
Dicas e carregamento
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- Registado: 20 dez 2018, 14:13
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Dicas e carregamento
Olá a todos. Sou novo no fórum e vou ter em janeiro a minha primeira experiência com um VE, um LEAF 2. E gostaria de saber qual a melhor forma de carregamento da bateria, uma vez que prevejo fazer cerca de 60Kms por dia. Será melhor carregar diariamente ou esperar que a bateria desça até alguma percentagem? Qual o tempo de carregamento? Carregar até 100% ou 80?
- BrunoFonseca
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Re: Dicas e carregamento
Olá e benvindo ao mundo dos VE.
Vais ouvir todo o tipo de respostas:
1) ABC (always be charging)
2) Tentar manter a bateria entre os 20% e 80%
3) Descarregar tudo e só depois por à carga
Sinceramente acho que não sigo nenhuma delas, apenas evito a 3ª opção, pois não gosto muito de arriscar andar com pouca carga...
Se for efectuar uma viagem longa, aí sim tenho o cuidado de tentar sair com 100% SoC
Há ainda quem refira que se devem evitar os carregamentos rápidos para manter o SoH da bateria o mais alto possível.
Vais ouvir todo o tipo de respostas:
1) ABC (always be charging)
2) Tentar manter a bateria entre os 20% e 80%
3) Descarregar tudo e só depois por à carga
Sinceramente acho que não sigo nenhuma delas, apenas evito a 3ª opção, pois não gosto muito de arriscar andar com pouca carga...
Se for efectuar uma viagem longa, aí sim tenho o cuidado de tentar sair com 100% SoC
Há ainda quem refira que se devem evitar os carregamentos rápidos para manter o SoH da bateria o mais alto possível.
- BrunoAlves
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Re: Dicas e carregamento
Vais ser tu a descobrir o que melhor te encaixa.
Com um Leaf2 e 60km por dia vai chegar um carregamento por semana, talvez 2. Para carregar numa tomada normal não o consegues fazer numa noite, por isso há um misto dessas opções.
Eu andava até à "reserva", depois punha a carregar durante a noite nos dias seguintes até completar a carga. Quando isso acontecer, voltava a andar até precisar de carregar novamente.
Com um Leaf2 e 60km por dia vai chegar um carregamento por semana, talvez 2. Para carregar numa tomada normal não o consegues fazer numa noite, por isso há um misto dessas opções.
Eu andava até à "reserva", depois punha a carregar durante a noite nos dias seguintes até completar a carga. Quando isso acontecer, voltava a andar até precisar de carregar novamente.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

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Re: Dicas e carregamento
Numa tomada normal não dá?? Quanto tempo demora a carregar?
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
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Re: Dicas e carregamento
Dá, claro que dá. Não dá é para “encher a barriga” numa noite, sobretudo no bi-horário económico que é como deve ser 
O EVSE de origem carrega a 10A logo 2,3kW. Como a bateria tem coisa de 37kWh, 37/2,3 dá 16h (que são mais por causa de perdas, balanceamento, etc)

O EVSE de origem carrega a 10A logo 2,3kW. Como a bateria tem coisa de 37kWh, 37/2,3 dá 16h (que são mais por causa de perdas, balanceamento, etc)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

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Re: Dicas e carregamento
Eu carregaria de 2 em 2 dias dentro do vazio do bi-horario.
Dependendo do consumo em estrada, poderá ficar atestado ou não. Depois ía jogando com o temporizador do carro para não o deixar tão perto dos 100% e acertar num prazo razoável.
Isto é o que eu faço.
Dependendo do consumo em estrada, poderá ficar atestado ou não. Depois ía jogando com o temporizador do carro para não o deixar tão perto dos 100% e acertar num prazo razoável.
Isto é o que eu faço.
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Re: Dicas e carregamento
Se o objetivo é maximizar a durabilidade da bateria o melhor é usar a mesma estratégia que os satélites em orbita da terra. Os satélites usam a bateria entre os 70% e 30% SOC, quando se pretende uma durabilidade superior 60% e 40% SOC. No caso do Leaf2, como carrega as células a 4.2V, eu aconselhava cargas diárias a 70% máximo para essa utilização de 60km diários. Quando for para ir para longe carga a 100% sem problema nenhum.
- migle
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Re: Dicas e carregamento
Eu carregaria todos os dias, estando sempre salvaguardado para imprevistos, e tentando carregar só até 80%. Tudo indica que quanto mais pequenos os ciclos, melhor a saúde da bateria, mesmo que isso implique muitos carregamentos. Esta opção equilibra saúde da bateria com salvaguarda para utilizações imprevistas.
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Re: Dicas e carregamento
Ok.. Obrigado a todos pelas dicas bastante uteis.
E ja agora o que é o SOC???
E o EVSE???
Quantos Kms faz, em media uma carga completa do Leaf?
E ja agora o que é o SOC???
E o EVSE???
Quantos Kms faz, em media uma carga completa do Leaf?
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- Proprietário C zero
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Re: Dicas e carregamento
O SOC (State of charge) é o estado de carga ou percentagem de bateria restante. EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) é o "carregador" que vem se série com o veículo. Não é um carregador pois esse está no interior do carro, é uma interface entre a tomada shucko de 220V e o veículo. Esta interface tem várias funções, verificar a existência de terra, analisar a tensão da rede, informar o carro do valor da corrente de carga e em alguns casos mede a temperatura da tomada shucko.