Este Sábado desloquei-me a Coimbra para AG da UVE. No total fiz 460KM no meu Leaf de 30kW.h (~200km de autonomia).
Planeie a viagem de modo a fazer dois carregamentos na ida e apenas um na volta, isto para aproveitar o tempo que ia estar na AG para arrefecer o pack. Quando cheguei a Coimbra o pack apresentava uma temperatura a volta dos 42º depois de dois carregamentos.
Primeiro carregamento:
Duração: 00:22:46
Preço: - €
Energia: 15.97 kWh
Localização: A1 km 85 (Sentido Sul/Norte), 2035-000 Santarém, Portugal
Segundo carregamento:
Duração: 00:23:52
Preço: - €
Energia: 16.35 kWh
Localização: A1 km 166,7 (Sentido Sul/Norte), 3100-000 Pombal, Portugal
Na volta depois de 4 horas parado o pack não perdeu muita temperatura, não me lembro ao certo da temperatura apresentada, mas talvez tenha perdido apenas uma barra, na melhor das hipóteses duas.
Fiz-me a estrada com ideia de parar apenas em Santarém cruise control a 110km/h e siga. Depois de ter passado as outras áreas de serviço anteriores começo a ver que talvez tenha sido arriscado fazer até Santarém, pois a certa altura o GPS indicava 21km para área de serviço e o GOM apenas mostrava 19km de autonomia, posto isto, baixei a velocidade para os 80km/h. Mas quando apanhei as descidas entre Fátima e Santarém a coisa compôs-se, consegui carregar 3%, dos 8% aos 11%. Cheguei a área de serviço com indicação do LS de 1kW de remain e o carro apresentava zero barras e os --- que ninguém gosta de ver.
Terceiro Carregamento:
Duração: 00:25:13
Preço: - €
Energia: 19.18 kWh
Localização: A1 km 85 (Sentido Norte/Sul), 2035-000 Santarém, Portugal
Neste ultimo carregamento a temperatura do pack subiu até aos 50º. O Leaf mesmo com a temperatura do pack a 50º continuou a carregar a 48KW, chegando algumas vezes a 49KW. O Leaf de 30 tem muita dificuldade em baixar a temperatura do pack, durante o restante caminho apenas baixou 1º, chegando ao destino com 49º e com uma temperatura exterior de 10º.
Ainda a respeito a velocidade carregamento, no segundo carregamento acima dos 80% o LS mostrava potencias de carregamento na ordem dos 35KW e com uma temperatura do pack mais baixa, o que me faz pensar que o que faz limitar o carregamento no Leaf de 30 não é a temperatura do pack, mas sim a percentagem que o pack apresenta.
Outra coisa que notei é que no terceiro carregamento o SOH aumentou de 94% para 95%.
Fica aqui mais um relato de uma viagem de 460Km num Leaf de 30kWh.
Em relação a AG da UVE, mais uma vez foi um prazer estar com o pessoal e trocar dois dedos de conversa, conhecer alguns membros da direcção da UVE como alguns membros aqui do fórum. Mais uma vez ficou demonstrado a abertura da UVE para receber as ideias dos seus associados e trabalharmos todos juntos para uma UVE melhor em prol da ME. Obrigado a todos pela maneira como nos receberam.
