Diário de bordo - Malm

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por mjr » 16 jul 2012, 13:03

Se tiver a possibilidade de programar o horário de fim e de início de carga é possível com alguma precisão carregar com o nível de carga pretendido. No caso do LEAF ele carrega 2 barras por cada 50 minutos sensivelmente (com o gidómetro é muito mais fácil, basta multiplicar o número de gids pretendidos de carga por 0,08kW.h e depois dividir por 3,76kW para dar as horas necessárias de carga).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 17 jul 2012, 00:01

Sim, tenho de comprar um programador, preferencialmente que fique no quadro de onde saí a puxada para a tomada de carga. No caso do MiEV é 1 barra por cada 17 minutos (não se aplica à primeira que carrega, nem à última). Agora com o calor, preocupa-me um bocado carregá-lo de noite a 100% e depois não ter necessidade de sair com ele. Ficam as baterias a "inchar" durante o dia. Bastava deixá-lo só a carregar 3 horas e 45 minutos que só iniciava o processo quando tivesse 2 barras e ele não passava das 14. Penso que nesta fase do ano faz sentido tomar algum cuidado e não permitir cargas completas, quando ao outro dia não se pretende fazer uma viagem que exija carga máxima.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por pafi » 25 jul 2012, 15:00

Olá Malm,
Seria o teu carro que hoje estava no Forum?
Imagem
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por pafi » 25 jul 2012, 15:54

Esqueci-me de colocar uma questão, quantos Ampéres consome o carregador do I-Miev? Ou então, qual o valor da potência ? Os valores médios das nossas scooters rondam os 5-6A, ou então os 900-1000W (quando por vezes usamos dois carregadores os valores não chegam a duplicar, mas ficam lá perto).
Isto para saber se seria possível, por exemplo, ter o I-Miev e a scooter a carregar simultaneamente num posto. Já aconteceu ligarem-se 3 scooters a uma tomada destas. Nem sempre é possível, mas não ultrapassando os 16A eles não se queixam.

E num Leaf? Quais os valores da Intensidade de corrente e Potência dos carregadores?
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por mjr » 25 jul 2012, 18:31

No Leaf são 16A (ou 10A no caso do EVSE de carregamento ocasional).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 25 jul 2012, 18:49

Sim, era eu, "sorry". Hoje tive de ir a Coimbra e almoçei lá. Como a viagem é de 120 km, convém dar-lhe qualquer coisa, porque na IP3, à vinda, aquilo não é para ir a 50 km/h e tem uma ou outra subida que me leva 1 kwh de uma vez. Se tivesse um cabo para ligar no outro posto, mas não tenho :cry: . Ele puxa até 14 ampéres, pelo que será impossível ligar o I-MiEV e a mota à mesma tomada. Meti-lhe 3 Kwh (uma hora de carregamento) mais por precaução, e também para de vez em quando mostrar o que aquilo anda :D .
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por pafi » 18 ago 2012, 20:35

Olá! Hoje não tirei foto... até porque ficaria igual à do mês passado :lol:. Na próxima visita estaciona no outro lugar, ou vira o carro ao contrário e assim já se pode desfazer a sensação de dejá vu :lol:.
Continuação de boas viagens elétricas.
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 18 ago 2012, 21:32

É a posição que coloca a tomada mais perto da entrada da pistola. Já ganhei o hábito de o parar assim. Com um Leaf já seria diferente. Tira a fotografia de outro ângulo, vais ver que fica logo diferente :D . Ao fim da tarde cruzei-me com um Leaf branco, ao pé de Taveiro. Eu a apontar e a dizer para os meus que ia ali um Leaf, e no Leaf a apontarem para mim, imagino que a dizerem que ia ali outro elétrico :D .
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por santanamos » 19 ago 2012, 15:25

Malm Escreveu: Ao fim da tarde cruzei-me com um Leaf branco, ao pé de Taveiro. Eu a apontar e a dizer para os meus que ia ali um Leaf, e no Leaf a apontarem para mim, imagino que a dizerem que ia ali outro elétrico :D .
achei piada a essa situação, fez-me lembrar do meu primeiro carro, era um renault clio mas tinha umas linhas raras, talvez fosse uma edição mais limitada :mrgreen: a primeira vez que me cruzei com outro igual trocamos buzinadelas e sinais de luzes até nos perdermos de vista, foi uma festa nos dois carros, hehe. a partir daí só vi mais um igual :cry:

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 31 ago 2012, 12:12

Imagem

Eis que encontro no fim de semana passado o Fluence do Flyer (deve ser ele, porque não conheço mais ninguém com um azul). Uma grande viagem até Coimbra, e sem carregamentos rápidos :D . A minha sorte é que ele utiliza a outra tomada, senão lá eu tinha de ir almoçar para outro lado, que aquela carga faz-me falta para o resto do caminho. Tens que nos contar a tua aventura, Flyer :D .
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”