O meu conselho que vale o que vale...jmiguel Escreveu: ↑05 nov 2018, 16:16Tive uma queda repentina de 1,75% no SOH em cerca de 4 dias.
Não me recordo de nada fora do normal nos dias em questão, à exceção de uma carga lenta até 100% de SOC na noite de 26 para 27/10 (habitualmente faço cargas lentas até 80%).
Será normal? O que poderá ter provocado esta queda?
Leaf 2.zero, de 30/5/2018 com 13500km.
Quando comprei o meu Leaf à 2 anos, andava como tu sempre a ver como estava o SOH, com medo que a bateria degradasse mais do que eu estava à espera e tivesse de investir antes do tempo na aquisição de uma nova, deitando por terra todos os cálculos de viabilidade de investimento que tinha feito durante meses.
2 anos depois, 70000km e 80% de SOH sem atualização do LBC, passei a fazer as medições de mês a mês e só para referência futura.
Assumindo que não andas sempre no limite da autonomia e que esgotes a garantia muito antes dos 8 anos por excesso de kms, esquece essas variações.
Esses valores são estimativas que dependem de inúmeros fatores, calor, frio, frequência de carga, corrente de carga, etc...
No meu caso, andei 1 ano a fazer diáriamente 170 km sem cargas intermédias, no inverno a coisa era negra e assustava-me a ideia de uma degradação anormal pois iria por em causa a usabilidade que até então dava ao carro. No teu caso a bateria é maior e mesmo que degrade tens um buffer muito maior. Por outro lado tens a garantia para situações anómalas.
Por isso, assumindo que não estás a fazer uma tese de mestrado sobre degradação da bateria, disfruta e arruma o leitor de OBD

JRamalho