Pois é, depois de muito ler, lá acabei por me aventurar e fui a França buscar um Ion.
Peço desculpa não ter partilhado antes com vocês, mas sempre que me lembrava iam aparecendo outras situações e foi passando até agora..
Ora então, fui buscar o carro em maio de 2018 com +/- 19500 km, é de 07/2011, 1a versão.
Até ao momento já fiz 13200km, um pouco menos que o que esperava, pois tive de licença de paternidade e acabei por não fazer o meu trajecto habitual de 80km por dia..
A média neste momento está nos 11.95kw a cada 100km.. Ando devagar com o bicho a ver se optimizo ao maximo a autonomia dele.
No Verão consegui autonomias previstas de 140 km, agora com o frio a coisa anda nos 120km.. Espero que quando a temperatura volte a subir, a autonomia volte a subir.
Mandei vir uns leitores de obd para ver o estado da bateria, depois a ver se me ajudam a decifrar a saúde da bicha

Para já a aposta está ganha, poupei mais 800€ em gasóleo (tenho de fazer as contas certas) e para nós os 4 é o "burro" de carga do dia a dia..
A ver se agora vou dando feedbacks da experiência com mais frequência.