Leafhack, ampliando la autonomía del Nissan Leaf

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Responder
Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5076
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Leafhack, ampliando la autonomía del Nissan Leaf

Mensagem por ruimegas » 24 ago 2012, 10:21

Leafhack, ampliando la autonomía del Nissan Leaf

"Muchos recordaréis a los chicos de Enginer, unos pioneros en la modificación de híbridos como el Prius, que mucho antes de que Toyota lanzara el Prius Plug-in habían puesto en el mercado kits por lo cuales podíamos convertir nuestro coche en enchufable y extender la autonomía del coche en modo eléctrico hasta varias decenas de kilómetros.



Ahora se han atrevido a meter mano en el Nissan Leaf en una modificación mucho más compleja que a diferencia de la desarrollada para el Prius, esta no puede ser retirada facilmente, y que nos permite extender la autonomía de nuestro coche de forma importante. Básicamente lo que nos ofrece Enginer es instalar un sistema de baterías de litio fosfato a 48 V compuesto por tres capacidades diferentes, 4, 8 y 12 kWh, lo que ampliará nuestra autonomía según el tamaño del pack instalado.

El sistema de instalación de Leafhack supone una modificación permanente, donde el pack está conectado a la batería del Leaf mediante la toma frontal donde habitalmente enchufamos el coche a la corriente, lo que en teoría supone circular como si el coche estuviese conectado al enchufe de nuestra casa todo el tiempo. Como la toma frontal queda inutilizada, Enginer ha habilitado una nueva entrada de 5 amperios de nivel 2 donde podremos recargar de forma convencional.


La autonomía que podamos obtener dependerá de la capacidad de la batería y esta partirá desde los 32 kilómetros extra del pack de 4 kWh hasta los 64 kilómetros del pack de 12 kWh. Por su parte el coste del sistema, sin mano de obra, comienza en los 2.780 euros de la versión de 4 kWh, hasta los 5.980 euros de la versión de 12 kWh, precios a los que tendremos que sumar la instalación."

Em: http://www.forococheselectricos.com/201 ... a-del.html
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Leafhack, ampliando la autonomía del Nissan Leaf

Mensagem por Malm » 24 ago 2012, 11:32

Isto também deve ser possível instalar num I-MiEV. Passa a ser possível, após o fim da garantia (5 anos), restabelecer ou mesmo aumentar a autonomia inicial. Um aluguer de baterias a 100€ por mês em três anos fica mais caro do que esta transformação. Faz pensar na forma com são feitos os contratos de aluguer, pois podem não fazer sentido os valores agora estabelecidos daqui a algum tempo.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3497
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Leafhack, ampliando la autonomía del Nissan Leaf

Mensagem por RJSC » 24 ago 2012, 13:50

Se injetam AC pela tomada frontal, eu queria saber era como fazem para convencer o carro a andar quando a receber carga.

Isso permitiria por exemplo levar um aterlado com um gerador de combustão para longas viagens, convertendo o Leaf num híbrido série quando é necessário.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leafhack, ampliando la autonomía del Nissan Leaf

Mensagem por mjr » 24 ago 2012, 16:29

Acho estranho ir pela tomada frontal. O Ingineer já tinha feito a instalação de uma turbina a gerar eletricidade ligada ao barramento HV após o sensor de corrente da BMS, para não confundir o sistema de estimação de carga da bateria principal. Parece que a centralina permite que uma parte considerável da energia possa vir de um sítio diferente da bateria (usar muito mais energia do que a fornecida pela bateria). Penso que seria esta a solução ideal, usando um conversor CC/CC para subir a tensão dos 48V para os 360-390V do pack principal.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”