Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
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beme83
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Mensagem
por beme83 » 19 dez 2018, 11:25
pemifer Escreveu: ↑19 dez 2018, 10:42
frankesousa Escreveu: ↑18 dez 2018, 18:24
pemifer Escreveu: ↑18 dez 2018, 18:03
Fora do vazio paga-se 0,1027€/kWh e não 0,1387€/kWh
Se não estou em erro esse valor que falas é já com a comparticipação do estado.
O valor pago é mesmo os 0,1387€/kWh (o estado paga os restantes 0,036€/kWh)
Se estiver errado digam
Se o estado "paga" os 0,036€/kWh, então o valor pago é 0,1027€/kWh.
Eu penso que o estado não "paga" nada uma vez que se trata de uma taxa do estado.
Sempre se falou em desconto.
Mas tudo é possível, seria ridículo o estado pedir uma taxa que por sua vez seria paga por si mesmo... mas, repito, tudo é possível.
Mas a mobilidade elétrica é pródiga em situações ridículas, basta vermos a faturação...
Não é uma taxa do Estado é uma tarifa paga às várias empresas do setor energético. Da página da ERSE
"
As Tarifas de Acesso às Redes, que incluem as tarifas de Uso Global do Sistema, de Uso da Rede de Transporte e de Uso da Rede de Distribuição, são pagas por todos os consumidores de energia elétrica no Mercado Regulado e no Mercado Livre, estando integradas nas tarifas de venda dos vários comercializadores. Estas tarifas são aprovadas e publicadas anualmente pela ERSE."
http://www.erse.pt/consumidor/electrici ... fault.aspx
Assim o Estado paga sim, ou melhor dizendo NÓS pagamos
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frankesousa
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Mensagem
por frankesousa » 19 dez 2018, 15:23
Correto (ia responder isso mesmo agora

)
E penso que ainda não se sabe se em 2019 (que é daqui a meia duzia de dias) vai haver desconto ou não.
Na minha opinião vão acabar com o desconto e por isso os preços dos carregamentos vão-se manter
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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BrunoFonseca
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por BrunoFonseca » 26 jun 2019, 10:10
mjr Escreveu: ↑18 dez 2018, 16:47
Já saiu a nova tabela com a TAR da ME para 2019:
A diferença para a TAR da ME de 2018 é significativa. Vamos aguardar para saber a eventual comparticipação do estado.
Para além do consumidor final que vê a TAR reflectida na sua factura, quem na ME tem que suportar estes custos? O CEME, o OPC, ou ambos?
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pemifer
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por pemifer » 26 jun 2019, 15:29
BrunoFonseca Escreveu: ↑26 jun 2019, 10:10
mjr Escreveu: ↑18 dez 2018, 16:47
Já saiu a nova tabela com a TAR da ME para 2019:
A diferença para a TAR da ME de 2018 é significativa. Vamos aguardar para saber a eventual comparticipação do estado.
Para além do consumidor final que vê a TAR reflectida na sua factura, quem na ME tem que suportar estes custos? O CEME, o OPC, ou ambos?
Penso que quem suporta os custos da TAR é o consumidor final.
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BrunoFonseca
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Mensagem
por BrunoFonseca » 26 jun 2019, 16:45
pemifer Escreveu: ↑26 jun 2019, 15:29
BrunoFonseca Escreveu: ↑26 jun 2019, 10:10
mjr Escreveu: ↑18 dez 2018, 16:47
Já saiu a nova tabela com a TAR da ME para 2019:
A diferença para a TAR da ME de 2018 é significativa. Vamos aguardar para saber a eventual comparticipação do estado.
Para além do consumidor final que vê a TAR reflectida na sua factura, quem na ME tem que suportar estes custos? O CEME, o OPC, ou ambos?
Penso que quem suporta os custos da TAR é o consumidor final.
Mas quem é que a cobra ao consumidor final? Tratando-se de um imposto vai reverter para o Estado, logo não reverte para o negócio da ME.
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por frankesousa » 26 jun 2019, 17:33
Não é bem para o estado, é para a rede eléctrica nacional.
Quem cobra é o comercializador de electricidade (CEME no nosso caso).
Digamos que reverte para termos redes de transporte e distribuição para nos chegar os electrões ao "deposito" em qualquer local de Portugal, por isso até é uma contribuição que não me importo de pagar
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caz
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por caz » 27 jun 2019, 00:00
Sinceramente não entendo a política comercial dos CEME. Vejam o exemplo da GALP (os outros são iguais):
TAR ME GALP ME Diferença TAR CASA GALP CASA Diferença
Fora do Vazio 0.1058 0.1767 0.0709 0.097 0.1996 0.1026
Vazio 0.0419 0.1365 0.0946 0.0331 0.0929 0.0598
Ou seja, fora do vazio a diferença entre a TAR e o PREÇO são 0.07 na ME e são 0.1026 em casa, ou seja até estão a fazer um preço razoável durante o dia. Já no período do vazio, têm uma diferença de 0.0946 na ME e 0.0598 em casa. Até parece que para a mobilidade elétrica os preços da energia são mais caros à noite...
Alguém tem uma explicação para isto ?
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pemifer
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por pemifer » 27 jun 2019, 01:03
Existe a TAR normal e existe a TAR para a mobilidade elétrica, ambas definidas pela ERSE.
A razão de ser diferente... tenho a certeza que a ERSE tem uma excelente explicação para isso, mas que eu desconheço.
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FilipeNogueira
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por FilipeNogueira » 27 jun 2019, 16:29
Pelo que entendo isso obriga a ter um contracto especifico para carregar ao VE certo?