Também tenho esse registo, pouco cientifico, pois os 26kWh foram medidos pelo contador da EDP mas o que entrou na bateria foi cerca de 7% menos, e essa conta só consegui fazer pela diferença de SoC entre o inicio e o fim.VETL Escreveu: ↑01 nov 2018, 10:46E quando começares a fazer essas contas mais a sério, vais começar a tentar comparar a energia que consumiste/pagaste, com a energia que entrou na bateria.
Enquanto é de borla, é sem stress. Quando for a pagar, cheira-me que há certos modelos de elétricos que vão começar a ser muito mais acessíveis no mercado...

Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
- BrunoFonseca
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
No Sintra Fórum praticamente só se vêm Zoe Uber. Raramente se vêm os Leaf.
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Na Terça no MarShopping assisti ao belo Uber a dormir no carro. Que tragédia 

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
É melhor que nada. O BMS deve ter uma estimativa sofisticada para o SoC. Porém, o SoC é relativo: 100% é cheio, 0% vazio. Não sabes quanta energia se obtém dos 100% aos 0%, não sabes se há degradação... A julgar pelos outros carros, deves ter contadores de energia que podes ler com o OBD.BrunoFonseca Escreveu: ↑01 nov 2018, 12:17Também tenho esse registo, pouco cientifico, pois os 26kWh foram medidos pelo contador da EDP mas o que entrou na bateria foi cerca de 7% menos, e essa conta só consegui fazer pela diferença de SoC entre o inicio e o fim.
You talkin' to me? You talkin' to me? Then who the hell else are you talking... you talking to me? Well I'm the only one here.

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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Hoje liguei pela 1ª vez o ODB ao Zoe
SoH = 99% com 8000 Km e 5 meses de uso. O que acham? Ainda devia estar nos 100% ou é normal esta degradação?
SoH = 99% com 8000 Km e 5 meses de uso. O que acham? Ainda devia estar nos 100% ou é normal esta degradação?
Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Atenção que a degradação deve ser ligeiramente superior; os zoes vem sempre com mais bateria que os 100%, o meu em novo vinha com 103% de sohBrunoFonseca Escreveu: ↑14 nov 2018, 23:35Hoje liguei pela 1ª vez o ODB ao Zoe
SoH = 99% com 8000 Km e 5 meses de uso. O que acham? Ainda devia estar nos 100% ou é normal esta degradação?
a última vez que medi à seis meses tinha 97% e 58000 kms.Por preguiça não tenho medido ultimamente

Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
A degradação real até é normal que já seja maior que 1%. Se isso se vai reflectir ou não na capacidade útil, não sei, pela minha parte, é a primeira vez que estou a ver dados de um Zoe.
Há certamente muito mais para aprender sobre o carro noutros valores! A nossa vida também é curta!
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Vou medir com frequência mensal e intervalos de cerca 1000 Km
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
BrunoFonseca Escreveu: ↑14 nov 2018, 23:35Hoje liguei pela 1ª vez o ODB ao Zoe
SoH = 99% com 8000 Km e 5 meses de uso. O que acham? Ainda devia estar nos 100% ou é normal esta degradação?
Vocês tem umas baterias upa upa a minha (R240) com menos de 60000 já vai nos 74%!
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Relato da experiência Lisboa (Campo Grande) > Porto (Arrabida-Shopping) > Sintra
Viagem ao Porto para assistir ao ERVE no ISEP do passado dia 24/11
A preparação da viagem não correu da melhor maneira, pois tinha previsto partir do Campo Grande em Lisboa com 100% de SoC.
O objectivo passava por pôr o Zoe à carga no estacionamento subterrâneo junto à estação do Metro do Campo Grande 1 hora antes de sair do trabalho. Entro no estacionamento (pago) e quando tento pôr o carro à carga dá erro na leitura do cartão da Mobi.e. Igual resultado para os cartões Galp e EDP. Saio do estacionamento a deitar fumo pelas orelhas, pois acabei de pagar um parque sem por carga no carro e coloco o carro à carga no PCN (3,68 kWh) junto ao hotel Radisson, onde ficou durante 1h30
para carregar 67% aos 78%, até sair do trabalho.
Após apanhar algum pára-arranca na A1 até Alverca, a viagem passou a decorrer com normalidade. Uma temperatura agradável, sem vento e sem chuva, e apesar de conduzir em modo eco, as médias de consumo apresentadas mostravam-se superiores às normalmente verificadas.
Constatei então que poderia ser arriscado ir directo até ao Forum Coimbra, onde faria uma paragem estratégica para jantar, tendo então parado na AS de Santarém onde carreguei durante 28 minutos dos 45% até aos 70%. Segundo os meus cálculos, neste carregamento existiu uma perde de cerca de 2,20% da energia dada pelo PCR vs a energia que realmente entrou no carro.
Até esta paragem foram percorridos ~87 Km, com um consumo médio de 14,4 kWh/100 Km e a uma velocidade média de 71,8 Km/h
Segui então directo para o Forum Coimbra, mais depressa pois a média subiu para 77,3 Km/h e o consumo para os 15,3 kWh/100 Km. Neste troço andei maioritariamente sem ECO. Cheguei ao Forum Coimbra com 23% de SoC e carreguei durante 1h38 até aos 99%. Aproveitei esta paragem para jantar e ver a estupidificação da população com a black friday, onde se paga a metade do dobro...
A partir daqui foi "voar" até ao Porto. O total de Km efectuados foi de 309, com um consumo médio de 15,5 kWh/100 Km a uma média de 76 Km/h. Sim... no fim fui tirando o pé pois já estava a ficar com sono...
Hora de partida em Lisboa às 19:30 e chegada ao Porto às 01:52
No dia do regresso, Domingo dia 25/11, o tempo apresentava-se frio e com chuva forte. Como tinha tempo decidi vir por estradas nacionais... fugir às portagens.
Saí de Gaia por volta das 14h com carga perto dos 95% e em direcção à Sta Maria da Feira onde um camarada nosso dos VE me ia ajudar com o Android Auto no RLink. Surpresa para os 2, este Zoe já vinha preparado para tal!
Saída da Feira talvez por volta das 15h45 / 16h... agora sim chove bem! Próxima paragem: Forum Coimbra, onde chego por volta das 17h50 com 49% de SoC. Aqui tive um pequeno stress pois tive que solicitar ao segurança que fosse pedir ao dono dum CI para retirar do seu carrinho do lugar de carga para VE. Tive também que desconectar um BMW PHEV pois já não estáva à carga. 1h30 depois e já com 99% de SoC é hora de me fazer ao caminho... É verdade... o tal BMW ainda lá ficou...
Como 2ª feira iria ser dia de trabalho, aproveitei ainda para carregar no Alegro de Alfragide, onde cheguei pelas 22h30 com 28% de SoC. Uma hora depois, e já jantado, com os 80% de SoC segui os poucos Km que faltavam até casa, onde cheguei por volta das 0h00, após 338 Km a uma média de 52,7 Km/h com um consumo de 14,5 kWh/100 Km
Conclusões:
Uma paragem em Coimbra é suficiente para fazer Lisboa -> Porto com um Zoe. Sinceramente pensei que fosse possível fazer sem parar, mas é muito arriscado
Em termos de consumo a diferença não é grande entre AE e Nacionais, isto para quem anda por volta dos 95, 100 Km/h
Conte sempre com maiores consumos no trajecto Lisboa Porto vs Porto Lisboa
O custo total de carregamento nesta viagem de ida e volta foi de 3,47€. Só quando receber a factura é que poderei validar este valor.
Viagem ao Porto para assistir ao ERVE no ISEP do passado dia 24/11
A preparação da viagem não correu da melhor maneira, pois tinha previsto partir do Campo Grande em Lisboa com 100% de SoC.
O objectivo passava por pôr o Zoe à carga no estacionamento subterrâneo junto à estação do Metro do Campo Grande 1 hora antes de sair do trabalho. Entro no estacionamento (pago) e quando tento pôr o carro à carga dá erro na leitura do cartão da Mobi.e. Igual resultado para os cartões Galp e EDP. Saio do estacionamento a deitar fumo pelas orelhas, pois acabei de pagar um parque sem por carga no carro e coloco o carro à carga no PCN (3,68 kWh) junto ao hotel Radisson, onde ficou durante 1h30
para carregar 67% aos 78%, até sair do trabalho.
Após apanhar algum pára-arranca na A1 até Alverca, a viagem passou a decorrer com normalidade. Uma temperatura agradável, sem vento e sem chuva, e apesar de conduzir em modo eco, as médias de consumo apresentadas mostravam-se superiores às normalmente verificadas.
Constatei então que poderia ser arriscado ir directo até ao Forum Coimbra, onde faria uma paragem estratégica para jantar, tendo então parado na AS de Santarém onde carreguei durante 28 minutos dos 45% até aos 70%. Segundo os meus cálculos, neste carregamento existiu uma perde de cerca de 2,20% da energia dada pelo PCR vs a energia que realmente entrou no carro.
Até esta paragem foram percorridos ~87 Km, com um consumo médio de 14,4 kWh/100 Km e a uma velocidade média de 71,8 Km/h
Segui então directo para o Forum Coimbra, mais depressa pois a média subiu para 77,3 Km/h e o consumo para os 15,3 kWh/100 Km. Neste troço andei maioritariamente sem ECO. Cheguei ao Forum Coimbra com 23% de SoC e carreguei durante 1h38 até aos 99%. Aproveitei esta paragem para jantar e ver a estupidificação da população com a black friday, onde se paga a metade do dobro...
A partir daqui foi "voar" até ao Porto. O total de Km efectuados foi de 309, com um consumo médio de 15,5 kWh/100 Km a uma média de 76 Km/h. Sim... no fim fui tirando o pé pois já estava a ficar com sono...
Hora de partida em Lisboa às 19:30 e chegada ao Porto às 01:52
No dia do regresso, Domingo dia 25/11, o tempo apresentava-se frio e com chuva forte. Como tinha tempo decidi vir por estradas nacionais... fugir às portagens.
Saí de Gaia por volta das 14h com carga perto dos 95% e em direcção à Sta Maria da Feira onde um camarada nosso dos VE me ia ajudar com o Android Auto no RLink. Surpresa para os 2, este Zoe já vinha preparado para tal!
Saída da Feira talvez por volta das 15h45 / 16h... agora sim chove bem! Próxima paragem: Forum Coimbra, onde chego por volta das 17h50 com 49% de SoC. Aqui tive um pequeno stress pois tive que solicitar ao segurança que fosse pedir ao dono dum CI para retirar do seu carrinho do lugar de carga para VE. Tive também que desconectar um BMW PHEV pois já não estáva à carga. 1h30 depois e já com 99% de SoC é hora de me fazer ao caminho... É verdade... o tal BMW ainda lá ficou...
Como 2ª feira iria ser dia de trabalho, aproveitei ainda para carregar no Alegro de Alfragide, onde cheguei pelas 22h30 com 28% de SoC. Uma hora depois, e já jantado, com os 80% de SoC segui os poucos Km que faltavam até casa, onde cheguei por volta das 0h00, após 338 Km a uma média de 52,7 Km/h com um consumo de 14,5 kWh/100 Km
Conclusões:
Uma paragem em Coimbra é suficiente para fazer Lisboa -> Porto com um Zoe. Sinceramente pensei que fosse possível fazer sem parar, mas é muito arriscado
Em termos de consumo a diferença não é grande entre AE e Nacionais, isto para quem anda por volta dos 95, 100 Km/h
Conte sempre com maiores consumos no trajecto Lisboa Porto vs Porto Lisboa
O custo total de carregamento nesta viagem de ida e volta foi de 3,47€. Só quando receber a factura é que poderei validar este valor.