pemifer Escreveu: ↑20 dez 2018, 12:40
Carregador de 6,6kw - corresponde a uma intensidade de carregamento máxima de 30A. Terá de mandar instalar um circuito próprio para carregar. Os circuitos normais das casas estão preparados para o máximo 16A. Terá de instalar uma tomada de 32A, ou uma wallbox, com respetivo disjuntor de 32A e cablagem que aguente 32A.
Carregador de 3,3kW - corresponde a uma intensidade de carregamento de 15A. Pode carregar em qualquer tomada embora seja aconselhável ter uma tomada de melhor qualidade.
Como disse, e repito, o carregador de 6,6 é para casos muito específicos.
Atenção que não sei qual o nível de conhecimento do autor do tópico e de quem vem aqui ler para comprar o 1º eléctrico. Não temos todos estudos nestas areas (mas muitos dos 1ºs donos dos VE terão, como eu e muitos user mais antigos deste forum também).
Por isso, não diga isso assim dessa maneira porque a mensagem que está a passar (errada) é a seguinte:
Se o carro tiver carregador de 6.6kW vai sempre carregar a 30A e por isso vai necessitar de alterar a instalação eléctrica de casa e/ou instalar equipamentos adicionais caros
-> Não é verdade
Para esclarecer bem, mesmo com carregador interno de 6.6kW
-> Pode continuar a carregar com o EVSE standard a 10A numa ficha de 16A "normal"
-> Pode carregar a 16A num posto publico de 3.7kW
-> Pode carregar a 30A num posto publico com >= 7.4kW
-> Se "só" comprar um cabo type2 (para os PCN) de 16A e ligar a um posto de 32A o cabo não vai derreter, o posto encarrega-se de "medir" o cabo e vai debitar só uns 20A no máximo.
-> Pode (com um EVSE diferente/ wallbox) carregar de 6 a 32A em incremento de 1A (6 ,7, 8 .... 31, 32A)
pemifer Desculpa estar a insistir mas é só para tentar manter os users o melhor informados possíveis
