Não é estimativa minha, é o que tenho lido dos preços no Fórum Tesla Motors Club.BrunoAlves Escreveu: ↑12 fev 2019, 20:26Sim, claro. Os restantes só não investem nos VE e na estrutura de apoio porque não estão para lá virados. Mas a questão do modelo de financiamento é inegável.
Esse valor de 50k€ é uma estimativa tua ou existe algo publicado? É que não sei se será tão pouco. PT, ramal se for caso disso, instalação,... Ficaria surpreendido se um SuC de 10 stalls custasse só meio milhão

Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Não é tanto assim. 2k vezes 1000 Teslas são 2M. Muito mais do que já gastaram na rede pública de PCR.
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Nice, obrigado. Não achava que fosse tão pouco, mas ainda bem, melhor oleia a máquina

Não sei... Apontava-se para cerca de 50k€ um PCR montado no sítio (aparentemente sem custos de PT porque onde não havia já MT estão em BTE - também daí a minha surpresa com o valor indicado para os SuC porque inclui PTs e muitas vezes ramais), se tivermos 50 PCR montados já teríamos passado os 2,5M.
No caso da rede de PCR podia ser só a questão de ir procurar o concurso para esclarecer. Mas acho que não é muito relevante para o que se estava a discutir
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
BrunoAlves Escreveu: ↑12 fev 2019, 17:33A Tesla vai instalar um SuC. Diz que instalar 600kVA custa "XX", se for 1MW custa "YY". Diz o responsável "Colocamos um ramal novo de 2MW, ligação dedicada dentro dos parâmetros que exigimos e ainda plantamos 3 árvores".
Com algum exagero propositado, é a imagem que tenho para mim dos cenários



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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Já recebi a minha primeira factura da Galp.
- Energia consumida: 8.63kWh
- Preço do kWh: 0.2005 (fora do vazio)
- OPC (Galp): 1.89€
- Taxas e impostos GalpElectric: 0.01€
- Iva 23%: 0.75€
Total= 4.03€
Se as contas não me falham, isto dá mais coisa menos coisa, 6.54€ a cada 100km para o meu Leaf de 30kWh que esta com uma média de 14kWh/100km.
A electricidade nos PCR´s fica-me ao preço do gasóleo se considerarmos que um carro a gasóleo que gaste 5 litros aos 100km e compre o gasóleo a 1.30€ vai precisar de 6.50€ para fazer os mesmo 100km.
Este negocio tem tudo para dar lucro visto que não há despesas de refinação nem de transporte. Claro que há outras, mas montar um posto de combustível também não fica barato.
Edit:
Depois de reflectir melhor sobre este exemplo da factura que recebi...
No meu exemplo o carregamento de 8.63kWh ficou-me ao preço do gasóleo, mas se tivesse carregado 28 kWh já ia ficar mais barato porque o valor do OPC é pago apenas na activação do carregamento. Posto isto, este sistema diz-me que é preferível eu estar agarrado ao PCR o maior tempo possível e carregar o máximo de kWh que conseguir para não ter que parar noutro PCR e voltar a pagar ao OPC. Para os 28kWh ia pagar qualquer coisa como 9.21€ e fazia 200km. No exemplo que dei anteriormente o mesmo carro a gasóleo ia pagar para fazer os mesmos 200km 13€.
Isto faz sentido, ou estou a ver mal a coisa?
Se isto fizer sentido, mais uma vez acho que devia de haver a cobrança por tempo.
É pena eu não receber as facturas da EDP porque tenho 3 carregamentos e um deles foi de 19.18kWh, ajudava a compreender melhor.
- Energia consumida: 8.63kWh
- Preço do kWh: 0.2005 (fora do vazio)
- OPC (Galp): 1.89€
- Taxas e impostos GalpElectric: 0.01€
- Iva 23%: 0.75€
Total= 4.03€
Se as contas não me falham, isto dá mais coisa menos coisa, 6.54€ a cada 100km para o meu Leaf de 30kWh que esta com uma média de 14kWh/100km.
A electricidade nos PCR´s fica-me ao preço do gasóleo se considerarmos que um carro a gasóleo que gaste 5 litros aos 100km e compre o gasóleo a 1.30€ vai precisar de 6.50€ para fazer os mesmo 100km.
Este negocio tem tudo para dar lucro visto que não há despesas de refinação nem de transporte. Claro que há outras, mas montar um posto de combustível também não fica barato.
Edit:
Depois de reflectir melhor sobre este exemplo da factura que recebi...
No meu exemplo o carregamento de 8.63kWh ficou-me ao preço do gasóleo, mas se tivesse carregado 28 kWh já ia ficar mais barato porque o valor do OPC é pago apenas na activação do carregamento. Posto isto, este sistema diz-me que é preferível eu estar agarrado ao PCR o maior tempo possível e carregar o máximo de kWh que conseguir para não ter que parar noutro PCR e voltar a pagar ao OPC. Para os 28kWh ia pagar qualquer coisa como 9.21€ e fazia 200km. No exemplo que dei anteriormente o mesmo carro a gasóleo ia pagar para fazer os mesmos 200km 13€.
Isto faz sentido, ou estou a ver mal a coisa?
Se isto fizer sentido, mais uma vez acho que devia de haver a cobrança por tempo.
É pena eu não receber as facturas da EDP porque tenho 3 carregamentos e um deles foi de 19.18kWh, ajudava a compreender melhor.
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
No caso do OPC Galp o custo tem um valor inicial de 0.489€+IVA (0,60€) e 0,162€+IVA por kW.h (0,20€/kW.h). Não vejo porque ao meter 28kW.h ficasse muito mais barato do que meter 8kW.h por cada 100km. A única diferença é mesmo os 0,6€ de custo inicial.
Sim, podemos dizer que o preço para um VE fazer 100km neste caso fica muito próximo de um Diesel, se APENAS carregar nos PCRs. Numa viagem de 300km, se os primeiros 150km forem realizados com energia carregada em casa o preço baixo quase para metade, e este efeito é tanto maior quanto maior for a bateria.
Se em vez de carregar na Galp tivesses carregado em Estarreja na EDP já ficaria muito mais em conta a parte do OPC (0,15€ + 0.09€/kW.h + IVA). E em Santarém fica a 0,10€/minuto, ou seja 0,133€+IVA por kW.h a uma potência média de 45kW.h (fácil de atingir no Leaf 30).
É questão de irmos fazendo as contas e privilegiando os locais mais em conta. Na AS de Leiria baixaram de 0,15€/minuto + IVA para 0,5€+0,10€/minuto +IVA porque ninguém devia parar lá...
Sim, podemos dizer que o preço para um VE fazer 100km neste caso fica muito próximo de um Diesel, se APENAS carregar nos PCRs. Numa viagem de 300km, se os primeiros 150km forem realizados com energia carregada em casa o preço baixo quase para metade, e este efeito é tanto maior quanto maior for a bateria.
Se em vez de carregar na Galp tivesses carregado em Estarreja na EDP já ficaria muito mais em conta a parte do OPC (0,15€ + 0.09€/kW.h + IVA). E em Santarém fica a 0,10€/minuto, ou seja 0,133€+IVA por kW.h a uma potência média de 45kW.h (fácil de atingir no Leaf 30).
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Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Eu também recebi a terceira factura da Galp, 19€, e continuo à espera da factura da EDP (carregamento feito a 3 de Novembro).
É verdade que é chato ter esta despesa agora. Para mim, são bastantes euros por mês. Mas a realidade é mesmo que o carregamento em PCR é excepcional. De tal forma que ainda nem me preocupei em optimizar isto. Ainda são tudo experiências.
Parece-me um bocado exagero andar a fazer contas para evitar o custo de activação... E eu sou dos que procurava a bomba de gasolina mais barata...
É verdade que é chato ter esta despesa agora. Para mim, são bastantes euros por mês. Mas a realidade é mesmo que o carregamento em PCR é excepcional. De tal forma que ainda nem me preocupei em optimizar isto. Ainda são tudo experiências.
Parece-me um bocado exagero andar a fazer contas para evitar o custo de activação... E eu sou dos que procurava a bomba de gasolina mais barata...
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Este carregamento foi feito na AS de Palmela. Se o OPC Galp tem valor de 0.60€ de activação do posto como é que me aparece na factura 1.89€ (3x mais)? O CEME é Galp e o OPC também é Galp.mjr Escreveu: ↑13 fev 2019, 22:28No caso do OPC Galp o custo tem um valor inicial de 0.489€+IVA (0,60€) e 0,162€+IVA por kW.h (0,20€/kW.h). Não vejo porque ao meter 28kW.h ficasse muito mais barato do que meter 8kW.h por cada 100km. A única diferença é mesmo os 0,6€ de custo inicial.
Sim, podemos dizer que o preço para um VE fazer 100km neste caso fica muito próximo de um Diesel, se APENAS carregar nos PCRs. Numa viagem de 300km, se os primeiros 150km forem realizados com energia carregada em casa o preço baixo quase para metade, e este efeito é tanto maior quanto maior for a bateria.
Se em vez de carregar na Galp tivesses carregado em Estarreja na EDP já ficaria muito mais em conta a parte do OPC (0,15€ + 0.09€/kW.h + IVA). E em Santarém fica a 0,10€/minuto, ou seja 0,133€+IVA por kW.h a uma potência média de 45kW.h (fácil de atingir no Leaf 30).
É questão de irmos fazendo as contas e privilegiando os locais mais em conta. Na AS de Leiria baixaram de 0,15€/minuto + IVA para 0,5€+0,10€/minuto +IVA porque ninguém devia parar lá...
As facturas dos carregamentos feitos com o cartão da EDP (quando me desloquei AG da UVE) ainda não apareceram, assim como os carregamentos que tenho no PCR de Évora.

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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Porque aos 0,6€ com IVA de ativação tens de somar os 8kW.h vezes 0,2€/kW.h. O valor que indicaste penso ser sem IVA.
Pagas a energia (kW.h) duas vezes, ao CEME e ao OPC.
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Há qualquer coisa aqui que não bate certo.
Vê lá se as tuas contas batem certo com as deles.









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