Apresentação

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
CASM
Proprietário Leaf
Mensagens: 162
Registado: 19 mai 2016, 14:35
Data de fabrico: 30 jun 2016
Capacidade bateria: 81.92
Localização: Chaves

Re: Apresentação

Mensagem por CASM » 28 nov 2018, 15:35

BrunoAlves Escreveu:
28 nov 2018, 00:38
C25, se cumprir as regras deve ter fio de 4mm2... Mas das imagens do fio, não parece nada... O ideal é mesmo medir o diâmetro
é só comparar com o fio que está ligado ao dij de 16A se for maior no minimo é de 4 mm2
2009-Microgeração(fixa) 3,6kw ; A.Q.S -Solar-Termossifão
2010-Microgeração(upgrade) 4.2kw
2014-AQS-Bomba de Calor.
2016- Bicicleta eletrica; VE Nleaf-acenta 30Kw

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Apresentação

Mensagem por migle » 29 nov 2018, 00:47

Bolas, a foto do quadro da garagem, o mais importante, não se consegue ler nada. Mas vá, é 25A.
Na foto do quadro principal, parece-me que há um fio que é de 10mm2, e por comparação com esse, o do fio do disjuntor da garagem é de 4mm2, está correcto, e porque haveria de estar incorrento?

Você está exactamente como eu: 4mm2 e C25. Infelizmente, com uma agravante, o meu prédio tem só 4 andares. Eu carrego a 24A, sem problemas, podia carregar a 25A aumentado a potência contratada para 30A (6,9kVA).

Porém, há muita energia que se dissipa como calor ao longo dos fios. Por essa razão, eu, em vez de obter a maior eficiência energética, o maior aproveitamento da energia que estou a pagar, nos 24A, obtenho-a nos 18A. No seu caso, as perdas nos fios devem ser o triplo das minhas, porque são mais compridos.

Eu até agora fiz tudo o que podia sem trocar o fio, que é complicado. Mudei o disjuntor no quadro principal para C32, mantive o diferencial de 25A na garagem e o C25 que lá estava em cima foi trazido para a garagem para uma nova tomada CEE de 32A. Troquei alguns fios no quadro da garagem por 10mm2 e ordenei os disjuntores para que o C25 estivesse ligado com um shunt. Até agora, a despesa foi mínima, a tomada de 32A custou 9€ e o disjuntor nem sei...

Mantenho a hesitação acerca de trocar o fio para 6mm2 ou 10mm2 (quanto mais comprido, mais se justifica usar um fio mais grosso). Isso já é uma despesa muito maior (no meu caso, que é difícil). A hesitação é porque também não estou mal como estou. Você tem mais razões para mudar o fio do que eu.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

bpedrosa
Mensagens: 266
Registado: 25 out 2018, 10:04
Data de fabrico: 22 jan 2019
Capacidade bateria: 120 Ah

Re: Apresentação

Mensagem por bpedrosa » 06 dez 2018, 22:45

A preparação continua….

Cartão MobiE recebido hoje, ainda vou aproveitar para os PCN, ainda que se preveja que não por muito tempo…

Imagem

Mais dois cartões de CEME a caminho para os PCR, devem chegar nos próximos dias…

Diria que o VE ja pode chegar… mas ainda falta mais de um mês!!! :oops:

bpedrosa
Mensagens: 266
Registado: 25 out 2018, 10:04
Data de fabrico: 22 jan 2019
Capacidade bateria: 120 Ah

Re: Apresentação

Mensagem por bpedrosa » 10 dez 2018, 12:27

Galp Recebido...

Imagem

Com a oferta das lavagens.
Aparentemente não necessita de activação.

Falta agora da EDP

:)

bpedrosa
Mensagens: 266
Registado: 25 out 2018, 10:04
Data de fabrico: 22 jan 2019
Capacidade bateria: 120 Ah

Re: Apresentação

Mensagem por bpedrosa » 19 jan 2019, 20:29

Está quase, ligaram-me ontem do concessionario e daqui a 3 dias já deve vir para casa... :D

caz
Mensagens: 415
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Apresentação

Mensagem por caz » 20 jan 2019, 23:55

Se queres desenrascar utiliza o evse que vem com o carro. Das 22 as 8 consegues carregar para ter uma autonomia de 150km.

Se quiseres ter uma solução melhor considera logo um cabo de 10mm. Embora faças um investimento maior depois tens menos perdas com o aquecimento.

bpedrosa
Mensagens: 266
Registado: 25 out 2018, 10:04
Data de fabrico: 22 jan 2019
Capacidade bateria: 120 Ah

Re: Apresentação

Mensagem por bpedrosa » 21 jan 2019, 10:09

caz Escreveu:
20 jan 2019, 23:55
Se queres desenrascar utiliza o evse que vem com o carro. Das 22 as 8 consegues carregar para ter uma autonomia de 150km.

Se quiseres ter uma solução melhor considera logo um cabo de 10mm. Embora faças um investimento maior depois tens menos perdas com o aquecimento.
Obrigado,

Como num dia de trabalho não faço muitos quilómetros é mesmo assim que vou fazer nos primeiros tempos, até porque vou ter em breve um carregador nível 2 no trabalho, e ai as 8 horas chegam de certo para os 100%.

bpedrosa
Mensagens: 266
Registado: 25 out 2018, 10:04
Data de fabrico: 22 jan 2019
Capacidade bateria: 120 Ah

Re: Apresentação

Mensagem por bpedrosa » 23 jan 2019, 23:03

E o grande dia chegou…
Directamente do diesel para os electrões sem passar pelos PHEV, cumpre-se uma opção com já cerca de dois anos.

23 de Janeiro marca a mudança:

Imagem

Até o cheiro dos fumos ja me faz impressão!!
Nada será como dantes...

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6466
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Apresentação

Mensagem por BrunoAlves » 24 jan 2019, 02:59

:clap:

Parabéns. Agora queremos um DB e muitos relatos!
Votos de muitos kms :)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Spin
Mensagens: 380
Registado: 27 mar 2018, 16:25

Re: Apresentação

Mensagem por Spin » 24 jan 2019, 09:56

Muitos parabéns belíssima máquina. :clap:
Quanto aos carregamentos em casa. Se optar pelos 16A deve ter uma potência de cerca de 3kW disponível a entrar no pack de baterias, que será suficiente para carregar dos 20% a 80% no perído das 22h às 8h.

Responder

Voltar para “Apresentações”