é só comparar com o fio que está ligado ao dij de 16A se for maior no minimo é de 4 mm2BrunoAlves Escreveu: ↑28 nov 2018, 00:38C25, se cumprir as regras deve ter fio de 4mm2... Mas das imagens do fio, não parece nada... O ideal é mesmo medir o diâmetro
Apresentação
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 mai 2016, 14:35
- Data de fabrico: 30 jun 2016
- Capacidade bateria: 81.92
Re: Apresentação
2009-Microgeração(fixa) 3,6kw ; A.Q.S -Solar-Termossifão
2010-Microgeração(upgrade) 4.2kw
2014-AQS-Bomba de Calor.
2016- Bicicleta eletrica; VE Nleaf-acenta 30Kw
2010-Microgeração(upgrade) 4.2kw
2014-AQS-Bomba de Calor.
2016- Bicicleta eletrica; VE Nleaf-acenta 30Kw
- migle
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
Bolas, a foto do quadro da garagem, o mais importante, não se consegue ler nada. Mas vá, é 25A.
Na foto do quadro principal, parece-me que há um fio que é de 10mm2, e por comparação com esse, o do fio do disjuntor da garagem é de 4mm2, está correcto, e porque haveria de estar incorrento?
Você está exactamente como eu: 4mm2 e C25. Infelizmente, com uma agravante, o meu prédio tem só 4 andares. Eu carrego a 24A, sem problemas, podia carregar a 25A aumentado a potência contratada para 30A (6,9kVA).
Porém, há muita energia que se dissipa como calor ao longo dos fios. Por essa razão, eu, em vez de obter a maior eficiência energética, o maior aproveitamento da energia que estou a pagar, nos 24A, obtenho-a nos 18A. No seu caso, as perdas nos fios devem ser o triplo das minhas, porque são mais compridos.
Eu até agora fiz tudo o que podia sem trocar o fio, que é complicado. Mudei o disjuntor no quadro principal para C32, mantive o diferencial de 25A na garagem e o C25 que lá estava em cima foi trazido para a garagem para uma nova tomada CEE de 32A. Troquei alguns fios no quadro da garagem por 10mm2 e ordenei os disjuntores para que o C25 estivesse ligado com um shunt. Até agora, a despesa foi mínima, a tomada de 32A custou 9€ e o disjuntor nem sei...
Mantenho a hesitação acerca de trocar o fio para 6mm2 ou 10mm2 (quanto mais comprido, mais se justifica usar um fio mais grosso). Isso já é uma despesa muito maior (no meu caso, que é difícil). A hesitação é porque também não estou mal como estou. Você tem mais razões para mudar o fio do que eu.
Na foto do quadro principal, parece-me que há um fio que é de 10mm2, e por comparação com esse, o do fio do disjuntor da garagem é de 4mm2, está correcto, e porque haveria de estar incorrento?
Você está exactamente como eu: 4mm2 e C25. Infelizmente, com uma agravante, o meu prédio tem só 4 andares. Eu carrego a 24A, sem problemas, podia carregar a 25A aumentado a potência contratada para 30A (6,9kVA).
Porém, há muita energia que se dissipa como calor ao longo dos fios. Por essa razão, eu, em vez de obter a maior eficiência energética, o maior aproveitamento da energia que estou a pagar, nos 24A, obtenho-a nos 18A. No seu caso, as perdas nos fios devem ser o triplo das minhas, porque são mais compridos.
Eu até agora fiz tudo o que podia sem trocar o fio, que é complicado. Mudei o disjuntor no quadro principal para C32, mantive o diferencial de 25A na garagem e o C25 que lá estava em cima foi trazido para a garagem para uma nova tomada CEE de 32A. Troquei alguns fios no quadro da garagem por 10mm2 e ordenei os disjuntores para que o C25 estivesse ligado com um shunt. Até agora, a despesa foi mínima, a tomada de 32A custou 9€ e o disjuntor nem sei...
Mantenho a hesitação acerca de trocar o fio para 6mm2 ou 10mm2 (quanto mais comprido, mais se justifica usar um fio mais grosso). Isso já é uma despesa muito maior (no meu caso, que é difícil). A hesitação é porque também não estou mal como estou. Você tem mais razões para mudar o fio do que eu.
-
- Registado: 25 out 2018, 10:04
- Data de fabrico: 22 jan 2019
- Capacidade bateria: 120 Ah
A preparação continua….
Cartão MobiE recebido hoje, ainda vou aproveitar para os PCN, ainda que se preveja que não por muito tempo…
Mais dois cartões de CEME a caminho para os PCR, devem chegar nos próximos dias…
Diria que o VE ja pode chegar… mas ainda falta mais de um mês!!!
Cartão MobiE recebido hoje, ainda vou aproveitar para os PCN, ainda que se preveja que não por muito tempo…
Mais dois cartões de CEME a caminho para os PCR, devem chegar nos próximos dias…
Diria que o VE ja pode chegar… mas ainda falta mais de um mês!!!
-
Galp Recebido...
Com a oferta das lavagens.
Aparentemente não necessita de activação.
Falta agora da EDP
Com a oferta das lavagens.
Aparentemente não necessita de activação.
Falta agora da EDP
-
Está quase, ligaram-me ontem do concessionario e daqui a 3 dias já deve vir para casa...
-
- Registado: 28 ago 2018, 13:30
- Data de fabrico: 15 ago 2018
- Capacidade bateria: 40 Kwh
Se queres desenrascar utiliza o evse que vem com o carro. Das 22 as 8 consegues carregar para ter uma autonomia de 150km.
Se quiseres ter uma solução melhor considera logo um cabo de 10mm. Embora faças um investimento maior depois tens menos perdas com o aquecimento.
Se quiseres ter uma solução melhor considera logo um cabo de 10mm. Embora faças um investimento maior depois tens menos perdas com o aquecimento.
-
Obrigado,caz Escreveu: ↑20 jan 2019, 23:55Se queres desenrascar utiliza o evse que vem com o carro. Das 22 as 8 consegues carregar para ter uma autonomia de 150km.
Como num dia de trabalho não faço muitos quilómetros é mesmo assim que vou fazer nos primeiros tempos, até porque vou ter em breve um carregador nível 2 no trabalho, e ai as 8 horas chegam de certo para os 100%.
-
E o grande dia chegou…
Directamente do diesel para os electrões sem passar pelos PHEV, cumpre-se uma opção com já cerca de dois anos.
23 de Janeiro marca a mudança:
Até o cheiro dos fumos ja me faz impressão!!
Nada será como dantes...
Directamente do diesel para os electrões sem passar pelos PHEV, cumpre-se uma opção com já cerca de dois anos.
23 de Janeiro marca a mudança:
Até o cheiro dos fumos ja me faz impressão!!
Nada será como dantes...
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Parabéns. Agora queremos um DB e muitos relatos!
Votos de muitos kms
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
Muitos parabéns belíssima máquina.
Quanto aos carregamentos em casa. Se optar pelos 16A deve ter uma potência de cerca de 3kW disponível a entrar no pack de baterias, que será suficiente para carregar dos 20% a 80% no perído das 22h às 8h.
Quanto aos carregamentos em casa. Se optar pelos 16A deve ter uma potência de cerca de 3kW disponível a entrar no pack de baterias, que será suficiente para carregar dos 20% a 80% no perído das 22h às 8h.