Boa tarde,
A opinião dada pelo Ministro não deveria chocar ninguém, independentemente do sector onde operam.
No entanto e como já foi referido em opiniões anteriores existe um interesse instalado e uma mentalidade não muito informada que se assusta com muito pouco.
Na minha opinião, o combustível gasóleo ainda andará pelos veículos do mundo durante alguns anos, principalmente pela potencialidade que tem em veículos pesados de mercadorias, barcos, etc..
Agora nos particulares, foi uma ideia errónea que foi colocada na cabeça das pessoas que era mais barato. Tudo era justificado pelo diferencia de valores entre gasolina e gasóleo no pagamento no posto de abastecimento. Mas como já foi provado mais que mil vezes, que esta diferença apenas ainda é sustentada pelos benefícios fiscais que o gasóleo usufrui. Juntando a isso a "imposição" da armada alemã que vendia o sonho dos carros económicos, baratos e fiáveis (esqueçamos o Dieselgate por momentos). E é este ponto que me volta a assustar, pois no norte da Europa estão a trabalhar no sentido da mudança, mas em Portugal muito especificamente, ainda se valoriza em demasiado os belos E270CDI, ou 520D, ou ainda A4 2.0TDI. O que me leva a ponderar se num curto futuro não seremos a "lixeira" da Europa, recebendo de braços abertos e com alegria esses "cancro" que já mais ninguém quer.
É claramente uma ideia assustadora e muito pessoal, mas comando o pulso ao que aconteceu nos media, as opiniões emitidas por todos os intervenientes diretos no ramo automóvel e pela leitura que vou fazendo do artigos de opinião/blogs creio não estar muito longe da realidade
(espero bem que não

)
Bruno R. Almeida
Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km