANK...
			
									
									
						É muito estranho, um carro tão ZEN com um som tão levezinho parar num sítio, travarmos e ouvirmos um CARRRR...CRANK...
- pemifer
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Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)
O meu é mk2 (excepto na bateria) portanto tem travão mecânico.cfvp Escreveu: ↑23 out 2018, 15:09A minha dúvida é: porque não continuar a usar o travão de mão, mesmo nos eléctricos? Há alguma vantagem em ter travão de pé? E já agora travão eléctrico?
Pelo o que estive a ver parece-me que o eléctrico é mais provável de falhar e o de pé nem sei se tem alguma diferença, excepto o sítio.
Eu já estava habituado a travão de estacionamento de pedal pelo que não houve grande adaptação (só na maneira de destravar).
A vantagem do pedal, em relação ao manipulo, é que normalmente as pessoas têm mais força com o pé e a perna do que com a mão e o braço, para alem de que o movimento é para baixo (para baixo todos os santos ajudam) e o outro é para cima.
Portanto o racional é que com travão de pé o carro fica mais bem travado (em principio).
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				HellMaster
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Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)
Para mim, de pé.
Nunca ouvi falar de um eléctrico a falhar, mas deve ser mais provável que o mecânico...
A nível de custos de fabrico e de reparação, também deve ser bem mais barato.
E prefiro de pé em vez de mão, porque é mais fácil de accionar com pressão suficiente, e não ocupa espaço na consola central.
O "P", mesmo desconhecendo mecânicamente o que esforça no carro, mas prefiro não usar.
Se a Nissan se deu ao trabalho de gastar mais uns cobres para meter um travão de estacionamento, é porque sem ele "não é a mesma coisa".
Pouparem dinheiro e não meter eléctrico, é admissível, mas eliminar completamente, pelos vistos não foi, por isso prefiro não arriscar.
			
									
									
						Nunca ouvi falar de um eléctrico a falhar, mas deve ser mais provável que o mecânico...
A nível de custos de fabrico e de reparação, também deve ser bem mais barato.
E prefiro de pé em vez de mão, porque é mais fácil de accionar com pressão suficiente, e não ocupa espaço na consola central.
O "P", mesmo desconhecendo mecânicamente o que esforça no carro, mas prefiro não usar.
Se a Nissan se deu ao trabalho de gastar mais uns cobres para meter um travão de estacionamento, é porque sem ele "não é a mesma coisa".
Pouparem dinheiro e não meter eléctrico, é admissível, mas eliminar completamente, pelos vistos não foi, por isso prefiro não arriscar.
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				joma
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Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)
Não uso nenhum travão além da caixa, a não ser em descidas ou subidas muito ingremes.
E já lá vão muitos anos.
Quando se põe em P no caso dos Elétricos ou Hibridos existe uma pinça mecânica que bloqueia a transmissão.
			
									
									E já lá vão muitos anos.
Quando se põe em P no caso dos Elétricos ou Hibridos existe uma pinça mecânica que bloqueia a transmissão.
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