
DIÁRIO DE BORDO - mjr
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Não tem nada de especial.
Eu já tinha um sistema de armazenamento de energia com LiFePO4, que funciona entre 49V e 58.5V. Para poder acomodar as células de Lítio decidi colocar 14 em série, limitando a amplitude de carga/descarga a 49-57.5V (4,11V/ célula no máximo, tal como o Leaf fazia).
Depois o processo é muito simples, basta primeiro colocar todas as células em paralelo durante 24 horas, para equalizar todas as células, e depois fazer paralelos de 6 módulos, numa configuração de 6P7S (cada módulo já tem 2P2S). A maior parte do material foi aproveitado da bateria original (cabos, parafusos, barras de cobre, suportes, etc). Aproveitei ainda os fios de medição das tensões das células do pack antigo para ligar ao novo BMS.
O único custo significativo que tive foi o do BMS. Neste caso comprei no AliExpress:
https://www.aliexpress.com/item/14S-100 ... 48173.html
Mais 1€ para a app iOS.
Eu já tinha um sistema de armazenamento de energia com LiFePO4, que funciona entre 49V e 58.5V. Para poder acomodar as células de Lítio decidi colocar 14 em série, limitando a amplitude de carga/descarga a 49-57.5V (4,11V/ célula no máximo, tal como o Leaf fazia).
Depois o processo é muito simples, basta primeiro colocar todas as células em paralelo durante 24 horas, para equalizar todas as células, e depois fazer paralelos de 6 módulos, numa configuração de 6P7S (cada módulo já tem 2P2S). A maior parte do material foi aproveitado da bateria original (cabos, parafusos, barras de cobre, suportes, etc). Aproveitei ainda os fios de medição das tensões das células do pack antigo para ligar ao novo BMS.
O único custo significativo que tive foi o do BMS. Neste caso comprei no AliExpress:
https://www.aliexpress.com/item/14S-100 ... 48173.html
Mais 1€ para a app iOS.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1290
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
- Localização: Pelo Concelho Mafra
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Ou seja, tens um pack de baterias de 12kWh (?) ao preço de um BMS (<100€).
Mais coisa menos coisa... é isso?
O inversor que usas qual é?
Mais coisa menos coisa... é isso?
O inversor que usas qual é?
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Não serão bem esses custos, penso que as bateria ficaram em cerca de 1000€, certo?
EStou à espera de mais um pack de 2 paineis de 72 celulas para auto consumo, fico com 4, a seguir será um sistema de gestão de baterias também.
EStou à espera de mais um pack de 2 paineis de 72 celulas para auto consumo, fico com 4, a seguir será um sistema de gestão de baterias também.

Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1290
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
- Localização: Pelo Concelho Mafra
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Certo..... a bateria era a do carro que a Nissan "valoriza" creio que 1000€ na compra de uma nova.
Creio que tenho pensar mais seriamente nesta hipótese
Creio que tenho pensar mais seriamente nesta hipótese

- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Sim, ficar com o pack antigo custou 1000€ + IVA. Mas é um valor muito interessante para um pack com mais de 14kW.h úteis, e com características de carga/descarga muito superiores ao que tinha antes. Antes quando puxava 80A do pack a tensão baixava uns 2V, agora parece que a única queda de tensão é nos fios... o pack nem mexe.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
A nova vida que recebeu esse Pack, vai seguramente ter pelo menos o dobro da duração que a primeira, quando estava no Leaf!
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1290
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
- Localização: Pelo Concelho Mafra
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Estou seriamente a ponderar em fazer algo parecido com o meu pack MK1......
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3084
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Eu prefiro não desmontar o pack, para poder utilizar o Leaf mk1 tambem como bakcup para o Leaf 2.0 

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Excelente MJR! Também quero! 

- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
O meu mk1 teve recentemente um acidente onde o para-choques frontal partiu.
Felizmente não tive qualquer problema a aguardar peças, demorou mais tempo a aprovação da outra companhia de seguros do que a chegarem as peças. Em uma semana ficou tudo resolvido.


Felizmente não tive qualquer problema a aguardar peças, demorou mais tempo a aprovação da outra companhia de seguros do que a chegarem as peças. Em uma semana ficou tudo resolvido.


Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt