
Bateria Leaf 2 40kW.h
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Re: Bateria Leaf 2 40kW.h
Não tinha percebido isso. Julguei que desligava o arrefecimento quando o carro estava desligado por forma a evitar encontrar o carro sem bateria quando não está em utilização durante tempos prolongados (ex: férias)
Re: Bateria Leaf 2 40kW.h
No caso das férias, podemos colocar o carro em sleep mode, dessa forma fica adormecido e só utiliza os mínimos possíveis, mas com temperaturas extremas vai gastar bateria, daí nunca ser aconselhável deixar o carro por longos períodos, com pouca carga ou sem estar ligado a uma tomada. Seja como for, é pouco relevante em Portugal, as nossas temperaturas são boas para a química da panasonic/tesla.
O que os teslas têm que nenhum dos outros VE's têm (segundo vou lendo) é o chamado vampire drain. Como tem imensos sistemas ligados, é normal ir perdendo 1/2 klms de autonomia por dia.
O que os teslas têm que nenhum dos outros VE's têm (segundo vou lendo) é o chamado vampire drain. Como tem imensos sistemas ligados, é normal ir perdendo 1/2 klms de autonomia por dia.
- BrunoAlves
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Re: Bateria Leaf 2 40kW.h
Em relação à refrigeração, sem qualquer dúvida que só o sistema da Tesla é eficaz a toda a prova, exactamente porque funciona mesmo com o carro desligado, coisa que mais nenhum (?) faz. Julgo ter lido que abaixo de 20% deixa de refrigerar para não correr o risco de ficar a pé.
Os restantes sistemas (o meu incluído) são paliativos. Permitem não sofrer de rapidgate, ou seja carrega sempre bem porque consegue baixar a temperatura da bateria entre carregamentos, mas em relação à longevidade não acho que seja por aí que poderá ser melhor. Ainda este verão aconteceu: faço a terceira CR à chegada a Loulé, saio de lá com a bateria a 46 graus, daí a 15min paro o carro com 40 graus na rua. Zero prevenção de degradação. Se chegar a casa nestas condições tenho o cuidado de ir arrefecer um pouco, agora de férias e na praia? Tá bem tá
Se isso me tira o sono? Nem um bocadinho
Mas tenho a noção é um paliativo.
Os restantes sistemas (o meu incluído) são paliativos. Permitem não sofrer de rapidgate, ou seja carrega sempre bem porque consegue baixar a temperatura da bateria entre carregamentos, mas em relação à longevidade não acho que seja por aí que poderá ser melhor. Ainda este verão aconteceu: faço a terceira CR à chegada a Loulé, saio de lá com a bateria a 46 graus, daí a 15min paro o carro com 40 graus na rua. Zero prevenção de degradação. Se chegar a casa nestas condições tenho o cuidado de ir arrefecer um pouco, agora de férias e na praia? Tá bem tá

Se isso me tira o sono? Nem um bocadinho

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Re: Bateria Leaf 2 40kW.h
A Tesla é de outro campeonato não porque tem um sistema de arrefecimento mas porque tem baterias enormes, joga em campeonatos diferentes, são carros que fazem muito mais kms em menos tempo, ninguém compra um LEAF 24kWh para fazer 500 kms diários, por exemplo. A tecnologia empregue é boa, mas também tem limitações, tanto na carga como na descarga, por isso evoluiu muito no model 3, diria que um Tesla com bateria de 90 kWh deveria fazer mais kms que este LEAF umas 3 vezes, no mínimo, para a mesma degradação.
O comportamento em carga e o rapidgate a notar-se num model X 90.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=cppwMBMIjcI&t=47s[/youtube]
Esta bateria está mais folgada para a carga que recebe do que um LEAF 40 num PCR50.
E sim, a Tesla está noutro campeonato, tal a diferença de números.
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Re: Bateria Leaf 2 40kW.h
O TMS do Chevy Bolt também funciona com o carro em off. Numa procura rápida dá-me ideia de que o BMW i3 também. O Kona, de certeza. O iPace não sei, mas se calhar não há nenhum carro com arrefecimento liquido em que isso não aconteça.BrunoAlves Escreveu: ↑17 jan 2019, 16:36Em relação à refrigeração, sem qualquer dúvida que só o sistema da Tesla é eficaz a toda a prova, exactamente porque funciona mesmo com o carro desligado, coisa que mais nenhum (?) faz.
Parece-me um disparate que o nosso não o faça, mesmo sendo apenas uma ventoinha. Nunca faço CR antes de estacionar, nem que vá fazer 900km no dia seguinte.
Em qualquer dos casos, é sempre para proteger durante o estacionamento após CR ou utilização intensiva. Quando dizem que funciona 24/24, presumo que estão a dizer que monitoriza 24/24, não que está a gastar energia quando a temperatura está abaixo do seu objectivo, certo?
Ora, a temperatura alvo do TMS é ainda assim uma temperatura que a bateria nunca vai atingir só por o carro estar estacionado. Não sei quanto é, há aqueles screenshots por aí do ecrã de serviço em que se vêem targets de 35 e 55, passivo e activo.. Os proprietários de Teslas saberão melhor.
O que se passa em Phoenix que nem em Espanha acontece, é que a temperatura média diurna está muitos dias nos 35.. Não se trata de uma excepção num CR, e é uma temperatura que em CR seria óptima, mas para permanecer dezenas de dias, já se vai notar a diferença na vida da bateria.
Re: Bateria Leaf 2 40kW.h
Isso não é rapidgate, essa bateria não vai carregar a mais velocidade que isso em situação nenhuma.civic Escreveu: ↑17 jan 2019, 19:04A Tesla é de outro campeonato não porque tem um sistema de arrefecimento mas porque tem baterias enormes, joga em campeonatos diferentes, são carros que fazem muito mais kms em menos tempo, ninguém compra um LEAF 24kWh para fazer 500 kms diários, por exemplo. A tecnologia empregue é boa, mas também tem limitações, tanto na carga como na descarga, por isso evoluiu muito no model 3, diria que um Tesla com bateria de 90 kWh deveria fazer mais kms que este LEAF umas 3 vezes, no mínimo, para a mesma degradação.
O comportamento em carga e o rapidgate a notar-se num model X 90.
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E sim, a Tesla está noutro campeonato, tal a diferença de números.![]()
Os modelos 90 e 75 (e alguns 60 limitados) já extintos, têm uma química diferente dos outros, que se veio a verificar que têm uma degradação superior aos outros modelos todos da marca. O que a Tesla decidiu fazer nesses modelos, foi limitar a potência em supercarregadores quando o uso dos mesmos é acima do normal, de forma a preservar a bateria. Daí nunca passarem dos 95kW quando atingem esse número de cargas, seja com frio ou calor. Muitos utilizadores com esses modelos nunca terão essa limitação porque usam carga AC normalmente, e DC apenas em viagens maiores. Nessas viagens terão os 118kW como limite, de verão ou de inverno.
Re: Bateria Leaf 2 40kW.h
Chegaste a ver o vídeo? Ele limita a carga e reduz quando a temperatura atinge os 113 graus bem abaixo dos 95kW que falas, a questão é que mesmo com refrigeração existem sempre limites. E a sua longevidade dependente sempre do uso que lhe damos.Fil Escreveu: ↑18 jan 2019, 15:34Isso não é rapidgate, essa bateria não vai carregar a mais velocidade que isso em situação nenhuma.civic Escreveu: ↑17 jan 2019, 19:04A Tesla é de outro campeonato não porque tem um sistema de arrefecimento mas porque tem baterias enormes, joga em campeonatos diferentes, são carros que fazem muito mais kms em menos tempo, ninguém compra um LEAF 24kWh para fazer 500 kms diários, por exemplo. A tecnologia empregue é boa, mas também tem limitações, tanto na carga como na descarga, por isso evoluiu muito no model 3, diria que um Tesla com bateria de 90 kWh deveria fazer mais kms que este LEAF umas 3 vezes, no mínimo, para a mesma degradação.
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Re: Bateria Leaf 2 40kW.h
113 graus?!?!?!? Onde? na bateria?
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Re: Bateria Leaf 2 40kW.h
Sim, vi o vídeo. Ele tinha a teoria que aos 113 graus Fahrenheit iria ligar a refrigeração no máximo, mas não passou dos 112.7. Vi também que carregou até aos 60% a 80kW e até aos 70% a 70kW. Teve ali 2 segundos que desceu até aos 60 e tal kW e subiu logo para os 70 e tal novamente. Consegues ver algo mais?civic Escreveu: ↑18 jan 2019, 16:58Chegaste a ver o vídeo? Ele limita a carga e reduz quando a temperatura atinge os 113 graus bem abaixo dos 95kW que falas, a questão é que mesmo com refrigeração existem sempre limites. E a sua longevidade dependente sempre do uso que lhe damos.Fil Escreveu: ↑18 jan 2019, 15:34Isso não é rapidgate, essa bateria não vai carregar a mais velocidade que isso em situação nenhuma.civic Escreveu: ↑17 jan 2019, 19:04A Tesla é de outro campeonato não porque tem um sistema de arrefecimento mas porque tem baterias enormes, joga em campeonatos diferentes, são carros que fazem muito mais kms em menos tempo, ninguém compra um LEAF 24kWh para fazer 500 kms diários, por exemplo. A tecnologia empregue é boa, mas também tem limitações, tanto na carga como na descarga, por isso evoluiu muito no model 3, diria que um Tesla com bateria de 90 kWh deveria fazer mais kms que este LEAF umas 3 vezes, no mínimo, para a mesma degradação.
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E o carro dele não passa dos 95kW como expliquei anteriormente, um sem esse limite é bem mais rápido.
Se isto é um rapidgate por favor quero um

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h
Rapidgate é na criação da palavra a questão de reduzir a carga por temperatura excessiva, por isso sim, considero isso rapidgate, pois como disse antes a diferença só tem a ver com os números, os da Tesla são bem diferentes do LEAF, mas não deixa de ser uma realidade de todos os EV que com o aquecimento das baterias a carga diminui, seja, nos 40kW ou nos 100kW, tenha arrefecimento ou não.
Podes não achar nada excessivo no Tesla, mas para o tempo que demora a carregar uma bateria de 90kWh deverá ser significativa a diferença entre carregar a 90kW ou a 70kW, ou o tempo só é importante num LEAF?
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