
Mobi.E
Finalmente, depois de tantas promessas, os carregamentos na rede Mobi.E passaram a ser pagos, mas calma, só nos PCR.
De facto os PCN continuam a ser grátis, e continuam escavacados.
Entre Faro e Vila Real de Santo António há precisamente zero PCR e zero PCN (operacionais ou não)!
Na própria cidade de Faro só funciona um PCN, que eu saiba.

No Algarve existem 4 PCR, todos num raio de 20km quando a região tem 160km de largura.

Cada um destes PCR apenas tem uma tomada de carga rápida, ou seja, se estiver ocupado temos de esperar ou ir procurar outro local. Face à distribuição geográfica existente faria mais sentido juntar as 4 tomadas de carga rápida num só local. Dessa forma o risco de chegar a um posto e estar ocupado ou avariado e não ter outra forma de carregar era muito menor.
E os preços de carregamento?

Sendo o país dos esquemas, taxas e taxinhas era de esperar que o preço nos PCR não fosse barato, e de facto não é. Usando um dos simuladores que partilharam aqui no fórum fiquei a achar que os preços rondam os 0,40 a 0,50€ por kWh. Ainda não se sabem preços para os superchargers em Portugal, mas assumindo que serão iguais aos mais caros da Europa ficará em 0,30€ por kWh.
Tendo em conta que as localizações de superchargers têm sempre pelo menos 4 tomadas, que é mais barato que os PCR Mobi.E, que não é preciso cartões ou apps em toda a Europa, e que actualmente são bem mais rápidos que os restantes postos continuo convencido que a rede de carregamento da Tesla é a melhor.
Ainda sobre a Mobi.E e as deslocações do dia-a-dia vs viagens longas:
está quase a fazer 4 anos que tenho Fluence ZE e até hoje nunca precisei de carregar na Mobi.E, por isso se o Fluence ZE com 100km de autonomia serve qualquer outro VE serve para o dia-a-dia. Quanto às viagens longas, do meu ponto de vista, a ainda incipiente rede da Tesla é muito melhor que a Mobi.E.
Isto tudo para explicar porque continuo a achar que a rede de superchargers é uma vantagem competitiva da Tesla e, para mim, aumenta o valor das viaturas Tesla.
Oficina em Portugal

Uma boa surpresa foi a abertura (finalmente) de um Service Center da Tesla em Portugal. Apesar disso continuo a achar que a assistência é um dos pontos fracos da marca, com tempos de espera elevados à espera de peças e reparações de "toques" demasiado caras.
Model 3
Outra boa surpresa foi a revelação que existem barras de tejadilho para o Model 3.

Infelizmente parece que estão esgotadas, mas o facto de existirem oficialmente abre a porta a outros fabricantes de acessórios.
Um "defeito" que continua a ter o Model 3 são os preços das cores da pintura.

+1600€ por uma cor que não preto

+2200€ por um carro branco?


Estou a pensar sinceramente em poupar 600€ e escolher o cinzento escuro, preto está fora de questão dada a minha preguiça em lavar carros e o sitio poeirento onde vivo.
Em Agosto de 2018 esperava que o Model 3 base chegasse em Agosto de 2019, ainda pode ser que chegue, mas começo a achar que será mas é prenda de Natal.
Se porventura chegar a sair uma versão mid-range sem interior premium sou capaz de considerar, mas não creio que isso venha a acontecer.
Este sábado irei fazer um test-drive ao Model 3

Concorrência
Na entrada anterior referi o Hyundai Kauai como um possível concorrente. Depois de procurar bastante informação sobre o carro cheguei à conclusão que é um pouco pequeno e fiquei muito mais impressionado com o Kia Niro EV.
O problema com o Kia Niro EV é que oficialmente não está a venda em Portugal, ou se está a Kia não quer vender. Não aparece no site da Kia e não encontro preços oficiais. Uma notícia jornaleira dava conta de um preço de 50000€, o que o coloca em território Tesla mas sem superchargers, por isso está fora da corrida.
O próprio Hyundai Kauai custa cerca de 43000€, que já é próximo do preço do Model 3 base.
O prometido Nissan Leaf de 60kWh desiludiu todos ao não incorporar arrefecimento activo da bateria, mesmo que seja "barato" está completamente fora de questão para mim que vivo em clima quente.
Voltarei a este diário depois do test-drive ao Model 3.
