Nos PCR que têm potência limitada (só parece acontecer nos Efacec, mas não há muitos outros por cá, e limitados também), o Ioniq não se comporta correctamente. Não é claro que seja do posto ou do carro porque o argumento dá para os 2 lados:
- argumento do posto: os outros carros carregam lá todos bem
- argumento do carro: noutros PCR limitados o carro aparentemente porta-se bem (o migle carregou num DBT "capado" em Espanha e não houve qualquer problema, vi vários relatos em Inglaterra ioniq a carregar em postos que não têm mais de 30kW).
Parece também ser só problema com o ioniq, o Sérgio Magno carregou um Kauai num dos postos que vou mencionar à frente.
Posto1: PCR Prio em Coimbra. Este é o posto mais limitado que conheço e não é só a limitação da potência, é também da própria instalação. A protecção térmica do posto está tão justa que caso o carro não respeite o limite anunciado pelo posto - e o ioniq não respeita - esta dispara e o posto fica mesmo desligado.
Eu desliguei este PCR 2x quando comprei o carro (fui lá para experimentar a CR), na discussão que se levantou no FB na altura surgiu um outro ioniq que também já o tinha desligado.
https://www.facebook.com/groups/utiliza ... 518515649/
Numa outra discussão apareceu ainda outro utilizador Só voltei a este PCR depois de ter OBD e vi claramente os 125A a entrar no carro, quando toda a gente não tira de lá mais de ~~90A. Claro que interrompi a carga antes de voltar a disparar o térmico (das outras vezes ainda demorou uns 5min). Já lá não vou há quase 1 ano, não sei se continua na mesma ou não.
Posto2: PCR Mobiletric Porto, Av. França. Todos os PCR Mobiletric instalados na fase piloto estavam com potência limitada aos ~~39kW (provavelmente ainda estão), mas o ioniq puxava alegremente os 125A. Como a protecção térmica neste posto não estará justa (deve ter sido instalado com cabos à séria ao contrário do de Coimbra) consegui carregar sem problemas.
https://www.facebook.com/groups/utiliza ... 3369484697

Nos mesmos comentários confirmava-se que ninguém puxa mais de 95A. Isto já foi há mais de um ano.
Posto3: PCR de Leiria. Já carreguei (várias vezes!) neste posto a 125A/50kW, mas nessa altura não permitia carregamento simultâneo. Ou seja, ao contrário dos Mobiletric, tem disponíveis os 50kW, tal como a maioria dos postos de auto-estrada. Recentemente, o posto foi alterado para permitir carregamento simultâneo mas, em vez de ter 50kW para DC e 43kW para AC, tem 50kW que balanceia entre as tomadas. Claro que, se não estiver ninguém em AC, o DC deve ter os 50kW.
A minha experiência há coisa de 1 mês: não passei de 90A/33kW e naturalmente que estava sozinho.
viewtopic.php?f=79&t=6902&start=250#p111774
Tópico do FB de hoje:
https://www.facebook.com/groups/utiliza ... 020648494/
Nessa discussão do FB o Sérgio Magno confirma que carregou lá o Kauai ontem a 49kW.
Como as coisas mudam. Antes carregava a 50kW onde outros não passavam de 33kW, agora é ao contrário


