
DB Flecha Prateada
-
- Mensagens: 812
- Registado: 25 mai 2018, 20:06
- Data de fabrico: 12 nov 2001
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: DB Flecha Prateada
Falando um pouco de médias...
Tendencialmente Não olho muito às médias. E também tenho uma condução despreocupada, isto é, não conduzo de forma a reduzir médias. Conduzo normalmente.
Mas, agora no inicio, ando a tentar ver as médias, para ter uma ideia mais aproximada da autonomia para uma eventual viagem longa. E ter uma noção dessa autonomia em AE e em nacional.
Então, nas minhas viagens de ida e volta par ao trabalho que são uns 95kms por nacional e uns 110 por AE, tenho tido estas médias:
AE: com cruise control ligado nos 110Kms/h, fiz média de casa para o trabalho de 18.50Kw. Estou em crer que o sentido inverso a média seja menor, por causa do declive.
Em Nacional, a média anda a rondar os 14Kw.
isto andando sempre em D.
Entretanto já "fixei" o EVSE na garagem, depois coloca foto.
Tendencialmente Não olho muito às médias. E também tenho uma condução despreocupada, isto é, não conduzo de forma a reduzir médias. Conduzo normalmente.
Mas, agora no inicio, ando a tentar ver as médias, para ter uma ideia mais aproximada da autonomia para uma eventual viagem longa. E ter uma noção dessa autonomia em AE e em nacional.
Então, nas minhas viagens de ida e volta par ao trabalho que são uns 95kms por nacional e uns 110 por AE, tenho tido estas médias:
AE: com cruise control ligado nos 110Kms/h, fiz média de casa para o trabalho de 18.50Kw. Estou em crer que o sentido inverso a média seja menor, por causa do declive.
Em Nacional, a média anda a rondar os 14Kw.
isto andando sempre em D.
Entretanto já "fixei" o EVSE na garagem, depois coloca foto.
Re: DB Flecha Prateada
Uma dica,,, tenta andar na AE sem cruise control (CC)... vais ver que a média melhora porque não cortas a "inércia" do carro numa descida. O CC não deixa o carro ultrapassar a velocidade desejada... travando-o! Em consequência, devido ao facto de teres ganho velocidade na descida anterior. a subida que se segue será iniciada com maior velocidade e irás precisar de menos energia para a terminar... e assim sucessivamente. Isto também é valido para os CIs.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018
-
- Mensagens: 812
- Registado: 25 mai 2018, 20:06
- Data de fabrico: 12 nov 2001
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: DB Flecha Prateada
Pois, o CC consome mais, sei disso. Mas é tão confortável que não o vou deixar de utilizar só para ter uma média melhor no CB. A não ser em alguma viagem grande que precise de economizar a autonomia. No dia-a-dia, em AE vou continuar a andar com ele ligado. Aos anos que utilizo isto. É um dos "acessórios" que mais utilizo num carro, talvez a par do AC.noway Escreveu: ↑05 nov 2018, 14:41Uma dica,,, tenta andar na AE sem cruise control (CC)... vais ver que a média melhora porque não cortas a "inércia" do carro numa descida. O CC não deixa o carro ultrapassar a velocidade desejada... travando-o! Em consequência, devido ao facto de teres ganho velocidade na descida anterior. a subida que se segue será iniciada com maior velocidade e irás precisar de menos energia para a terminar... e assim sucessivamente. Isto também é valido para os CIs.
Mas a minha média é muito descabida?
-
- Mensagens: 328
- Registado: 20 mar 2018, 09:37
- Data de fabrico: 06 set 2018
- Localização: São João de Ver - Santa Maria da Feira
Re: DB Flecha Prateada
Eu (a esposa) faço +- 120km por dia 90% em AE, o restante em nacional (EN1) com trânsito normalmente, modo D, sem Eco, com E-pedal, média com cuidado de 14,5; média em condução normal 15,3/15,5.
Se quiseres ter ideia do trajecto em termos de altimetria para comparares com a tua, está aqui: viewtopic.php?f=56&t=7427&start=30#p110785
Nissan leaf N-Connecta 40kWh desde 06/09/2018
-
- Mensagens: 812
- Registado: 25 mai 2018, 20:06
- Data de fabrico: 12 nov 2001
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: DB Flecha Prateada
A mim, Ida e volta para o trabalho praticamente os 100% em AE, dá uma média de 17,5 com cc nos 110kms/h.
18,5 para lá e 16,5 para cá.
Tu, para fazeres essas médias (ou a esposa), é a que velocidade em AE?
Aqui está a minha altimetria do dia-a-dia

Há aqui umas contas que não me estão a bater certo.
Saí de casa com 91% e cheguei com 29% = 62%
Ora 62% de consumo, corresponde a uns 24,8 Kw
Pela média, fiz 17,6 kw/100 em 115Kms, o que dá um consumo de 20,12 KW.
Porque é que dá esta diferença ao fazer as contas pela média do CB e pelo consumo da bateria?
18,5 para lá e 16,5 para cá.
Tu, para fazeres essas médias (ou a esposa), é a que velocidade em AE?
Aqui está a minha altimetria do dia-a-dia

Há aqui umas contas que não me estão a bater certo.
Saí de casa com 91% e cheguei com 29% = 62%
Ora 62% de consumo, corresponde a uns 24,8 Kw
Pela média, fiz 17,6 kw/100 em 115Kms, o que dá um consumo de 20,12 KW.
Porque é que dá esta diferença ao fazer as contas pela média do CB e pelo consumo da bateria?
-
- Mensagens: 664
- Registado: 19 mar 2017, 21:03
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 80,97 Ah
- Localização: Porto
Re: DB Flecha Prateada
Posso adiantar que em vários percursos que testei com e sem CC, o CC saiu sempre a ganhar, às vezes com diferenças significativas, outras vezes com diferenças mínimas. Sei que muita gente não concorda, mas eu pergunto quantas pessoas já fizeram o teste, mais do que uma vez por forma a reduzir a influência das possíveis variáveis (vento favorável/desfavorável, trânsito, etc.)noway Escreveu: ↑05 nov 2018, 14:41Uma dica,,, tenta andar na AE sem cruise control (CC)... vais ver que a média melhora porque não cortas a "inércia" do carro numa descida. O CC não deixa o carro ultrapassar a velocidade desejada... travando-o! Em consequência, devido ao facto de teres ganho velocidade na descida anterior. a subida que se segue será iniciada com maior velocidade e irás precisar de menos energia para a terminar... e assim sucessivamente. Isto também é valido para os CIs.
-
- Mensagens: 664
- Registado: 19 mar 2017, 21:03
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 80,97 Ah
- Localização: Porto
Re: DB Flecha Prateada
A evolução da variação do SOC estimado vs SOC real não é linearkony76 Escreveu: ↑05 nov 2018, 20:45Há aqui umas contas que não me estão a bater certo.
Saí de casa com 91% e cheguei com 29% = 62%
Ora 62% de consumo, corresponde a uns 24,8 Kw
Pela média, fiz 17,6 kw/100 em 115Kms, o que dá um consumo de 20,12 KW.
Porque é que dá esta diferença ao fazer as contas pela média do CB e pelo consumo da bateria?
Re: DB Flecha Prateada
Só consigo esse comportamento quando o percurso em causa é relativamente plano (poucas subidas/descidas). O ProPilot foi das coisas que testei primeiro assim que recebi o carro por curiosidade. Depois de alguns trajectos utilizando-o a quase 100% em AE, passei a conduzir "manualmente" e as médias baixaram praticamente -3kWh/100km face à condução com PP. Esta é a minha experiência.hmendes Escreveu: ↑05 nov 2018, 23:10Posso adiantar que em vários percursos que testei com e sem CC, o CC saiu sempre a ganhar, às vezes com diferenças significativas, outras vezes com diferenças mínimas. Sei que muita gente não concorda, mas eu pergunto quantas pessoas já fizeram o teste, mais do que uma vez por forma a reduzir a influência das possíveis variáveis (vento favorável/desfavorável, trânsito, etc.)
Não sou o único com esta opinião... há vários posts como este que aqui anexo como exemplo:
https://www.mynissanleaf.com/viewtopic. ... on#p534806
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018
-
- Mensagens: 812
- Registado: 25 mai 2018, 20:06
- Data de fabrico: 12 nov 2001
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: DB Flecha Prateada
Neste ainda não testei. Mas nos CI, testei e gastava sempre mais com o CC ligado.hmendes Escreveu: ↑05 nov 2018, 23:10Posso adiantar que em vários percursos que testei com e sem CC, o CC saiu sempre a ganhar, às vezes com diferenças significativas, outras vezes com diferenças mínimas. Sei que muita gente não concorda, mas eu pergunto quantas pessoas já fizeram o teste, mais do que uma vez por forma a reduzir a influência das possíveis variáveis (vento favorável/desfavorável, trânsito, etc.)
3kw/100 kms é bastante.noway Escreveu: ↑06 nov 2018, 10:41
Só consigo esse comportamento quando o percurso em causa é relativamente plano (poucas subidas/descidas). O ProPilot foi das coisas que testei primeiro assim que recebi o carro por curiosidade. Depois de alguns trajectos utilizando-o a quase 100% em AE, passei a conduzir "manualmente" e as médias baixaram praticamente -3kWh/100km face à condução com PP. Esta é a minha experiência.
Se comigo fosse assim, a viagem que gasto 18.5 kw, passaria a gastar uns 15.5kw.
Tenho de testar isso. pode servir para viagens em que tenha de fazer contas à autonomia.
Porque no dia-a-dia não vou deixar de andar com o pp ligado. hehe.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: DB Flecha Prateada
Só se consome menos com o CC desligado porque, voluntária ou involuntariamente, baixamos a velocidade quando aparece uma subida ou outra situação desfavorável à média.
Nas mesmas condições (mesmo trajecto e velocidade média) o consumo do CC é sempre igual ou menor, porque é mais eficiente manter a velocidade do que desacelerar e acelerar para a recuperar
Nas mesmas condições (mesmo trajecto e velocidade média) o consumo do CC é sempre igual ou menor, porque é mais eficiente manter a velocidade do que desacelerar e acelerar para a recuperar

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
