

Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
- BrunoAlves
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Lindo. Cada vez melhor. Ainda vai ser preciso um doutoramento para se conseguir carregar um EV em Portugal.
Para além da confusão que é calcular o custo de um carregamento, conseguimos evitar o problema de noutros países serem necessários vários cartões para as diferentes redes existentes, criando uma rede única para a qual são precisos vários cartões, consoante a hora/dia/potência do posto. Brilhante.
Proponho a atribuição de um Nobel a estas sumidades.

Para além da confusão que é calcular o custo de um carregamento, conseguimos evitar o problema de noutros países serem necessários vários cartões para as diferentes redes existentes, criando uma rede única para a qual são precisos vários cartões, consoante a hora/dia/potência do posto. Brilhante.

Proponho a atribuição de um Nobel a estas sumidades.
- BrunoFonseca
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Acho que fizeste muito bem.frankesousa Escreveu: ↑09 nov 2018, 00:13Antes de mais desculpem mas vou publicar aqui um post grandito tentando explicar o resultado de uma reclamação que fiz sobre a potência de carregamento nos PCR (principiantes os pagos em €/min). Já tinha dito que ia reclamar, já reclamei, e já tenho resposta para partilhar com o pessoal dos VEs.
Quem tiver algum tempo que leia este "testamento" porque penso conter informação bastante relevante para todos os UVE
Como já em vários carregamentos que fiz no passado nos PCRs tinha reparado que alguns eram lentos (por volta dos 35/37 kW "apenas"), agora com os pagamentos decidi ir fazer o teste no dia 1/10 (testar também o cartão novo) ao PCR MTS-00001 (Matosinhos - Mercado).
Para não haver duvidas, fiz o registo total do teste, bateria a 20º, 55% de carga, Leaf 30kWh, LeafSpy -> Tudo prontinho.
4 Minutos depois, a energia carregada e o LeafSpy confirmavam que só estava a obter não chegava a 37kW (noutros locais tenho registos de quase 47kW). A minha conclusão foi -> O posto está limitado em potência, mas anuncia 50kW no mapa da MobiE, é pago ao minuto, estão a enganar-me!
1ª passo -> Reclamar
Na passada 2ª feira enquanto viajava de avião para a Noruega (sendo a meca dos VE deu-me inspiração extra) escrevi um belo email de reclamação, visando o OPC (que deve ser o dono do posto e visar pela sua qualidade), a MobiE (que devia garantir o cumprimento dos regulamentos técnicos e qualidade de serviço) e a EDP (o meu CEME ao qual disse que não pagaria o valor do OPC sem a correcção devida por estar a ser enganado).
Nota Adicional: talvez tenha exagerado um pouco na reclamação porque estamos ainda no inicio da fase comercial, mas como tiveram
quase 2 anos para preparar a mesma estava à espera de uma cena já mais madura!!!
2ª Passo -> Recebo chamada do OPC
Passados apenas 5 minutos de enviar o email com a reclamação com as 3 entidades em "to" recebo uma chamada do OPC (Mobiletric) um pouco "sentidos" com a acusação e a tentar sacudir as culpas para a MobiE e/ou dizer que talvez eu não tenha feito o teste de forma cientifica o suficiente para os poder acusar.
O resumo da conversa (que foi feita em 2 chamadas porque no entretanto tive de voltar ao avião porque estava em escala) foi o seguinte:
- o OPC diz que é a MobiE a controlar remotamente a potência de saída dos PCRs
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o que não acredito ser verdade
- Depois diz que este PCR foi "herdado" da MobiE e que se estava limitado já vinha e que não era responsabilidade deles!
- Ainda diz que os PCR instalados por eles (como o novo PCR da avenida de França no Porto) têm a certeza que dá 50kW, mas este eles não conseguem mudar (estranho mais uma vez)
- Nunca admitem que possa ser limitação do PCR e começam a "acusar" o meu carro de não carregar a mais potência porque não quer. Obrigando-me a explicar-lhes que já fiz uns 15 carregamentos e tenho vários à potência nominal deste tipo de postos EFACEC QC50
- Dizem por fim que vão reclamar com a EFACEC e com a MobiE e depois me dizem algo.
3ª Passo -> Recebo hoje chamada da MobiE
- Rematam dizendo que enviaram o assunto para os advogados por estarem a ser acusados! vamos ver, tudo pela ME
Um colaborador da MobiE muito prestável (parecia que estava "do nosso lado", apresentando mesmo alguma indignação pelo estado da MobiE e dos carregamentos em Portugal) liga-me dizendo que tinham recebido a reclamação e que tinham informações sobre isso para me dar. Aui vai o resumo do que me disse:
- Confirmaram junto do OPC, e este posto (tal como outros) têm realmente a potência limitada!
- Confirmaram que o OPC já recebeu da MobiE o posto assim, e que esta configuração já vem da altura da instalação do mesmo porque a baixada (ou o contrato não sei) não suportava os 50kW. Assim ficou "capado" na potência por configuração do instalador (EFACEC).
- Confirmaram que neste momento a informação de potência de cada ficha presente no mapa da MobiE é puramente informativa, não "contratual" e não é obtida do posto. É mesmo configurada à mão na BD ao criarem o posto.
- Disseram que iam fazer uma ronda pelos OPC/ PCRs requerendo a cada 1 deles a potência real dos mesmos para actualizarem a BD/ Mapa com isso
- Confirmaram que os OPCs são livres de configurarem os postos com a potência que quiserem e que a MobiE não tem autoridade para "obrigar" os mesmos a fornecerem um serviço "de qualidade" garantindo os 50kW. Se os OPCs disserem que o posto está a 30kW, eles põem isso no mapa e pronto, passam a estar "legais" e a anunciar a potência real
- Após a minha sugestão, concordaram que seria necessário adicionarem uma coluna adicional na lista de preços dos OPCs indicando a potência de cada posto, já que afinal não é "tudo igual (de 50kW)" como todos nos pensávamos ser
- Fiquei a saber que não estamos na "fase comercial" mas sim numa "fase de transição", na qual os OPC ainda não têm verdadeiramente de cumprir "qualidade de serviço" e que isso só vai acontecer aquando do início de pagamento do PCN. Nessa altura os OPC passarão a "responder" à ERSE que lhes vai impor uma QoS
- Confirmaram também que podemos reportar falhas directamente ao OPC, mantendo a MobiE nos emails, e que estes têm efetivamente 72h para as resolver (na teoria digo eu!).
Com isto, temos mais uma variável (com esta da potência diferente por posto já vai para aí no "z"
- Perguntei, e os PCNs? Resposta: pois, aí não há nada a fazer. Os OPC que instalem PCN como "iniciativa privada" (que não sejam rede piloto) fazem o que lhes apetecer. Podem desligar à vontade, remover, etc etc. Aliás, quem paga a electricidade desses PCN "não piloto" não é a MobiE mas sim os OPCs. Sabiam disto? Pensei que os electrões para todos os PCNs eram pagos pela MobiE. Assim claro que os OPCs desligam aquilo agora com todo o mundo a correr para lá!
) para a equação de calculo necessário para os UVE identificarem o posto mais barato ou simplesmente saberem o que vão pagar.
Espero que não venha a ter chatices com esta reclamação mas para já fiquei bastante feliz porque sinto que "fiz alguma coisa" pela ME.
Acham que fiz bem?
(Em tom jucoso) é nestes momentos que fico feliz pelo meu VE carregar apenas a 22...
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Maravilhoso. Fase de transição é muito bom, mas para pagar já não é tão facultativo.
Até me surpreendeu o OPC estar responsável por postos sem conhecimento das condições em que operam! Se o cronometro parar de marcar descobrem na hora o problema
Até me surpreendeu o OPC estar responsável por postos sem conhecimento das condições em que operam! Se o cronometro parar de marcar descobrem na hora o problema

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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Bonito bonito era reduzirem a potencia dos PCN para 10A até à fase de pagamentos

Correcto, na zona que conheço melhor tem sido uma aventura para encontrar um PCN livre; no Sabado um uber com um leaf40 estava acampado num carregador de 16A. Viu-me a ligar o cabo na tomada industrial azul e saltou do carro muito surpreendido a perguntar o que era aquilo


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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Fizeste bem em reclamar...
Mas eu agora pergunto: porque é que temos de ser nós a reclamar? Não era bom que existisse uma associação de utilizadores de veículos eléctricos que fizesse esse trabalho, em vez de ser cada um de forma isolada? Ah, espera...
Mais do que isso, só a própria confusão dos pagamentos/custos mostra como todo este processo é uma autêntica baralhada feita com um objectivo muito simples....
Mas eu agora pergunto: porque é que temos de ser nós a reclamar? Não era bom que existisse uma associação de utilizadores de veículos eléctricos que fizesse esse trabalho, em vez de ser cada um de forma isolada? Ah, espera...


Mais do que isso, só a própria confusão dos pagamentos/custos mostra como todo este processo é uma autêntica baralhada feita com um objectivo muito simples....

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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Acho que fizeste bem em reclamar.
A "ameaça" deles é que é um pouco de baixo nível. Parece que querem dissuadir reclamações.
Pode é estar atenta às reclamações que forem enviadas, desde que cada um que as faça, meta em CC a UVE, e depois fazer um reforço, por ex.
Há qui outra coisa que não nos afecta, mas que tenho curiosidade.
Como carregam os estrangeiros? Ficam limitados aos PCN?
A "ameaça" deles é que é um pouco de baixo nível. Parece que querem dissuadir reclamações.
Quem passa pelas situações somos nós. Parece-me um pouco difícil a UVE saber de todos os casos que cada um passa para poder reclamar.
Pode é estar atenta às reclamações que forem enviadas, desde que cada um que as faça, meta em CC a UVE, e depois fazer um reforço, por ex.
Há qui outra coisa que não nos afecta, mas que tenho curiosidade.
Como carregam os estrangeiros? Ficam limitados aos PCN?
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Obrigado por confirmares aquilo que eu já suspeitava sobre a utilidade e os benefícios de pertencer a essa associaçãokony76 Escreveu: ↑09 nov 2018, 11:24Quem passa pelas situações somos nós. Parece-me um pouco difícil a UVE saber de todos os casos que cada um passa para poder reclamar.
Pode é estar atenta às reclamações que forem enviadas, desde que cada um que as faça, meta em CC a UVE, e depois fazer um reforço, por ex.


Não carregam..não os queremos cá...já há cá deles a mais...
Há qui outra coisa que não nos afecta, mas que tenho curiosidade.
Como carregam os estrangeiros? Ficam limitados aos PCN?

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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Ele não é como tu que fica a espera que alguém resolva o problema por ele. Sentiu-se lesado reclamou, tão simples como isso.
Tu por acaso és sócio para puderes exigir isso da UVE? Tu não és sócio, criticas tudo e todos, mas fazeres alguma coisa para mudar esse panorama é que esta quieto.

Eu também acho que a UVE o deve fazer, mas eu tenho legitimidade para o exigir, já tu não tens nenhuma. Tu pareces aquelas pessoas que reclamam dos governos que nós temos, mas quando foi altura de ir votar, ficaram em casa no quentinho. Para teres direitos, tens de ter deveres! Ou és cigano?

Queres que resolvam tudo por ti quando tu não fazes nada para melhorar a situação.

Dizes que estas cansado de dar a tua opinião sobre a UVE neste fórum porque vai dar sempre ao mesmo, mas não perdes a oportunidade de vir reclamar e dizer mal! Pareces Assunção Cristas, estas sempre a espera da m***da que os outros deixam cair, para dizer mal. Muda o disco, faz algo diferente.
NOTA: escusas de vir com frases insultuosas para alimentar a discussão, que a minha intervenção em relação a tua pré-disposição para dizer mal da UVE neste tópico fica por aqui.
Agora falando de coisas que realmente importam.
Então a cerca de dois meses os senhores da Uber andavam a fazer manifestações sobre o estado dos PCR em Lisboa, porque muitos estavam desligados. Agora estão todos ligados, não estou a ver qual é o problema para não os usarem... ah espera, já sei, agora paga-se, pois acabou-se as borlas para os chupistas.
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
E se nos focássemos no importante da coisa que é:
Finalmente há uma resposta mesmo que telefónica (devia ser escrita) por parte de um OPC e da MOBI.E agora devíamos era exigir o acautelar das potências mínimas e máximas pois temos diversos OPC e um CEME a cobrar por minuto logo isso faz alterar substancialmente todos os cálculos já realizados. Muitos utilizadores de VE não têm qualquer oferta até 31/04 pois não são clientes EDP ou Galp logo estão a pagar a totalidade do serviço. Assim se pago posso exigir ou não? Se não puder exigir QoS pois estamos em fase de transição porque pago? Mais um exemplo de como matar a ME.
Serviço sem qualidade. Já agora como tenho a certeza se o que me estão a cobrar de tempo e KW é o correto se até agora não vi qualquer selo identificador da Metrologia nos postos?
Finalmente há uma resposta mesmo que telefónica (devia ser escrita) por parte de um OPC e da MOBI.E agora devíamos era exigir o acautelar das potências mínimas e máximas pois temos diversos OPC e um CEME a cobrar por minuto logo isso faz alterar substancialmente todos os cálculos já realizados. Muitos utilizadores de VE não têm qualquer oferta até 31/04 pois não são clientes EDP ou Galp logo estão a pagar a totalidade do serviço. Assim se pago posso exigir ou não? Se não puder exigir QoS pois estamos em fase de transição porque pago? Mais um exemplo de como matar a ME.
Serviço sem qualidade. Já agora como tenho a certeza se o que me estão a cobrar de tempo e KW é o correto se até agora não vi qualquer selo identificador da Metrologia nos postos?