Desculpem continuar, mas a distinção... Bem sabemos que há profissões onde se pode optar à vontade entre ser um trabalhador por conta de outrem ou uma empresa de prestação de serviços, e passar deduzir o IVA de todas as despesas... E aí, como se distingue o que é uso pessoal de uso comercial? A falsa empresa (tal como há falsos recibos verdes em prejuízo do contratado, também há em benefício) todos os dias quando se dirige para o seu local de trabalho usa o seu automóvel profissionalmente, enquanto que um trabalhador por conta de outrem faz o mesmo, mas o carro é pessoal...
Já foi pior. Pelo menos hoje nos carros são apenas os VE. Menos mal.
Mas eu queria falar no Model 3. Fui ali comprar brinquedos ontem (desilusão, não valeu a deslocação), e acabei por dar uma pequena olhada no Model 3.
A minha impressão foi boa. Na realidade, pensei que fosse outra grande banheira à americana e não é. O carro tem um tamanho bastante aceitável. A dimensão do volume da frente é semelhante à do Ioniq, a dimensão do habitáculo é idêntica, a mesma altura, largura, comprimento, e apenas o volume traseiro, da bagageira, é bastante maior, é aí que estão os centímetros extra. É, naturalmente, muito mais vistoso, principalmente naquela cor vermelha de 2700€.
Então, porque é que não reservei um Model 3? E será que hoje, continuo a não reservar? Na maior parte, as minhas razões não são racionais.
- Acima de tudo, eu queria um VE logo. Não queria esperar 2 anos pelo M3 nem mesmo 1 ano pelo novo Leaf. E até fiz mal as contas, não pensei que o novo Leaf ia surgir logo inicialmente a preço de desconto, ao preço que o antigo de saída estava a ser vendido. Um ano teriam sido muitos € de gasolina também.
- A etiqueta dos $35000 (cá, eventualmente, uns 34000€+IVA) pareceu-me que teria sempre algum senão. A Tesla é uma marca com enorme potencial para vender com um premium acima dos concorrentes. Como posso compreender que desbarate esse potencial? Então vemos uma cor atingir 2700€, e o protelar, até eventualmente esse preço não ser assim tão fantástico face à concorrência. Os $35000, a mim e a muita gente, pareceram "too good to be true". Mas compreendo que vai surgir.
- Medo de outros custos escondidos. Não podemos dar tudo no preço de aquisição. Se compramos um carro, convém termos meios de cuidar dele, fazer a manutenção, comprar peças, etc, etc. Como é natural, montes de peças e serviços na Tesla vão ser mais caros do que em marcas mais normais. Não ia querer ser como tantos Mercedes e BMWs que se vêm, que nunca põem os pés na marca porque é cara, e muitas vezes andam por aí com pneus carecas. Tem de haver um equilíbrio.
- Demasiado carro para o meu gosto. Banheira, demasiado vistoso. Eu, como a maior parte dos europeus, prefiro um segmento B ou C se tiver mesmo de ser por causa do espaço. Foi preciso habituar-me ao Ioniq.
- Um argumento que houve, que foi tipo "walk the extra mile" porque depois seria um carro para a vida... Temos tantas indicações de grandes evoluções na tecnologia de baterias no princípio da próxima década, como baterias de estado sólido, a eventualidade de baterias que sofrem muito pouca degradação com o uso.... Essas baterias é que eu quero, por essas é que eu espero. O Model 3, que é um óptimo carro, ainda tem as baterias de hoje.
Não perdi nada, e ando de VE. Estou bastante satisfeito, e neste momento, não trocava. Não seria o desempenho (o VE actual já o tem em excesso), nem mesmo a autonomia adicional. Não seria a longevidade, porque isso não faria sentido.
Se eu me tivesse metido num VE temporário, talvez com um contrato de leasing, eventualmente saía-me mais caro o carro, e talvez tivesse de imputar esse custo adicional à opção que tinha feito.
Daqui a uns 9 anos, quando trocar de carro (ou talvez daqui a 7, quando a minha mulher trocar de carro), todas as opções estão em cima da mesa. Mas sou capaz de olhar com fascínio para o sistema de infotainment e a integração de serviços de um Tesla, e não o desejar para mim. São coisas diferentes.
A minha mulher, não sei... Mas para ela teria de ser o X e para esse não haverá mesmo dinheiro, portanto...