Dos gráficos apresentados e referidos lá mais atrás, o que acho mais interessante é o Trip.
O gráfico mostra a progressão do consumo em função da orografia e das velocidades legais nos troços, 50, 80, 90, 120 km/h.
No último update até é notório que o cálculo do consumo está "melhor" no sentido em que se formos a +10 km acima dos valores legais, 60, 90, 100 e 130 km/h, a Trip projectada pré-calculada parece corresponder ao que vamos realizando ao longo da viagem.
Se formos abaixo dos valores legais, por exemplo, 40, 70, 80, 110 km/h, fica muito notório o que se poupa: o gráfico é actualizado por cima, menos consumo. Maiores consumos por acelerações e maiores velocidades e o gráfico é actualizado por baixo com implicações no valor de % de SOC à chegada.
Em termos de ver o efeito da regeneração, só a consigo visualizar no Trip: quando há uma descida acentuada o Trip já previamente a considerou no traçado inicial de rota prevista pelo Nav. Mas se for a "forçar" o Regen por ir abaixo da velocidade legal do troço, o gráfico do Trip é actualizado por cima. Os 30 a 40 km de regeneração que terás visto no Fluence (ou Zoe) aqui correspondem a aproximadamente 10% (para o meu caso do S 85D). Em condução normal não se verá o efeito do regen porque está pré-calculado. Mas se por exemplo subir a CREL de Alverca para a A10 a 100 km/h em vez de 130 km/h, o Trip fica notoriamente acima do traçado previsto original e a % de carga no fim da viagem pode ser significativamente maior do que a prevista, por exemplo 10% maior (aproximadamente 40 km), mas depende tb de qão longo é o percurso para obter ganhos (ou perdas) significativas face ao previsto.
Para mim, habituei-me tanto ao Trip e o que me indica em tempo real da progressão do consumo até ao momento e do projectado até à chegada, que viagem sem trip não é viagem

Penso que os traçados originais do Trip são feitos recorrendo a aproximadamente 200 Wh/km de consumo (caso do S 85D), e é perceptível flutuações em função de piso molhado ou seco, pressão dos pneus maior ou menor, ventos favoráveis ou não. Deve influenciar marginalmente a temperatura do ar

mas para os cálculos iniciais do gráfico do Trip acho que só entram o consumo típico (uma constante), e os declives e velocidades legais nos troços do trajecto. Depois ocorre a actualização (por cima = poupança; por baixo = mais consumo) em função do tipo de conduções e condições do piso.
Aqui um pequeno exemplo:
https://ontheroadwithtesla.wordpress.co ... at-stress/